15 janeiro 2016

O que os Beatles fizeram?


Eles ultrapassaram a barreira do tempo e do espaço. Fonte de influência  musical e comportamental para
todas as gerações nos quatro cantos do mundo.

Os Beatles foram os primeiros músicos responsáveis por fazer com que o culto às personalidades passasse a permear o imaginário público, utilizando os meios de comunicação como poderosos aliados. Seu legado ultrapassou fronteiras,. classes, religiões, diferenças culturais difíceis de forma particular. Vamos citar alguns exemplos:

Lançou o primeiro álbum conceito da história (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band). Um disco com uma temática própria, a determinar o conteúdo e a ordem das canções. A ideia seria copiada por artistas como Pink Floyd (The Wall) e The Who (Tommmy).

Eles inventaram os shows de rock em estádios – só assim conseguiram dar conta de tocar para as multidões que queria ver o grupo nos EUA. 

Antes deles, ninguém acreditaria que uma banda podia encher um lugar tão grande. Em 1965, o quarteto abre seu turnê no Shea Stadium.

A fase em que o grupo foi para a Índia impulsionou deste lado do planeta um interesse inédito pelas tradições orientais e influenciou conversa de bar à moda, decoração e a vinda de incenso.

Foram os precursores de imagem do roqueiro de cabelo comprido.

Eles se tornaram fenômeno de licenciamento da marca em uma
época em que esse tipo de negócio ainda nem existia.

09 de fevereiro de 1964 os Beatles se apresentaram ao vivo no The Ed Sullivan Show. A transmissão televisiva alcançou recorde de mais de 73 milhões de pessoas. 

Enquanto estavam tocando seu iê iê iê, quase não tinha havido crimes na cidade. Os bandidos eram fãs também.

Com Lennon & McCartney, uma mistura de similares e diferenças, surgiu a combinação capaz de criar o pop perfeito. O lirismo de ambos se movia entre a doçura de McCartney e o desespero de Lennon. Entre a habilidade melódica de Maca e as letras poéticas de John.

0 Comentários:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home