11 fevereiro 2015

Desenhos animados dos estúdios Disney (09)



1997 - Hércules. Direção de Ron Clements e John Musker. Trilha sonora de Alan Menken e David
Zippel. Adaptação livre do clássico da mitologia grega.

Com traços agressivos e caricaturais, a adaptação deu a Hércules algumas características que James Stewart e Henry Fonda consagraram ao interpretar homens comuns, como inocência e o idealismo. 

Na Grécia Antiga, o semideus Hércules realiza feitos heróicos, como livrar os habitantes de Tebas da ameaça representada pela Hidra de Lema - capaz de fazer nascer uma nova cabeça sempre que lhe cortam uma de suas dezenas. 

Sua intenção é reconquistar o direito de morar no Olimpo. Mas terá de enfrentar o ambicioso e ardiloso Hades, o deus dos mortos e senhor do inferno.

1998 - Mulan. O filme narra a lenda de Fa Mulan, extraída de um clássico da literatura chinesa
chamado Poema de Mulan. Escrito por Robert D. San Souci e Rita Hsiao, e dirigido por Tony Bancroft e Barry Cook.

A produção esteve a cargo de Pam Coats, Orquestração original por Jerry Goldsmith e as canções por Matthew Wilder (música) e David Zippel (letras) .

Baseado em uma lenda chinesa que remonta a quase 2000 anos, o filme se passa no ano de 450 d.C., quando Shan-Yu, líder dos Hunos, invade a China Imperial, revoltado com a construção da Grande Muralha. O Imperador ordena que um homem de cada família seja convocado para servir ao exército e ajudar na expulsão dos invasores. 

A jovem Fa Mulan, sabendo que seu pai, o ex-soldado Fa Zhou, está velho e doente e não resistiria à guerra, decide assumir o lugar dele, se disfarça de homem e se apresenta no exército com a armadura e a espada de seu pai.
 
1998 – O Rei Leão 2 .Conheçam Kiara, filha de Simba e Nala que vive junto a Pedra do Rei no
reino, e Kovu, filho de Zira que vive junto com Scar e todos os exilados, que eram aliados e familiares de Scar antes de sua morte.

1998 – Vida de Inseto. Em nome dos "insetos oprimidos do mundo", uma formiga inteligente chamada Flik reúne um grupo de guerreiros para
defender a sua colônia de um bando de gafanhotos, liderado pelo maligno Hopper.

Mas Flik começa a enfrentar uma grande onda de azar quando descobre que os supostos guerreiros são integrantes do circo de uma pulga. A situação se mostra confusa, engraçada e meio maluca... mas, no fim, eles se tornam verdadeiros heróis.

1999 – Tarzan. Baseado na história Tarzan of the Apes de Edgar Rice Burroughs. Na época do seu lançamento foi o filme de animação mais caro já feito. A animação foi um grande sucesso de bilheteria e gerou os filmes Tarzan e Jane e Tarzan 2, um musical, jogos de video-game e uma série de televisão animada. A Walt
Disney Pictures desenvolveu uma nova tecnologia, chamada "Deep Canvas", que permitiu que desenhos realizados em duas dimensões possam ser inseridos em um contexto tridimensional. Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para ser utilizada em Tarzan.

Um navio inglês afunda nos mares da África, e um casal com seu bebê de colo consegue se salvar. Passam a morar numa ilha aparentemente deserta, sem a presença de qualquer ser humano. Paralelamente, o filme mostra a vida selvagem lá existente, se centrando numa tribo de gorilas, lideradas por Kerchak e sua parceira Kala. Com a morte do casal, morto por um leopardo - que é apenas sugerida - a gorila fêmea se torna a mãe
adotiva do menino, apesar da contrariedade de Kerchak. O bebê recebe o nome de Tarzan e é educado em meio aos costumes dos macacos e elefantes da região. Com o passar dos anos, ele cresce, torna-se um adulto selvagem, e se esgueira com habilidade entre as árvores e cipós das florestas. Mas nunca consegue ser reconhecido pelo seu "pai adotivo" como um legítimo representante da raça. A visita de um grupo de exploradores e pesquisadores de gorilas, vem desestruturar a paz do local e alterar o modo como Tarzan observa o mundo e a si mesmo.

Foi um dos mais inovadores do ponto de vista da técnica de animação. A floresta em que gorilas vivem é rica em detalhes. As "surfadas" de Tarzan nos cipós e galhos das árvores é movimentada, e não fica nada a deve a qualquer filme de ação. A Disney anunciou com este desenho a invenção de uma nova técnica, denominada Deep Canvas, pela qual era possível ao desenhista dar uma tridimensionalidade nas cenas, inatingível em outros tempos. E realmente podemos sentir - especialmente no cinema - a  efetiva emoção de navegar com Tarzan por entre as matas daquela selva. A luta entre Tarzan e o leopardo e a fuga de Jane dos animais selvagens, são incrivelmente bem realizadas, com o máximo de riqueza de detalhes.

Nenhum comentário: