04 julho 2022

O que é que a Bahia tem? (3)

 


18. Temos o maior lago artificial do mundo em espelho d´água: Sobradinho. Localizado às margens do Lago de Sobradinho, o maior lago artificial do mundo em espelho d'água, onde foi construída a hidrelétrica de Sobradinho. Com a construção dessa hidrelétrica, os municípios de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho, passaram por um processo de mudanças marcado pela retirada dos povos das cidades dos locais que iria ser ocupado pela represa nos anos 70. Isso foi de grande importância para estas cidades, no que se diz respeito à estrutura urbana e, com a mudança, através de um projeto da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), os municípios cresceram.

 

 


19. Temos ainda três parques Nacionais: Abrolhos, Monte Paschoal e Chapada Diamantina. O Parque Nacional Marinho de Abrolhos é o maior centro de preservação da biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Tem mais de 88 mil hectares e é tomado por recifes de corais e manguezais. Está localizado no sul do litoral do da Bahia, foi o primeiro parque do Brasil a receber o título de "Parque Nacional Marinho", através do decreto n° 88.218, de 6 de abril de 1983. O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 por decreto federal, abrangendo uma área de 1.520 km² na região da Chapada Diamantina, incluindo os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. O Parque Nacional do Descobrimento é um dos parques nacionais brasileiros e compõe junto com o Parque Nacional do Monte Pascoal e o do Pau Brasil um corredor ecológico das Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento. Foi criado em 20 de abril de 1999, próximo das comemorações dos 500 anos do Brasil, como tentativa de preservar remanescentes de mata atlântica do sul da Bahia.

 


20. Uma estação ecológica, no Raso da Catarina. A Estação Ecológica do Raso da Catarina foi instituída pelo Decreto Federal nº 88.286 de 03/01/83 e localiza-se à margem esquerda do rio Vaza Barris e a margem direita do rio São Francisco, a oeste da cidade de Paulo Afonso. Está localizada no estado da Bahia, abrangendo parte dos municípios de Jeremoabo e Paulo Afonso. A reserva é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga.

 

 


21. O Rio Paraguassu: Trata-se do maior rio genuinamente baiano e nele se pesca ao longo de todo o curso, principalmente Tucunaré, Traíra e Piau, sendo que no baixo curso encontram-se camarões, robalo e tainha. Com a construção da Barragem de Pedra do Cavalo - responsável pelo controle de suas cheias - ganhou mais uma utilização, a de responder pelo abastecimento de água todo o Recôncavo, Feira de Santana e região metropolitana de Salvador. Nasce no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, toma direção norte passando pelos municípios de Ibiquara, Mucugê e até cerca de 5km a jusante da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio. Muda de direção em seu curso para oeste e leste, separando os seguintes municípios: Itaetê de Boa Vista do Tupim, Itaberaba de Iaçu, Santa Terezinha de Castro Alves, Santo Estevão de Cruz das Almas, Governador Mangabeira de Conceição de Feira, Muritiba de São Félix, separa ainda as Cidades de São Felix de Cachoeira. Banha a cidade de Maragogipe e desemboca na Baía de Todos os Santos.

 

Nenhum comentário: