07 julho 2022

Curiosidade dos quadrinhos (53): Na Era dos Quadrinhos

 

O Centro de Pesquisa de Comunicação de Massa (o antigo Clube da Editora Juvenil) foi fundado em 1968 por Gutemberg Cruz com os colegas do bairro do Pero Vaz que mais tarde reuniu pessoas de diversos locais de Salvador. O órgão estudou os quadrinhos, cartuns, caricaturas, grafismo em geral. Na época lançamos o fanzine Na Era dos Quadrinhos. Foram exatos 37 números em sua primeira fase, que circularam ininterruptamente a cada mês, entre julho de 1970 e julho de 1973. A segunda fase foi mais curta e durou apenas cinco números publicados (de janeiro a maio de 1977). Na primeira metade da década de 70, qualquer aficionado por quadrinhos sabia da existência do fanzine baiano. Apesar de ter “agitado” as seções de cartas das principais revistas de quadrinhos nos cinco anos em que circulou, Na Era dos Quadrinhos “desapareceu” da história dos zines brasileiros – certamente pela “distância” da Bahia em relação aos principais polos editores.

 


Quando o Na Era foi editado quase não existiam articulistas sobre o assunto na cidade. Eram poucos os que acreditavam na HQ no campo da arte e/ou comunicação de massa. Todos os debates realizados no Sul do País sobre a questão da arte sequenciada quase não chegava a Salvador. A informação era precária, ainda por cima havia o preconceito contra os gibis. Muitos me tacharam de "louco" e "infantil" por estudar e pesquisar HQ, "coisa de criança" para eles. Hoje esse assunto está “quase” superado. Quadrinho ainda é visto como veículo de cultura popular e é estudado em Universidades por uns, e tidos como sub-literatura ou leitura simplesmente de entretenimento por outros.

 

Outra atividade do Centro de Pesquisa na Bahia foi realizar exposições. Em 1970 montamos a I Exposição de HQ do Norte e Nordeste, no salão nobre do ICEIA. O tema abordado: A importância dos quadrinhos. No debate, o professor Adroaldo Ribeiro Costa foi agraciado com o título de presidente de honra da associação. Em 1971, na Biblioteca Central do Estado o tema da mostra foi Os Quadrinhos no Mundo. No ano seguinte, Os Quadrinhos no Brasil, também na Biblioteca Central. Em 1976 no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), Quadrinhos Baianos. A associação de quadrinhos da Bahia realizou ainda centenas de palestras, aulas e cursos nas escolas, bibliotecas e espaços culturais em Salvador e diversas cidades do interior da Bahia, além de levar as exposições para outros municípios e divulgar melhor o fanzine. Os editores Walter Herdeg e David Pascal publicaram o álbum The Art of the Comic Strips (The Graphis Press nº127, página 124, de setembro de 1972, Zurich) onde comenta o nosso fanzine Na Era dos Quadrinhos.

Nenhum comentário: