21 maio 2010

Música & Poesia

A Cama e a TV (Péri)


A paisagem que a tv me cala todos os dias, colando a noite

Uma menina esquálida sem rosto sem telefone

Ou nome que dê alegria a que a viu mas não entende quase nada

Uma janela na cabeça tela plana inteira

O preto e o branco em guerra nas cores de bombas na escuridão

Princípios do fim, na onda da televisão

Eu não entendo mais

Sua palavra é o verbo forte da minha alegria, a paz na vida

Mas o índio nu de cara pálida azul de fome

Nos conduz a um mar de becos sem saída num caminho que não continua

A imagem vesga da tristeza a morte derradeira

O não e o sim no olho na cara na boca no coração

O meio do fim, na mira da televisão


Viva vai a vida captando a vida

Via satélite para todo mundo ver

Num quarto escuro

A cama e a tv não param de dizer que tudo rola

Mesmo que as pedras nunca rolem por você


Eu não entendo mais

A solidão no quadro a quadro da melancolia, num breve slow motion

Os meus amigos voam e eu não posso mais ficar aqui a esperar

Sentado à beira do caminho

Só quero um pouco de carinho e tudo mais que vale a pena

Meu cinema, a sombra da noite e o sol partindo a manhã

Brilhando na minha cama



Tudo que mora em mim (Climério Ferreira)


Muito de mim foi ficando

Nos sonhos de cada idade

Fui outro tanto deixando

Pelas ruas da cidade

Muito morri por amor

Até sofri de verdade

E o que de mim foi sobrando

Dei de gastar em saudade

Tudo que em mim habita

Fui transformando em poesia

Uma pessoa bonita

A eternidade de um dia

Ou uma cidade antiga

Uma roça se chovia

Às vezes palavra amiga

Ou um gesto de alegria

De uma manhã de agonia

Ou então da tarde calma

Ou de uma noite vadia

Fui construindo minh’alma

Do que me sobrou da vida

Eu fui compondo a canção

Que simples e comovida

Embala meu coração

Sendo assim sou e serei

O que de mim sobrou

Não sou capacho nem rei

Nem palhaço sonhador

Sou o que a vida oferece

E o que invento e componho

O meu destino tece

Na tessitura de um sonho

------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: