22 janeiro 2016

Em Terras Americanas mostra o fim da era dos super herois


Os super herois estimulam o leitor: virtudes como coragem para enfrentar desafios, vencer os medos, proteger os mais fracos, ao defender ideais. Nesse contexto, os super herois representam atributos que os seres humanos mais admiram e buscam para si. Esses personagens são mais que apenas ídolos, são modelos morais.

Luz-Azul-Flamejante, Maré-Que-Enche e Musgo-Tem-Veneno são os estranhos nomes dos super herois. Esses personagens fantásticos só existiam no mundo que o pequeno Daniel conheceu na adolescência. Seja nas praias, ruas ou em qualquer lugar da América esses heróis povoaram a vida do garoto que conviveu com eles e até ficaram amigos.

Essa é a história de Daniel que acompanhou o fim da era dos super herois. Escrita por Tom S. Figueiredo, com desenhos e arte-final de Paulo Setúbal, e cores de Vitor Sousa a coleção Em Terras Americanas é uma publicação da Editora Cedraz. Com linguagem acessível a história em quadrinhos em três volumes é narrada por Daniel que vai revelando suas memórias e mostra como as mudanças na sociedade fizeram os super heróis deixarem de ser admirados. Traço moderno e ágil de Setubal, cores que acentuam cada vez mais a ação da historieta, e uma narrativa que prende o leitor até o final do terceiro episódio.

A obra teve apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Cada um dos livros tem 24 páginas e tiragem inicial de 2.000 exemplares. Os três autores têm carreiras consolidadas: Tom é escritor premiado de quadrinhos, livros, peças teatrais e roteiros. Setúbal é quadrinista, cartunista, chargista, ilustrador, caricaturista e artista plástico, com trabalhos publicados em jornais baianos e brasileiros, além de ilustrar livros de autores como João Ubaldo Ribeiro e Juca Chaves. Já Vitor Sousa é colorista, diagramador e web designer, e suas cores já estiveram nas capas de publicações da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz, e também em livros de outros autores baianos.

A coleção Em Terras Americanas será disponibilizada para o mercado nacional através de uma parceria com a ONG Centro Comunitário Batista Soteropolitano. É a ONG que vai ficar responsável pela distribuição dos exemplares para todo o Brasil, atendendo os pedidos que chegarem, e assim, poderá arrecadar fundos para suas atividades sociais. Com sede em Cosme de Farias, o Centro Comunitário Batista Soteropolitano existe desde 2011 e tem um trabalho social bem forte na comunidade local. Já para o mercado internacional, a intenção dos autores e da própria editora é levar a história para outros países, tanto que já providenciou uma versão em inglês do roteiro.

Para os interessados, é possível receber a coleção em casa, fazendo uma doação a
partir de R$18 para o Centro Comunitário Batista Soteropolitano. Esse valor já inclui os custos de envio, que será feito pela ONG. Mas, antes, é necessário solicitar uma reserva da coleção pelo e-mail: editora@estudiocedraz.com.br.

Serviço:
Obra: "Em Terras Americanas"
Autores: Tom S. Figueiredo, Paulo Setúbal e Vitor Sousa.
Editora: Editora Cedraz
Preço: R$ 18 (coleção com 3 volumes), solicitados através do e-mail: editora@estudiocedraz.com.br.

Nenhum comentário: