25 maio 2010

Dicionário dos Intrometidos

Depois do Dicionário dos Excluídos e do Dicionário dos Incluídos que publicamos no mês anterior (abril), agora vamos conhecer o Dicionário dos Intrometidos. São palavras jogadas ao vento, muitas delas sem sentido, outras sentidas. Palavras que dizem tudo... mas que nada dizem. Palavras estranhas e perdidas, riscadas e arrependidas. Palavras apenas.


BUCÉFALO - Era o nome do cavalo de guerra de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia e fundador de um dos maiores impérios da antiguidade. Pessoa burra, jumenta, otária, pensa que sabe das coisas, mas não sabe de nada.


CORNUCÓPIA - É um símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância. Na mitologia greco-romana era representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas e flores se espalhando dele. Hoje, simboliza a agricultura e o comércio. O seu significado provém da cabra Amaltéia que na mitologia greco-romana amamentou Zeus/Júpiter enquanto bebé. Atualmente essa palavra é utilizada como sinônimo de abundância, porém está sendo esquecida por seu estilo rebuscado e antigo.

DESLEIXADO - Pessoa distraída, desorganizada, que manifesta falta de cuidado


EFEMÉRIDE - Comemoração de um fato, geralmente auspicioso. Qualidade daquilo que é efêmero (geralmente usada no plural). Algo passageiro, pouco duradouro. Ex: o nosso amor foi lindo, mais efêmero.


ELUCUBRAÇÃO - Penoso ou prolongado trabalho intelectual feito à noite. Meditação, divagação. O mesmo que lucubração. Pesquisas longas e pacientes: entregar ao público o resultado de suas elucubrações. Estudo prolongado ou outro trabalho, feito de noite. Vigília. Meditação grave. Estudo profundo.


EMPEDERNIDO - Convertido em pedra, que endureceu. Insensível, contumaz.


ENERGÚMENO – Endemoninhado, possuído do demônio, possesso. Indivíduo desnorteado, fanático, exaltado.


ESDRÚXULA - Uma coisa ou uma frase literalmente 'sem pé e sem cabeça', aquilo que não faz o menor 'sentido'. Esquisita, extravagante. Não me venha com essas explicações esdrúxulas!


IDIOSSINCRACIA - Reação individual própria a cada pessoa. Maneira pessoal de ver o mundo. O termo parece uma palavra de origem indígena, mas é o modo dos candidatos a intelectualidade comentar para julgar situação. É o temperamento especial de cada indivíduo (relativamente à influência que nele exerce o que lhe é alheio). Disposição do temperamento de um indivíduo para sentir, de um modo adj. 2


INDÓMITO – Indomado. Não vencido. Arrogante.


LÚBRICO - Escorregadio, resvaladiço, lascivo, sensual.


METALINGUAGEM - A linguagem que se debruça sobre si mesma. Tipo de linguagem com que se procura interpretar e explicar qualquer outra linguagem. (A explicação verbal que alguém faz a outrem dos sinais com que se entendem os surdos-mudos é metalinguagem.). Metalinguagem é um recurso muito utilizado em várias narrativas, seja na TV, na literatura, no cinema, nas histórias em quadrinhos. Uma música cujo tema seja o próprio ato de fazer música também é uma metalinguagem, como, por exemplo, a canção “Samba de uma nota só”, composta pelo Newton Mendonça. O filme “A Rosa Púrpura do Cairo” do Woody Allen, também se enquadra nesse estilo, já que essa produção conta a história de uma mulher que entra na tela do cinema e começa a participar do filme que ela assistia. No teatro, Shakespeare utilizou a metalinguagem em “Hamlet” e no mundo dos quadrinhos, a revista de ficção científica “Y – O último Homem”, em alguns trechos, utiliza esse recurso de um jeito muito inteligente. Machado de Assis, quando colocava em seus textos falas diretas com o leitor, também estava utilizando um processo metalinguístico.


TERGIVERSAR - Voltar as costas. Usar de subterfúgios, de rodeios, buscar evasivas, inventar desculpas.


PUSILÂNIME - Omissão por medo de agir, falta de coragem, negativo, inativo, fracassado. Fraco, temeroso, sem coragem. Destituído de coragem; temeroso até à covardia; fraco, covarde, poltrão.

Que deixa transparecer esse defeito: procedimento pusilânime. Origem etimológica: "pusilis" - fraco; "anima" - alma, espírito. Pôncio Pilatos foi um juiz pusilânime ao lavar as mãos diante das acusações infundadas contra Jesus Cristo, possibilitando assim o exercício da arbitrariedade que culminou com sua crucificação. Adjetivo aplicado a pessoa que tem pouca energia,, fraca e desanimada. Não acompanhe os pusilânimes, pois poderá ser contagiado (a) pelos mesmos sintomas..

VARIEGADO - Que apresenta cores variadas, matizado. Diferente, diverso.

-----------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Um comentário:

Epitácio Filho Escritor disse...

Excelentes e utilíssimas postagens.
Entretanto, manifesto minha ignorância ao assumir que desconhecia a palavra 'idiossincracia' mas sim, idiossincrasia (z).
no meu Houaiss não consta essa palavra grafada com -cracia (pospositivo, do gr. krátos,eos,ous 'força, poder, autoridade' + o suf. -ia, formador de substantivos abstratos).

Fico feliz por existir sites, páginas desse naipe, a despeito de uma vastidão conteúdos questionáveis diponibilizados pela internet.