28 janeiro 2016

Novas opções de lazer neste verão: as praias do Litoral Sul da Bahia


A Bahia é o Estado brasileiro com maior área de litoral, possuindo famosas e belas praias como as do litoral sul. A Bahia é um cenário de 567.295 quilômetros quadrado de natureza com 1.181 km de litoral, e o clima tropical é uma constante. Composta por lugares maravilhosos como Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Canavieiras, Itabuna, Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Valença, Taperoá, e tantos outras cidades, o litoral sul baiano apresenta centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, que sãobeijadaspelo mar azul-turquesa dos trópicos, onde o sol brilha o ano inteiro.

O visitante encontra ainda cachoeiras que despejam águas límpidas e minerais direto no mar. O litoral sul é uma região de extraordinária beleza cênica que ainda conserva paisagens naturais pouco alteradas, verdadeiros paraísos ecológicos, sempre marcados pela exuberante presença da Mata Atlântica, considerada pela comunidade científica mundial como um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. É nesta região, mais precisamente na Costa do Cacau, que estão as mais belas praias do litoral brasileiro, além da única Estância Hidromineral à beira mar do mundo, a maior concentração de biodiversidade do planeta e a maior área de preservação de Mata Atlântica do Norte e Nordeste do Brasil.

INFRA-ESTRUTURA - A região dispõe de completa e moderna infra-estrutura turística, como bares, restaurantes e cabanas de praia de alta qualidade. É isso mesmo: conforto em harmonia com paisagens paradisíacas. Os esportes de aventura têm aqui seu local mágico, onde estão as melhores praias para o surf, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho e sandboard. Ilhéus, acapitalda Costa do Cacau, é banhada por muito sol e um mar azul-esverdeado que muda de tom de acordo com a luminosidade da estação do ano. Paraíso dos surfistas, Olivença, distrito de Ilhéus, possui um litoral formado por belas praias para os mais variados gostos, entre as mais movimentadas estão as praias de Batuba, Praia dos Milagres e Back Door.

Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, Porta, Coroinha, São José, Prainha, Siriaco, Serra Grande, Itacarezinho, Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçu. O litoral de Itacaré é uma sucessão de praias e de morros cobertos por florestas e coqueirais. As praias localizadas perto da cidade, as mais freqüentadas, possuem boa infra-estrutura turística. As praias mais afastadas são lindíssimas e quase desertas mas poucas oferecem acesso para carros. Algumas são tão pequenas e escondidas que nem constam nos guias turísticos.

CERCADA DE ILHAS - Com paisagem agreste, a bela Canavieiras é cercada de ilhas por todos oslados, além de encantadoras praias e rios. Possui 17 km de  praias, com águas calmas e rasas, pontos para a prática do surf e da pesca. A cidade oferece ótima infra-estrutura para o turismo, com restaurantes, pousadas, hotéis, bares e barracas de praia. Entre as praias mais deliciosas, figuram: Barra de Canavieiras, com uma larga faixa de areia, ótima para caminhadas à beira-mar, Praia de Patipe, com águas do mar que misturam-se com as águas dos rios e a Praia de Barra Velha, de característica pitoresca, por combinar mangues, rios, mar, lagoas e coqueiros, oferece ainda banhos de lama medicinal, além de diversas outras.


Morro de São Paulo, um dos locais mais visitados da região, tem praias paradisíacas formando verdadeiras piscinas de água salgada. na península de Maraú, as praias da Barra Grande e Taipus de Fora, com seus 7 km de piscinas naturais, são boas opções para quem quer contemplar as belezas do litoral. Mais ao sul de Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba tem praias de águas calmas, uma boa opção para esportes náuticos e passeios de barco. Entre elas, está a praia de Moreré, com recifes de corais que formam piscinas naturais, ideais para o mergulho. A Baía de Camamu, terceira baía do Brasil, abriga inúmeras ilhas, como a da Pedra Furada, Sapinho e Goió. Guaibim e Ponta do Curral são ótimas opções para quem quer ficar perto de Valença.


Nenhum comentário: