18 janeiro 2021

Bowie, o camaleão do rock, em quadrinhos

 

 

Há cinco anos, morria neste mês de janeiro o multiartista britânico David Bowie, considerado o camaleão do rock. No ano passado a Panini lançou a graphic novel Bowie: Stardust, Rayguns e Moorage Daydreams narrando, em quadrinhos a ascensão de David Bowie da obscuridade à fama sobrenatural. Escrita por Mike Allred e Steve Horton. A ilustração é de Laura Allred.

 


“Foi emocionante encontrar tanto material online que se revelou verdadeiros tesouros escondidos”, afirmou o fã e roteirista Mike em entrevista ao SYFY Wire, explicando que muito da base de sua pesquisa veio não apenas dos registros na rede, mas também de vários materiais e artigos por ele coletados ao longo da vida.

 

A obra, cujo título foi inspirado na letra da composição Starman, conta com um prefácio do escritor inglês Neil Gaiman, famoso pela clássica série de quadrinhos Sandman. E se divide em biografia e imaginação, com ilustrações que retratam tanto gravações e shows até espaços imaginários espaciais. Entre esses diálogos inventados, constam momentos com Ziggy Stardust, seu alter-ego marciano.

 


Bowie seduziu gerações de fãs com sua música e personas contraculturais. Ele deu vida aos hits Let's Dance, Heroes, Under Pressure e Space Oddity. E foi além. Através do talento também fincou seu nome como produtor fonográfico e até mesmo ícone da moda com roupas extravagantes e uma imagem que o destacava no meio de outras vozes do mercado musical.

 

É muito grande a relação de troca existente entre música e quadrinhos. Centenas de personagens saíram das páginas do gibi para os discos. E os astros da música também utilizaram os quadrinhos para permanecerem no topo. A obra lançada pela Panine mostra os ícones da música com suas cores lisérgicas, vibrantes, revolucionárias e com profundidade. Roteiro didático e detalhista. São 160 páginas. Uma grande viagem pelo som dos anos 60 aos 80.  Verdadeiro delirium tremens!

 

 

Nenhum comentário: