22 novembro 2019

Eduardo Risso comemora 60 anos


Ele é um argentino de traço e palavras afiadas. Eduardo Antonio Risso nasceu no dia 23 de novembro de 1959 (está comemorando 60 anos), na cidade de Leones, província de Córdoba, na Argentina. Iniciou sua carreira de desenhista como ilustrador do jornal La Nación, em 1981. A seguir, publicou diversos trabalhos avulsos nas revistas Eroticon e Satiricon, da Editorial Columba.




Este ano ele estará entre nós participando da CCXP 2019, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Conhecido por seu estilo marcado pelo uso de contraste, Risso assina a arte de 100 Balas, quadrinho escrito por Brian Azzarello que venceu quatro prêmios Eisner, o Oscar dos quadrinhos. Eduardo Risso é responsável também pelos desenhos de Noite de Trevas: Uma história real do Batman, HQ autobiográfica que narra a jornada de Paul Dini, criador da série animada do Homem-Morcego, de sua infância até um violento assalto cujas consequências afetaram diretamente seu trabalho como roteirista. A HQ mais recente de Risso é Moonshine, história que mistura uma trama policial nos anos 50 com lobisomens.




Em 1987, junto com o roteirista Ricardo Barreiro, iniciou a série Parque Chas, na revista Fierro. No ano seguinte, ainda em dupla com Barreiro, publicou Cain e Los Mistérios de la Luna Roja. Também em 1988, publicou Borderline, com roteiros de Carlos Trillo, iniciando uma duradoura parceria em vários trabalhos para editoras da Europa. Fulù, de 1989, foi a primeira. Depois, vieram outras como Simon, um Aventureiro Americano, de 1994, e Chicano, de 1997. Por essa época, começaram suas publicações nos Estados Unidos.




Para a Dark Horse, fez a minissérie Alien: Wraith e adaptou o filme Alien: Ressurrection. O ano de 1998 marca o início de sua parceria mais famosa: a com o roteirista Brian Azzarello. A primeira foi a minissérie Jonny Double.



Em 1999, é lançada a série 100 Balas, pela Vertigo, selo adulto da DC Comics. Concomitantemente, Risso continuou produzindo histórias com Carlos Trillo como Eu sou um Vampiro. Embora tenha desenhado alguns trabalhos avulsos para a Marvel e para a revista Heavy Metal, é para a DC que Risso tem produzido seus trabalhos mais conhecidos, inclusive a graphic novel Batman: Broken City. Mesmo assim, é 100 Balas, sem dúvida, sua obra consagradora. Com esse título, ele conquistou o prêmio Eisner em 2001, na categoria Melhor História Seriada; em 2002, como Melhor Artista e Melhor Série Continuada; e em 2004, nessa última categoria. Em 2002, recebeu dois prêmios Harvey como Melhor Artista e Melhor Série Continuada, além do prêmio Yellow Kid. Seu trabalho mais recente para a Vertigo é a minissérie Spaceman.




Na qualidade de profissional reconhecido internacionalmente, Risso também é um grande incentivador da produção de quadrinhos na Argentina, e desde 2010 atua como presidente do Comitê Organizador da Crack Bang Boom – Convención Internacional de Historietas, na cidade de Rosário, na Argentina, com exposições, palestras e oficinas com artistas argentinos e convidados internacionais.


Nenhum comentário: