09 abril 2022

Obaluaê, o orixá da cura

 

Ele é o Orixá mais temido dentre todos. Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã. É também protetor dos doentes e pobres, pois ele conhece o sofrimento de carregar uma enfermidade e não quer que ninguém passe por essa dor. Sendo assim, Obaluaê está associado à saúde e à cura. Tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. E está presente em todas as enfermidades e sua invocação, nessas horas, pode significar a cura, a recuperação da saúde.

 

Bandagem (Carlinhos Brown)

 

A minha dor/Sabe as saídas de esvair a dor/E a dor mais dolorida é a dor/Que sarará, que curará/Ei'de sara... A minha dor/A minha dor/Traga meu sorriso para dentro/Face de um castigo siga o domador/Que sarará, que curará/


Ei'de sará, é minha dor (é minha dor)

É minha dor (é minha dor)/Mãe não desespera/Sinto que já era/Tudo que me espera/Espera em dor/Findo as ferida/Cicatrizes vivas/Sou mais forte que a minha dor/Sou mais forte que a minha dor

https://www.youtube.com/watch?v=Fbhx97Ss278

 

Come Healing (Leonard Cohen)/Venha Cura

 

Recolha o quebrantamento/E traga-o para mim agora/Com a fragrância daquelas promessas/Em que você nunca ousou acreditar//As lascas que você carrega/A cruz que deixou para trás/Vem, cura do corpo/Vem, cura da mente//E deixe os céus ouvirem/O hino penitencial/Vem, cura do espírito/Vem, cura dos membros//Veja as portas da misericórdia/No espaço arbitrário/E nenhum de nós merecendo/A crueldade ou a graça//

O solidão da saudade/Onde o amor foi confinado/Vem, cura do corpo/Vem, cura da mente//Oh, veja a escuridão cedendo/A que cindiu a luz/Vem, cura da razão/Vem, cura do coração//O pó conturbado recobre/Um amor íntegro/O coração abaixo ensina/O Coração quebrado acima//Oh, deixa os céus vacilarem/E a Terra proclamar/Vem, cura do Altar/Vem, cura do Nome//Oh, anseio dos ramos/Por erguer o pequeno broto/Oh, anseio das artérias/Por purificar o sangue//E deixe os céus ouvirem/O hino penitencial/Vem, cura do espírito/Vem, cura dos membros//Oh, deixa os céus ouvirem/O hino penitencial/Vem, cura do espírito//Vem, cura dos membros

 

Obaluaê é senhor dos espíritos, mediador entre o mundo material e espiritual. Ele conhece a tristeza e as dores como ninguém, e é a prova de que tudo pode ser superado se você tiver coragem de seguir em frente e vontade de viver.

 

Ele é filho da Orixá Nanã Buruque e do Orixá Oxalá, e irmão de Oxumaré. Devido a erros cometidos por Nanã ao confrontar Oxalá, Obaluaê nasceu cheio de feridas e sua mãe o abandonou para morrer na beira do mar. Iemanjá, a rainha do mar, ao caminhar sobre seus domínios encontrou a criança enferma e sendo comida por caranguejos. A piedade e compaixão tomaram conta do coração de Iemanjá. Ela o adotou e criou como seu filho, ensinando-lhe a superar os males e a curar as doenças. Ele cresceu cheio de cicatrizes, e isso o deixava com vergonha. Como meio de esconder, ele passou a cobrir-se todo com palhas, ficando somente os braços e pernas de fora.

 


Iansã, que domina os ventos, viu Obaluaê de canto e ficou com muita curiosidade de saber como ele era! Ela enviou uma ventania no Orixá que levantou as palhas que o cobriam. Omolu Obaluaê ficou imóvel e assustado. Todos que estavam na festa também pararam para ver pela primeira vez um rapaz tão belo que brilhava como o Sol. Iansã dançou com ele até o final da festa, e a partir desse dia, os dois se uniram para combater a morte e as doenças.

 

Seu dia da semana é a segunda-feira, e a comemoração em seu nome é em 16 de agosto.

Cores de Obaluaê: preto, vermelho e branco.

No sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Saudação: “Atotô Obaluaê” que significa “silêncio para o grande Rei da Terra”

Ervas: Folha de Omulu (canela de cachorro) pariparoba, mamona, cambará.

Ferramenta de Obaluaê: o Xaxará, que é um cetro de mão, feito de nervuras da palha do dendezeiro, enfeitado com búzios e contas. Além de representar sua conexão com a terra, é também através dele que capta das casas e das pessoas as energias negativas e “varre” as doenças, impurezas e males.

Nenhum comentário: