A capoeira é uma herança deixada pelos
negros bantos vindos de Angola como escravos. Para não levantar suspeitas, os
movimentos da luta foram sendo adaptados
às cantorias e músicas africanas para que parecesse uma dança. Símbolo
de identidade e resistência, a capoeira também é uma das mais belas e fortes
expressões culturais brasileiras e, sobretudo, baiana.
O surgimento da Capoeira Regional foi um
grande marco na história deste esporte, que moldou a luta e a forma como ela é
vista hoje pela sociedade. Mestre Bimba foi o responsável pela capoeira ser
hoje jogada em mais de 150 países e pela, cada vez mais próxima,
profissionalização do mestre de capoeira.
Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba,
nasceu em 23 de novembro de 1899, no bairro de Engenho Velho de Brotas, em
Salvador, Bahia. Seu apelido resultou da aposta que sua mãe e a parteira
fizeram: quando Maria Martinha do Bonfim, sua mãe, estava grávida, achava que
ia dar a luz a uma menina e a parteira achava que seria um menino, então
fizeram a aposta e quando a criança nasceu ganhou o apelido de Bimba, por ser o
nome popular dado ao órgão sexual masculino na Bahia.
PRIMEIROS GOLPES - Mestre Bimba começou
sua carreira aos 12 anos de idade, jogando capoeira Angola, a mesma que ele
ensinou por 10 anos. Durante o período em que a capoeira (e qualquer outra
manifestação da cultura negra era proibida), mestre Bimba conseguiu, junto com
a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, manter aberta a primeira academia
reconhecida de capoeira.
A história da capoeira Regional se
inicia quando Mestre Bimba, na década de 1930, percebe que a luta estava perto
de sucumbir diante de sua proibição e pela entrada e assimilação das lutas
estrangeira, cada vez mais presentes no Brasil. Diante de tal situação, Bimba
começou a procurar um meio de modernizar a capoeira, sem, contudo, perder sua
tradição, pois mesmo analfabeto, ele possuía a consciência de que a capoeira
era a única luta verdadeiramente nacional.
E foi assim que Mestre Bimba desenvolveu
novos golpes misturando a capoeira Angola com o batuque - uma outra luta
popular baiana - focando sua eficiência no bloqueio para ela se tornar mais
competitiva e poder ser usada contra outras modalidades de artes marcais. Bimba
retirou da roda regional a maior parte da ritualidade presente na roda de
capoeira Angola. Colocou um ritmo mais rápido para dar um caráter mais dinâmico
e implementou fatores estritamente didáticos a fim de formar alunos e mestres
para que sua arte se propagasse.
O berimbau, símbolo máximo da capoeira,
é outro mérito de Mestre Bimba, pois antes disso, nas rodas de Angola, também
era admitido o uso da viola. Contudo, por sua praticidade tanto de confecção
quanto de manejo, o berimbau encontrou seu lugar nas rodas de capoeira Regional
sendo aos poucos preferido nas rodas de Angola também.
Em 1932 Mestre Bimba consegue de fato a
liberação da prática da capoeira, e junto com ela a liberdade de todas as
outras formas de manifestação da cultura negra. Neste mesmo ano é fundada sua
primeira academia, a primeira especializada em capoeira a ter um alvará de
funcionamento. Bimba criou um código de ética rígido e a partir daí a capoeira
começou a conquistar alunos na classe média branca. Segundo registros, para ser
aluno do Centro de Cultura Física e Regional era exigido ter autorização da
família e estar trabalhando ou estudando.
Passaram pelas aulas do mestre
desembargadores, juízes e médicos. Não só eles: ar dar ares de atléticos ao
jogo, o mestre atraiu também as mulheres, até então excluídas das rodas. O
estilo foi exportado para o mundo e ficou conhecido, mais tarde, como Capoeira
Regional.
Mestre Bimba sempre afirmou que o maior
diferencial da capoeira Regional era a sua sequência de ensino onde ele passava
ao calouro os movimentos básicos para a prática da capoeira e também incutia a
noção de parceria, de autoconfiança, de
esquiva, etc. Apesar de tanto ter feito
pela capoeira, o filho de Mestre Bimba, Mestre Formiga, afirma que seu pai
morreu de “tristeza por não ver a capoeira ser respeitada”. Mas, hoje, a
história é bem diferente.
A capoeira não é só respeitada como
também é divulgada e praticada pelos quatro cantos do mundo, e o nome Mestre
Bimba é conhecido no mundo inteiro, pois é a primeira coisa que qualquer
calouro aprende, em qualquer lugar do mundo em que se ensine a sua capoeira
regional.
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