19 julho 2022

Paixão pela palavra (2)

 

E Chico faz um convite ao abandono de uma atitude repressiva (a volta ao útero materno: o regaço”), e o apelo erótico contido no brincar no fogo. Contra a repressão da procura da segurança – que, no  limite, é a atração por Tânatos – a proposta vital (apesar dos riscos) de Eros, é este “Bom Conselho” (1972) que dá o poeta: “Deixe esse regaço/Brinque com o meu fogo/Venha se queimar”.

 


Feita para o filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, a canção “O Que Será” tem três versões, que marcam passagens diferentes da trama: “Abertura”, “À Flor da Pele” e “À Flor da Terra”. Cantada no filme por Simone, a versão “À Flor da Terra” alcançou grande sucesso na gravação de Chico Buarque e Milton Nascimento, que abre o elepê “Meus Caros Amigos”. Mais tarde Chico cantou no disco de Milton, “À Flor da Pele”.

 


As canções de Chico Buarque tematizam a mulher e seu desejo. Ele sempre foi reconhecido como um dos poetas que mais sensivelmente captam o feminino e o exprimem, traduzindo-o em palavras e música. Um estudo temático das letras que modulam o feminino é a proposta do livro da professora Adélia Bezerra de Menezes, “Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque”.

 

“Dentro da fêmea Deus pôs/Lagos e grutas, canais,/Carnes e curvas e cós/Seduções e pecados infernais/Em nome dela, depois/Criou perfumes, cristais/O campo de girassóis/E as noites de paz” (Tororó, 1988). São imagens de alta intensidade sensorial. Ou mesmo à explicitez ousada de “O Meu Amor” (1977): “O meu amor/Tem um jeito manso que é só seu/De me deixar maluca/Quando me roça a nuca/E quase me machuca com a barba malfeita/E de pousar as coxas entre as minhas coxas/Quando ele se deita, ai”.

 


Uma disputa entre duas mulheres que amam o mesmo homem as exibe medindo o grau de envolvimento amoroso pelo critério exclusivo do prazer físico proporcionado pelo amado. Canta uma delas:

 

“O meu amor

Tem um jeito manso que é só seu

E que me deixa louca

Quando me beija a boca

A minha pele inteira fica arrepiada

E me beija com calma e fundo

Até minh’alma se sentir beijada, ai”.

 

E a outra:

 

“O meu amor

Tem um jeito manso que é só seu

Que rouba os meus sentidos

Viola os meus ouvidos

Com tantos segredos lindos e indecentes

Depois brinca comigo

Ri do meu umbigo

E me crava os dentes, ai”.

 


Mas as duas mulheres se encontram no refrão:

‘‘Eu sou sua menina, viu?

E ele é o meu rapaz

Meu corpo é testemunha

Do bem que ele me faz”.

 

(Texto publicado inicialmente em 2014)

Nenhum comentário: