11 maio 2010

Memórias, trajetória (7)

Sou passional, exagerado, bem humorado, atormentado e visceral.


Segundo os astrólogos, os arianos (que se inicia em 21 de março e termina em 19 de abril) amam projetos novos. São criativos, adaptam-se a qualquer situação, mas costumam ser um pouco precipitados, levados pelo impulso e pela imprudência. Suas qualidades incluem uma natureza agressivamente extrovertida, sinceridade, curiosidade e jovialidade. Os arianos costumam ser bastante ingênuos, porém com espírito inquieto e selvagens às vezes. Odeiam injustiças e destratação, é comum vê-los num motim ou participando de algum ato em prol dos outros. Corajosos, não tem medo de nada que apareça em seu caminho, no entanto sempre preferem fazer as coisas sozinhos do que com outros.

Não guardam mágoas, mas para evitarem se magoarem novamente, eles preferem cortar a relação de uma vez por todas. Sendo seres impetuosos, os arianos se apaixonam depressa, se jogando no relacionamento com o ardor que lhes é peculiar.


Impulsivo, ansioso, espontâneo, intuitivo e pavio curto. Assim é Aries, signo o fogo. “Tenho a vida doida/encabeço o mundo/sou ariano torto/vivo de amor profundo/sou perecível ao tempo/vivo por um segundo, perdoa meu amor/esse nobre vagabundo”, canta Daniela Mercury na composição de Márcio Mello, “Nobre Vagabundo”. E na canção de Oswaldo Montenegro, “Aos Filhos de Áries”, diz: “Áries, o primeiro signo, do carneiro apaixonado/tem em Marte seu designo e no fogo seu reinado/nas estrelas seu delírio, seu amor enciumado/nos limites, seu martírio, seu mistério revelado/louco signo das correntes e emoções arrebatadas” e mais adiante acrescenta: “Signo da sinceridade, da vermelha cor do dia/signo da velocidade, da impulsão e eu nem sabia”. Na canção “Signs”, Miss Elliott passa por diversos emoções dos signos, inclusive o “galanteador como um aries”


ESPARMOS


O comentarista Edson Ricardo Goulart analisou em seu artigo “Competência Espasmódica” sobre “as dificuldades para sermos competentes quando dependemos de outros profissionais, muitas vezes, não tão comprometidos. É fato: muitas de nossas atribuições são inter-relacionadas com o trabalho de outras pessoas. Quando fazemos a nossa parte, mas a outra pessoa não, ficamos à mercê de seu tempo, disponibilidade ou até mesmo vontade!. E a missão a ser cumprida... continua a ´ser´ cumprida! Vale dizer que muita gente também depende das nossas atribuições. Ninguém, no mundo moderno, é tão auto-suficiente que esteja livre dessa rede de trabalho”.


E comentou que há, por parte de alguns elementos da rede de trabalho, o que chamou de “espasmos de participação”. “A competência espasmódica de certos profissionais é talvez até mais prejudicial que a incompetência permanente”. E explica que competência espasmódica é aquele famoso “enrolão”, que normalmente é caracterizado pelo bordão “quando faz, faz bem”. “Quem tem espasmos de participação, não tem comprometimento, não assume responsabilidades, não respeita os colegas da rede de trabalho...e não faz”. Um dia, será reconhecido por não fazer falta no grupo. Outro dia, por atrapalhar o grupo!”. Você tem algum colega de trabalho com competência espasmódica? Ah! sei...está cheio né? Bahia...terra da felicidade...

.

AMIZADE


A amiga Cathy enviou um e-mail: "Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra" (Caio Fernando Abreu). Oh meu amigo, lavei minha alma com lágrimas, recordações e profunda esperança hoje cedo com suas palavras e poesias. Você é minha lufada de vento gentil e fresco. Quando eu não estou triste, eu sou você, sou criança brincando de crescer. Como filha de Iansã, eu tenho mudado a direção dos meus ventos, buscando outro tempo, buscando você. Você que me conduziu ao melhoramento do meu amor, do meu "de dentro", do meu abraço, da minha amizade e lealdade. Você não é poesia, nem prosa, você nem ao menos cabe num verso, de tão grandioso que és. Eu desejo profundamente que o tempo, que transforma tudo em quase nada, não faça isso conosco. "Onde está eu, onde está você? Estamos cá, dentro de nós..." (Maria Bethânia).


Gente é coisa dura, e fere (e você sabe do que estou a falar). Mas, o que importa, é que fiquei dentro de você, e você dentro de mim, e no final é isso que conta: gente dentro de outra gente... "Na minha memória – tão congestionada – e no meu coração – tão cheio de marcas e poços – você ocupa um dos lugares mais bonitos" (Caio Fernando de Abreu). "Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez" (Caio Fernando Abreu). Sempre acho você na doçura, no amor desmedido e simples de Caio F. Abreu... Um beijo, da sua eterna princesa Cathy

--------------------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

3 comentários:

Cathy disse...

Meu amoramizade por você é de fábrica, sem defeito e sem direito a devolução....rs

Gutemberg disse...

Cathy

Essa fábrica não é de escala industrial. Fabrica um e põe no mercado. Coisa rara, raridade, rarefeito, respeito e não rejeito. Minha amora, amor da hora, amor com história, amor de razão, paixão, amorzão, amore mio, amor de passarinho, amor de amizade, verdade, amor de vulcão que incendeia meu coração. Amor assim só em novela de televisõ, muitos não acreditam não. E dai? O importante é saber de sua existência, vivência sem nenhuma aparência. Êta frequência mil.

Guto

Cathy disse...

"Coisa rara, raridade, rarefeito, respeito e não rejeito. Minha amora, amor da hora, amor com história, amor de razão, paixão, amorzão, amore mio, amor de passarinho, amor de amizade, verdade, amor de vulcão que incendeia meu coração."

Lindo e fino, como vc é...

Ai, vc e seus mimos póeticos, os mais caros para mim...

Quero esse trecho no meu orkut também (via depoimento, rs)
Adoro exibir seu amorpoema para todos....rs