10 março 2021

HQ brasileira está mais autoral (02)

 

A história das HQs brasileiras, dos seus personagens, criadores e estilos é muito vasta. Tem a escatologia de Marcatti, a criatividade de Laerte, o desenho fluído de Mozart Couto, o traço caligráfico de Henfil, o expressivo Julio Shimamoto, o humor de verve nacional de Péricles, a composição elaborada e realista de Flávio Colin, a ironia e o bom humor de Miguel Paiva, o estilo sociológico e verbal de Angeli, o desenhista da fome Edgar Vasques e muitos outros.



O personagem Amigo da Onça teve 18 anos de vida bem-vivida. Gozou de um sucesso que não teve paralelo na história da imprensa brasileira. De 23 de outubro de 1943 até a passagem de ano de 61 para 62, quando PÉRICLES (1924-1961) se suicidou, o Amigo da Onça imperou na revista O Cruzeiro. Ele foi o mais popular personagem do desenho brasileiro de todos os tempos. O Amigo era cruel, sádico, maldoso, malicioso , uma figura brasileira absoluta tinha como lema “eu gosto de levar vantagem em tudo” O traço de Péricles condensava um humor de verve nacional ao comportamento humano universal.



Mestre do preto e branco, FLÁVIO COLIN (1930-2002) emprestou seu traço para diversos gêneros de quadrinhos: terror, erótico, regional, histórico, etc nas Aventuras do Anjo, Vigilante Rodoviário, Vizunga, Mulher Diabo, Caraiba, Fawcett, A Guerra dos Farrapos, O Curupira, Estórias Gerais e muitas outras. Retratava o Brasil com personalidade e autenticidade. Ele levou o quadrinho brasileiro ao ápice com um estilo inconfundível, lembra a técnica da xilogravura e a narrativa dos cordeis nordestinos. Foi um defensor exacerbado dos quadrinhos nacionais.



O cartunista HENFIL (1944-1988) teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já. Com humor mordaz e desenho caligráfico, Henfil destacou-se como um dos militantes mais ativos na resistência ao regime militar. De suas mãos saíram personagens antológicos como os fradinhos Baixim e Cumprido, a ave Graúna, o bode Orellana, Capitão Zeferino e Ubaldo, o paranoico, que provocam mudanças na história dos quadrinhos brasileiros não tanto pela inovação formal - apesar de ser marcante o seu traço nervoso e espontâneo -, mas pelo uso dessa linguagem gráfica específica como o melhor suporte para crítica e comprometimento social. Os traços de Henfil são curtos, rápidos, transmitem força e expressividade. Talvez o maior exemplo de síntese seja mesmo a Graúna, que chegou a ser comparada com um ponto de exclamação. O traço de Henfil, intenso, nervoso, no limite do rabisco, mas capaz de, perfeitamente, dar identidade ao que se era esperado figurar. “Meu desenho é caligráfico. Desenho como escrevo”. O leve deslocamento de um de seus traços altera seu humor. As tiras, o texto e os cartuns de Henfil, significaram, em quase todo o período militar, um sopro de esperança.

 

Nenhum comentário: