08 janeiro 2021

Vida turbulenta de três bandidos do velho oeste

Eles continuam resistentes. Mesmo com toda a saga de super heróis, crise de mercado, nada conseguiu mandar esses bravos e resistentes gibis para o limbo. A colonização do Oeste distante já rendeu muitas aventuras de Zorro, Kid Colt, Jonah Hex, Lucky Luke, Ken Parher, Tex, Billy the Kid e muitos outros. O tema ainda exerce fascínio em milhões de pessoas.

 

Os amantes de quadrinhos western precisam conhecer Gus, do francês Christophe Blain. No Brasil as aventuras do carismático Gus e seus parceiros no crime estão sendo editados pela Sesi-SP. Eles são os bandidos e trapaceiros mais queridos do oeste. Verborrágicos, destemidos e um tanto tarados, fazem da virilidade o combustível de suas desventuras. Em especial Gus. Seu nariz para lá de fálico é uma pista da sua motivação maior: as damas! A saga é uma genial reinvenção do gênero e gira em torno de três engraçados bandidos assaltantes do Velho Oeste que dividem seu tempo entre roubar bancos e se envolverem com lindas mulheres. Aliás, é a vida sexual turbulenta do bando que faz toda a diferença em Gus!

 


Criação do famoso quadrinista francês Christophe Blain, autor de “Isaac, o Pirata“, Gus é uma série composta por quatro volumes (publicado originalmente pela Dargaud) que narram as aventuras de três bandidos numa temática de faroeste, lidando com dinheiro (provido de assaltos), bebidas e principalmente com as mulheres.

 

Gus – 1. Nathalie é um compilado de histórias curtas que giram em torno dos três protagonistas, desvendando um pouco mais sobre cada um deles no decorrer das páginas, ao mesmo tempo em que os laços de parceria são atados. O foco desta história é divagar sobre a forma como os homens se relacionam, ou não, com as mulheres. Nathalie é uma moça bonita. E moças bonitas geralmente já possuem um companheiro. Mas isso não deve ser um empecilho para Gus, parceiro de assaltos de Clem e Gratt, os três protagonistas deste primeiro álbum publicado no Brasil pela SESI-SP Editora. Através destes três personagens e uma série de coadjuvantes, Blain narra as desventuras no amor, as inseguranças, espinhos e problemas da vida amorosa e de quebra entrega bons momentos de amizade e confiança, com muita diversão… Por mais difícil que seja acreditar que isto é possível entre três bandidos safados. E na verdade alguns deles se interessam por todas as mulheres existentes, mesmo. Sem distinção.

 

Cada personagem possui suas próprias características. Clem representa o homem compromissado vivendo uma relação insatisfeita enquanto mantém contato com sua jovem filhinha, Jamie. Gratt é o homem atrapalhado e azarado, porém de boa aparência, enquanto Gus é o típico mulherengo. Os três escondem seus verdadeiros sentimentos, porém compreendem uns aos outros, mantendo sempre o aspecto de parceria e respeito entre grandes amigos. Parceria esta constantemente celebrada com bons assaltos a bancos e trens, e com muita bebida.

 


Blain domina a linguagem dos quadrinhos como poucos. Tanto no roteiro como nos desenhos. Seu desenho cartunesco não deixa de transmitir sensações que extrapolam o humor.  

Nenhum comentário: