27 abril 2016

NOVA MÚSICA BAIANA (01)



Na Bahia, a relação com a música é fortemente acentuada, não ritmo que faça o baiano ficar parado. diversas vertentes musicais, tendo a música africana como principal base. Toda essa inventividade sonora pode ser conferida nesta relação.

A coluna do jornalista Chico Castro Jr, todas as terças no jornal A Tarde, é o único espaço da imprensa impressa local exclusivamente dedicada à cena musical independente e alternativa. A relação a seguir não é completa, apenas o início do ABC da nova musica baiana.

Aloisio MenezesCantor de timbre forte que lançou em 2011 o disco XirêReverb (Sambatá), na qual o músico e produtor Guga Stroetes e sua Orquestra HB acompanha Aloisio em repertório de músicas de candomblé. Ele canta no afoxé Filhos de Gandhy, foi um dos vocalista do Cortejo Afro, bloco criado em 1998 e depois fundou o Afro Batá.

Alvaro AssmarBluesman baiano que comemorou em 2011, 25 anos de carreira. Tem seis CDs e DVD lançados. Comumente saudado como precursor e mestre do blues na Bahia, Álvaro Assmar chega ao sexto álbum de carreira com sua obra ao mesmo tempo mais fiel e mais acessível ao público leigo, não tão ligado ao gênero: The Old
Road.

Ataulba MeirellesComeçou tocando em banda de rock no final dos a nos 1970. Foi baixista, diretor musical e arranjador de grupos de axe. Na década de 1990 criou o Virtual Studio, fez trabalhos para teve e teatro. Em 2013 a Orquestra Sinfônica da UFBA apresentou Loucuras Curáveis, com produção mais recente do músico.

Ato 5Nascida como AI-5 em 1987, a banda de rock/punk surgiu tendo Ticka (bateria) e Neilton (vocalista) entre outros agitando a localidade. Em 2010 os remanescentes resolveram reformar a bana com o nome de Ato 5 e em 2011 lançaram um CD.

Baiana System Projeto musical realizado pelo guitarrista Robertinho Barreiro. Banda Baiana System produz música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana.
 
Bando Virado no Moi de CoentroNasceu em 2001 com gosto por ritmos como xote, baião, ciranda, xaxado, maracatu e caboclinho. Vai da tradição a modernidade, desembocando na união de pífanos com guitarra. Fernando Antonio Joffily de Souza ou Capitão Corisco, pernambucano de Recife, desde pequeno ouvia e se encantava com os sons dos maracatus, caboclinhos, e toda cultura Pernambucana. Veio para a Bahia ainda menino, levando toda essa bagagem cultural, para criar o Quarteto Virado no Mói de Coentro e mais logo seu adorado Bando Virado no Mói de Coentro.

BataláCriado em 1997 por Giba Gonçalves, o grupo de percussão Batalá surgiu na França com o objetivo de formar pessoas na arte da percussão. O repertório é baseado nas composições de Giba, que misturam ritmos afro brasileira e do samba reggae. A formação de multiplicadores permitiu a criação do grupo em outros países com Inglaterra, Brasil, Belgica, País de Gales, Portugal e Espanha. A banda tem um CD, Xirei. Informações no site www.batala.com.bratrá

BatrákiaBanda de hard rock fundada em 2008, liderada pelos irmãos gêmeos Dell (guitarra) e Chico Brito (bateria). Tem ainda Bruno Passy (voz), João Daltro (guitarra) e Lucas Vieira (bateria). A Batrákia é uma banda soteropolitana que usa da influência hard rock para apresentar um som moderno e cheio de energia. Considerada como uma das novas promessas do rock baiano, se destaca pela qualidade das suas músicas e presença de palco.


Bimba TrioFormado por Russo Passapusso, Fael 1o e DJ Raiz, apresenta um mix de dub, reggae, ragga e Miami Bass, empregados a ritmos baianos como samba reggae, samba chula e repente. Faz a fusão da música jamaicana e baiana com a musica contemporânea eletrônica. Acesse: soundcloud.com/Bembatrio

Blues Anônimo (1989-1994)Primeira banda de blues da Bahia.


Cabo de Guerra (1985-1992)Ousou namorar com o rock progressivo.

Cascadura – Fábio, Thiago, Du e Cadinho  se despedem do álbum Bogary (2006), o mais popular da banda. O grupo foi fundado por Fábio Cascadura, na Bahia, no ano de 1992, sob nome de “Dr Cascadura”. Em 23 anos de estrada, lançou cinco CDs e um DVD, todos eles com composições do próprio Fábio. Seu mais recente disco, “Aleluia” (2012), venceu o Prêmio Dynamite 2012/2013 como “Melhor Disco Pop" e foi indicado como “Melhor Álbum” no MTV Video Music Brasil 2012 A discografia é composta pelos álbuns Dr. Cascadura, de 1997, Entre!, de 1999, Vivendo em Grande Estilo, de 2004, Bogary, de 2006, DVD Efeito Bogary, de 2009 e Aleluia, de 2012. Em 2013, a Revista Rolling Stone Brasil inseriu a canção "Soteropolitana", do último trabalho, o Aleluia, como uma das 25 melhores do ano de 2012.


Clube de Patifes – Com mais de 15 anos de estrada., o trio (Pablues, Paulo de Tarso e Joilson Santos) lançou em 2013 o acústico Clube de Patifes. Seus outros discos de estúdio: Do Palco ao Balcão (2001) e Com um Pouco Mais de Alma (2010).

Chita FinaFormado em 2009 por mulheresPoliana Coelho (percussão), Neila Alcântara (vocal), Ingrid Steinhagen (flauta e saxofone), Tacila Almeida (cavaquinho), Armanda Cerqueira (violão), Isabela Rego e Érica (percussão). Inspiradas nos sons originais do recôncavo baiano.

Nenhum comentário: