26 novembro 2019

Sesquicentenário dos quadrinhos brasileiros (02)


Em 1900 o Brasil ainda era um país predominantemente agrícola. A economia girava em torno dos oito produtos de exportação: café, açúcar, erva-mate, cacau, fumo, algodão, borracha e couro. O estilo art nouveau invadiu o Brasil. Ele estava nos postes de iluminação elétrica que substituem os velhos lampiões de gás, no vaso de flores, nos móveis de quarto, nos espelhos das confeitarias, nas portas e portões, nas fachadas e interiores, e até na silhueta esguia da nova mulher. A novidade permeou o cotidiano de cariocas e paulistas. É o automóvel, o bonde elétrico, a fotografia, o cinematógrafo, os discos e as vitrolas. O campo da música popular ouvida no Brasil era regido por uma extrema variedade de estilos e ritmos: maxixe, modas, marchas, cateretês e desafios sertanejos. Nenhum desses estilos musicais, apesar de suas modas passageiras, parecia ter fôlego suficiente para conquistar a hegemonia no gosto popular da época. Nenhum deles era considerado o ritmo nacional por excelência.





ANOS 10



Até 1910, haviam entrado no Brasil portugueses, italianos, espanhóis, alemães, japoneses, perfazendo mais de 2.400 habitantes (105 da população do país, que girava em torno de 24 milhões). A maioria desses imigrantes iria formar o operariado brasileiro. As fábricas urbanizavam o Brasil. As indústrias vão transformando as cidades em metrópoles. Na base das grandes fortunas está o trabalho de milhares de operários que vivem um cotidiano de privações, esquecidos pela legislação trabalhista. As migrações externas e internas determinam o excesso de mão-de-obra. E a crescente mecanização da grande indústria, desempregando operários, deprime o salário e agrava a já precária situação do trabalhador.




O cinema brasileiro atravessou uma verdadeira febre de produção a partir de 1908. Os atores do cinema nacional eram, em sua maioria, recrutados no teatro ou no circo. Homem que se prezasse no Brasil era bem-falante. A oratória compunha a personalidade masculina do mesmo modo que o fraque, o chapéu-coco, o cravo na lapela e o soberbo bigode – tudo isso acompanhado, naturalmente, de um título de doutor. Escravas das convenções, a mulher tinha um horizonte reduzido. Sua atuação social se resumia às demonstrações de fé nas missas dominicais, de caridade, nas reuniões beneficentes, e de boa anfitriã, nos salões onde expunha seus dotes musicais. Sem direito a voto ou participação política, sobrava à mulher o papel de mãe e educadora, sua principal tarefa na sociedade patriarcal.




O baiano Ruy Barbosa era o mestre da oratória e defensor das grandes causas. Candidatou-se à Presidência da República, mas perdeu e declarou: “Fora da lei não há justiça”. Os jornais começavam a modernizar-se. Acompanhando a maré do progresso no Brasil, as pequenas oficinas de tipografia compravam máquinas e iam se tornando grandes empresas. Acompanhando as inovações técnicas das oficinas de impressão, foram aparecendo inúmeras revistas com fotografias, páginas coloridas, ilustrações e caricaturas. Caricaturistas de talento como Raul Pederneiras, K-Lixto e J.Carlos tornaram-se a principal atração de revistas humorísticas como Fon-Fon!, Careta, O Malho, entre outras. O Tico-Tico ganhou, imediatamente, a preferência do público infantil.




A primeira revista exclusivamente de quadrinhos, O Tico Tico, um grande sucesso entre crianças e adolescentes de seu tempo. Foram 2097 edições e quase 57 anos de existência, encerrou uma saga ainda não igualada pelas revistas infantis nacionais (1905-1962). Marco de nossas publicações infantis, a infância de muitos brasileiros, passando a fazer parte do imaginário coletivo da cultura nacional. Criada com o objetivo de entreter e educar o leitor infantil pertencente à parcela média da população, a revista O Tico Tico veiculava uma visão ingênua da infância. Os tipos que aparecem em cenários da natureza com árvores e mato, onde animais, como vacas e cavalos, aparecem soltos e livres. Personagens matutos, visto que normalmente usam botas, chapéu de palha, macacão e camisas listradas.




Criado por Alfredo Storni (1881-1966) especialmente para a revista infantil O Tico Tico em 1908, Zé Macaco é o personagem que mais durou na história dos quadrinhos brasileiros. Foram quase 50 anos aparecendo na mesma revista, sem parar. O detalhe é que Zé Macaco envelhecia de acordo com o passar do tempo, e se tornou velho e barrigudo. A dupla que reúne o malandro Zé Macaco e a cabrocha Faustina, casal típico brasileiro tornou-se tão popular que se transformou até em motivo publicitário de casas de roupas e sapatos. Esses personagens foram tão importantes quanto o Pafuncio e Marocas (Bringing Up Father), de McManus. Trata-se de uma crítica à classe média urbana ascendente e deslumbrada. Inicialmente, a mulher não tinha nome e era identificada como Madame Zé Macaco. Um concurso entre os leitores definiu seu nome. O par tinha um filho Baratinha, que apareceu apenas por um breve período nas histórias que focavam nas tentativas frustradas da dupla de aparentar ter educação e inteligência e de estar na moda.



O casal carioca era marcado pela feiúra e idiotice, mas se esforçava para aparentar boa educação, inteligência e estar na moda. Desde sua primeira aparição até 1957 a dupla foi publicado com a característica de irem envelhecendo e Zé Macaco tornou-se careca e barrigudo. Nessa história, o autor elabora a fórmula básica das histórias em quadrinhos familiares, tem-se a mulher feia e atrapalhada, o marido querendo dar uma de esperto, e seus amigos. Um casal feio, mas divertido. Mais tarde, essa estranha família cresceu com Serrote, o filho, e Baratinha, o cachorro. Utilizando traços caricaturescos, a série marcou toda uma época, divulgando as características brasileiras da primeira metade do século 20. Storni explorou o cotidiano de uma família carioca encantada pelos modismos europeus e ao mesmo tempo desajustado em suas tentativas de ascensão social. Seu traço marcou a revista por muitos anos.

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