15 março 2021

Um tempo silenciado: Golpe de 64 em quadrinhos

 

A ditadura militar no Brasil ainda não foi contada em detalhes. Sabemos que a gênese golpista de 15 de novembro de 1889 espalhou sementes nas décadas seguintes  e encontraram terreno fértil para germinar. O movimento de 1964 foi um fruto amargo dessa erva daninha. Na obra Notas de Um Tempo Silenciado, o artista gráfico Robson Vilalba, colaborador da Gazeta do Povo em 2014, optou por não fazer um resumo ilustrado dos acontecimentos ou mostrar o perfil dos líderes e personagens de destaque do período. Ela traz treze histórias em quadrinhos curtas, apresentando a história silenciada dos brasileiros que tiveram que passar pelo horror da ditadura no Brasil, essas pessoas em sua maioria, índios, negros, guerrilheiros e mulheres. A historia se baseia em relatos de sobreviventes. Como consequência de sua qualidade, a obra recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos no mesmo ano.

 

Nem toda a história foi contada. Algumas permaneceram esquecidas, outras foram silenciadas, mas, nem por isso, apagadas da memória individual e coletiva da resistência o Golpe de 1964. Um olhar profundo sobre aquele período, um mosaico de elementos que, em sua particularidade, revelam a cada capítulo, a cada traço, o que teria sido viver e sobreviver à ditadura e, hoje, poder contá-la.

 


Nos quadrinhos ele reúne 13 capítulos que vão desde os primeiros incidentes que levaram ao Golpe Militar, a alguns desconhecidos fatos ocorridos no Paraná, como a história de um agente duplo, a atuação da guerrilheira Sônia, a repressão aos grupos indígenas ou a atuação de Osvaldão Guerrilheiro do Araguaia até as raízes do movimento Black no Brasil. Sobre esse último tópico, vale lembrar que Toni Tornado foi preso em 1971 quando cantou a música Black Is Beautiful com Elis Regina. Ao final, o cantor fez o gesto do movimento dos Panteras Negras, e por isso saiu algemado do palco.

 

Com o seu traço forte e em preto e branco, Vilalba apresenta fatos e personagens nebulosos dos anos da ditadura militar no Brasil com um olhar profundo e um tom de denúncia e reflexão. As notas no final do livro deixam mais claro alguns acontecimentos da época.

 


O capítulo final da HQ tenta entender por que o autoritarismo militar exerce tanto fascínio no imaginário brasileiro. Nesse sentido, o livro serve como uma alerta em tempos de radicalização política para que o pais não precise passar outra vez por regimes antidemocráticos.

 

 

Notas de um tempo silenciado

Edições BesouroBox, 2015

Roteiro e arte: Robson Vilalba

16 x 24 cm

104 páginas

R$ 38,00

Nenhum comentário: