26 março 2021

HQ baiana tem fôlego e má distribuição (08)

 


DANILO DIAS - Desenhista, ilustrador, arte-finalista, colorista, roteirista, arte educador, com experiências na área de artes plásticas, com ênfase em arte seqüencial. Diretor de Artes e Design Gráfico no Grupo de Pesquisas em Games e Educação Comunidades Virtuais, com os seguintes jogos publicados: Búzios – Ecos da Liberdade; Brasil 2014; UniGame pela Faculdade Uni Jorge; Guardiões da Floresta, Industrili, 2 de Julhpo – Tower Defense e D.O.M. Entre as publicações impressas estão: HQ Raio Esmeralda nº 0 – Edição comemorativa de 20 anos – Publicação Independente; HQ As aventuras de Dudu na cidade dos livros – cm o Grupo Cultural de Integração Social – GIS; HQ Conto de Mandragons – O Gigante, publicada na revista Lorde Kramus pela Editora Universo. E entre as publicações on-line: Livro de contos e ilustrações Contos do Folclore Brasileiro pela Editora Grioti; Crônicas de Terrara – Zoé e Foz; Crônicas de Terrara – O Segredo da Nascente pelo site www.hqnado.com

 


TÚLIO CARAPIÁ - Ilustrador e design gráfico, formado na Escola de Belas Artes da UFBa e colaborador como infografista e ilustrador do jornal A Tarde. Participou de inúmeras exposições coletivas em Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e da bienal artística La Biennale d´Arts Actuels, em La Réunion (França). Tem em sua pesquisa artística o exercicio da observação de relações entre as pessoas e de seu cotidiano com acidade. Encontrou como paixão a ilustração para livros infantis e tem dedicado a este veículo seus mais recentes projetos. Entre as mostras estão instalações O Quarto Escuro I na Escola e Belas Artes da UFBa (2004), Impressões 2/3. Museu da Cidade (2007), Novas expressões da gravura-ICBA (2007), Revista Muito. Palacete das Artes – Museu Rodin (2008), Fraudes Visuais, Faculdade de Comunicação da UFBa (2008), XVII Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (2009), Reprodutíveis – Sérir 1 Gravuras. Galeria RV Cultura e Arte (2009). Foi premiado no Primeiro Salão Internacional de Humor do Rio de Janeiro, Award of Excellence na 30º edição do The Best of Newspaper Design (2009), finalista do Prêmio Esso de Jornalismo (2009), menção honrosa no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia – Edição Vitória da Conquista (2010), entre outros.

 


EDUARDO SANTANA - Autor autodidata, cartunista, Eduardo Santana  é atuante na área dos quadrinhos, tiras humorísticas e caricaturas. Editor e principal artista da revista Come-Comix, o primeiro gibi lançado em Jequié e região, em 2006 – gradativamente Edu amplia o alcance de suas criações. Já em 2007 começou a ter tiras veiculadas assiduamente pela Fundação Cultural da Bahia, em sua Folha Literária. Possui diversos trabalhos publicados em jornais, CDs, cartazes, cartilhas, livros didáticos e periódicos, em âmbitos regional e nacional. Firmou contrato com a Intercontinental Press, agência líder no mercado brasileiro em distribuição de tiras e licenciamento de personagens. Entre suas criações e produções estão: Seu Poêmio, um poeta na reserva, Primo e Amigos, O Cavaleiro DÓskaghabs, Tatau o tatuzinho filosofolgado, Cornélia a justiceira das traídas, versão em gibi do Téo o Lógio (IFC Kids). Com a Editora Reflexão lançou o livro A Saga do Nobre Cavaleiro DÓrkaghans.

 


HÉLCIO ROGÉRIO - Trabalha como ilustrador e arte finalista para revistas, jornais e agências publicitárias. Autodidata, iniciou sua carreira como ilustrador de quadrinhos em 1998, participando da revista independente Brazuca Comics, publicada pelo Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana. Desde então, tem colaborado em jornais locais e diversas revistas nacionais a exemplo da Impacto Fabricado no Brasil (Ed Taquara), Lorde Kramus (Ed. Universo), Sexy Total (Ed. Rickdan), Área 71(independente), Peryc, O Mercenário (independente), Billy the Kid (independente) Sant’Anna da Feira – Terra de Lucas (independente) e Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira (independente), publicação que lhe rendeu o Prêmio Ângelo Agostini de melhor desenhista em 2010. Dono de um traço forte e dinâmico, possui como principais influências os desenhistas Mozart Couto, Rodval Matias, Julio Shimamoto, John Buscema e Frank Miller.

 


CAFÉ - José Carlos Café Alves formou-se em Artes Plásticas na UFBA. Sua experiência com o cartum deve-se principalmente a dois conceituados cartunistas que Café conheceu na década de 80: Caó e Nildão. “Os considero como meus mestres na arte de desenhar cartum. O primeiro me ensinou a usar a pimenta; o segundo, o azeite”,  finaliza o autor. Café teve cartuns selecionados em salões e festivais de humor nacionais e internacionais como:  V PortoCartoon – Portugal 2003; 1º Festival Internacional de Humor Dst & Aids do Ministério da Saúde, Brasília-DF 2008. Seu primeiro livro de cartuns intitulado Hora do Café foi lançado em 2016.

Nenhum comentário: