27 janeiro 2016

Férias neste verão é nas praias do Litoral Norte da Bahia


Dia 21 de dezembro teve início o verão, a estação mais festejada do ano. Com temperaturas mais elevadas e dias mais longos, o verão também é o período do ano reservado às férias.  E por falar em férias, você sabe qual o destino das suas? Quer uma boa dica? Litoral Norte da Bahia, um lugar marcado por suas belas, tranqüilas e também movimentadas praias. As paisagens, em todo o litoral norte, são exuberantes, trazendo sempre um paredão de coqueiros junto com um imenso cordão de dunas brancas.
 
As praias mais rústicas e charmosas do litoral norte, sem dúvida, estão em Mangue Seco. Conhecendo este lugar, você vai entender porque Jorge Amado escolheu este paraíso para cenário de seu famoso romanceTieta. Em Mangue Seco é verão o ano todo e suas dunas mudam de lugar conforme os ventos. Está situada entre o Rio Real e o Oceano Atlântico. Passeios de bugre, barco e ultraleve são imperdíveis. O vento é o principal artista deste lugar, transformando as dunas de areia em verdadeiras obras de arte que chegam a atingir, em alguns pontos, impressionantes 35 metros de altura. São tidas como as melhores do Estado para o radicalismo do sand board.

Se as praias de Mangue Seco ainda não é o que você está desejando para suas férias de verão, então que tal Barra do Jacuípe? Praia localizada na Foz do Rio Jacuípe, este lugar conta com a presença de arrecifes e pequeno porto para canoas, tendo ainda a prática de esportes náuticos, como canoagem e jet-ski. Antiga vila de pescadores, a 58 km de Salvador, o encontro do rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do litoral norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranqüilas completam os atrativos.

PRIMITIVO - Vários outros rios menores se aglutinam ao longo do Jacuípe, proporcionando uma mescla de águas doces e salgadas. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar. Na margem esquerda do rio, o povoado de Barra do Jacuípe abriga uma gente alegre e hospitaleira. O local guarda aspectos bastante primitivos, por isso quase não infra-estrutura turística.

Nem Mangue Seco nem Barra do Jacuípe? Então que tal Arembepe? Não é à toa que seu nome, em tupi-guarani, quer dizeraquilo que nos envolve, sendo um dos lugares mais procurados do litoral norte baiano. Paraíso dos hippies nos anos 70, guarda ainda uma comunidade ecológica que preserva este estilo de vida. Esta aldeia está situada em meio a um cenário de rara beleza natural, onde em noites de lua cheia é comum acontecerem festas à luz das fogueiras.

O mar de águas cristalinas, com piscinas naturais, arrecifes e praias semi-desertas, além de um imenso coqueiral ao longo da praia, atraiu grandes nomes da mídia mundial para Arembepe, como o cantor Mick Jagger, o mito Janis Joplin e a top mundial Gisele Bündchen. Equipada com bares, barracas de praia padronizadas, pousadas e praças, é o lugar ideal para quem busca paz com conforto.

DUNAS & TARTARUGAS - Se Arembepe lhe agradou, imagine a Praia de Massarandupió. Este lugar possui uma faixa litorânea de cerca de 8 km de extensão total de rara e quase intocada beleza, estando no coração da Zona de Proteção Ambiental Rigorosa da APA do Litoral Norte da Bahia. A praia é quase retilínea, de areia fofa e clara, mar calmo, apresentando pequenas faixas de rochas na linha de preamar em alguns pontos. Toda a extensão é emoldurada por uma alta fileira de dunas cobertas por vegetação rasteira e coqueiros. Por trás do cordão de dunas um vale de cerca de 500 metros de largura até uma segunda linha de dunas, ainda mais altas, de areias muito brancas, que limitam a vegetação mais densa de Mata Atlântica por trás destas.


a Praia do Forte, situada a 60 km de Salvador, é uma das mais belas praias do litoral norte e também da costa brasileira. Conhecida pelos europeus como aPolinésia Brasileiraem virtude da cor cristalina da água do mar e infinidade de espécies marinhas que ali são encontradas, o lugar reúne uma excelente estrutura turística com opções de hospedagem, serviços, lazer e comida para todos os gostos. A região é a de maior ocorrência de desovas de tartarugas marinhas na costa brasileira. Este espetáculo ocorre todos os anos e com um pouco de sorte, você pode ver tartarugas desovando na praia ou o nascimento de seus filhotes. Com uma temperatura média anual de 27º C, o clima está sempre bom para passear ou simplesmente relaxar.



Nenhum comentário: