12 novembro 2019

Mr Magoo continua aprontando 60 anos depois


Há 60 anos surgia um desenho animado que agradou a todos: Mr. Magoo.  Criado pela United Productions of America (UPA) em 1949, o personagem principal, Quincy Magoo, é um velhinho baixo, careca e com grave deficiência visual que se envolve em situações cômicas e perigosas devido à sua pouca visão. Durante os anos seguintes, a UPA (United Productions of America) lançou vários curtas de animação com o velhinho, inclusive dois vencedores do Oscar: When Magoo Flew (1953) e Mr. Magoo's Puddle Jumper (1955).


O roteirista americano Millard Kaufman escreveu o roteiro do desenho animado The Ragtime Bear que estreou em 1949 e no qual apareceu pela primeira fez o popular personagem Mister Magoo, um pequeno e bondoso idoso extremamente míope, inspirado em um tio do roteirista. Desenhos de John Hubley.



O desenho fez parte da infância de diversas gerações desde 1960, E ele voltará às telas em uma nova versão animada no Discovery Kids 2019. Mr. Magoo é um senhor atrapalhado que vive esquecendo os óculos por aí e sempre se mete em confusão por causa disso. Baixinho, careca e simpático, ele aparece sempre acompanhado do seu cãozinho.




Nesta nova versão do desenho, surge um personagem inédito: Fizz, um hamster megalomaníaco que quer conquistar o mundo, a começar pelo seu dono humano e totalmente submisso. Fizz está sempre criando grandes invenções para conquistar seu objetivo, mas Mr. Magoo, distraidamente, o separa do seu propósito. No episódio de estreia, Mr. Magoo segue aquilo que ele acredita ser um OVNI. Na verdade, trata-se de um pernilongo. Em sua missão fantasiosa, o senhor distraído tenta "defender o planeta dos alienígenas conquistadores".



O Artigo do Wall Street Journal (1997) revelou que o velho míope era uma crítica velada ao senador dos EUA Joseph McCarthy. Vê inimigos que não existe, como Joseph, que via todos comunistas como tal, e os que existiam, não via. Em 1997 Sr. Magoo foi interpretado por Leslie Nielsen no cinema, mas foi recebido com críticas muito negativas.




Esta foi mais uma atração infantil que povoou as tardes da garotada que ficava grudada na TV dos anos 70. A UPA, empresa que revolucionou a animação nos EUA nos anos 40/50, produziu dezenas de curtas que eram distribuídos pela Columbia Pictures. O estilo revolucionário da UPA mudou completamente a cara dos desenhos animados, que pararam de ter aquele estilo fofinho à la Disney, para usar um design mais moderno que influenciou todos os estúdios — inclusive Disney, que modernizou o traço.




Magoo foi licenciado para os quadrinhos em 1952. Nos anos seguintes ele apareceu em vários gibis da Dell Comics, a maioria deles em dupla com Gerald McBoing-Boing. Em 2002, a TV Guide classificou o Mr. Magoo como número 29 na lista 50 Maiores Personagens de Desenhos Animados de Todos os Tempos. No Brasil, foi exibido na Rede Tupi nos anos 60 e 70. Mais tarde no SBT nos anos 80. Atualmente vai ao ar na Rede Brasil.


Nenhum comentário: