19 novembro 2019

Diferentes estilos dos quadrinhos brasileiros (01)


Os leitores de revistas em quadrinhos além de escolher o personagem preferido, também seleciona seus desenhistas, pois cada página é uma surpresa. Quem vira a página de uma HQ pode não saber o que vai encontrar do outro lado, mas se deixa levar pelos traços cheios de movimento que desenham a ação. São os detalhes, as páginas minuciosamente trabalhadas em diferentes estilos, que guiam a nossa imaginação através do universo habitado por milhares de personagens. A história das HQs brasileiras, dos seus personagens, é muito vasta.




O italiano Angelo Agostini (1843 – 1910) veio ao Brasil ainda adolescente, fundou uma serie de jornais ilustrados, foi um dos pioneiros mundiais das HQs e integrou-se de corpo e alma nas campanhas abolicionistas e republicana. O registro visual das duas décadas e meia que precederam a República encontra em Agostini sua mais perfeita tradução. O realismo dá o tom nos desenhos, numa época em que a fotografa ainda não era reproduzível nas páginas da imprensa. Ele foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado.




Péricles, o criador do mais famoso e popular personagem do cartum brasileiro, o sádico, maldoso e malicioso Amigo da Onça. Seu mau caráter era amado. O sucesso do Onça (quatro décadas!) tem tudo a ver com o jeitinho brasileiro. Por essa razão, exerceu a autocríticaa e um Brasil que tem tudo para dar certo, mas que sempre é invadido por Amigos da Onça que se deleitam em precatórios ou invadem a alma de políticos que se perdem em autoritarismo.




O desenhista da fome Edgar Vasques e seu desempregado Rango. Tem a escatologia de Marcatti, a criatividade de Laerte, o desenho fluído de Mozart Couto, o traço caligráfico de Henfil, o expressivo Julio Shimamoto, o humor de verve nacional de Péricles, a composição elaborada e realista de Flavio Colin, a ironia e o bom humor de Miguel Paiva (Radical Chic e Gatão de Meia Idade), o estilo sociológico e verbal de Angeli (com os tipos politizados como MeiaOito e Nanino, ácido como Bob Cuspe e Skotinhos, bregas como Bibelô, o punk Bob Cuspe, a pornográfica Mara Tara, o guru místico Rhalah Rikota entre outros) que criou personagens que refletem o mundo a a si mesmo e no dia em que eles não servem mais a esse propósito não tem pena, mata! A lista é muito grande, vamos conhecer alguns deles:




O gaúcho Renato Canini (1936 - 2013) é um ilustrador brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como Pasquim, Pancada e para a Editora Abril, onde ilustrou histórias em quadrinhos da Disney e destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade mais brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original. Ele mudou o visual do Zé Carioca, trocou a gravata borboleta e o paletó por uma camiseta e uma bermuda, tirou o chapéu panamá e o charuto. Tirou o bicho das ruas sem vida para levá-lo aos morros, campinhos de futebol de terra batida e favelas. Canini criou diversos outros personagens, entre eles o Dr. Fraud, o indiozinho Tibica, e Kaktus Kid, uma paródia inspirada nos velhos caubóis do faroeste norte-americano.




O quadrinhista Francisco Marcatti, considerado o mais importante autor de histórias em quadrinhos underground do Brasil. Tanto pelos temas que abraçou com as mãos, pernas, línguas e tripas, quanto pela forma que encontrou de publicar e distribuir seus trabalhos. Imprimindo por conta própria as suas revistas e livros, vendendo pelas ruas e se associando à mais famosa banda punk do país, este paulistano escreveu com lodo, mijo e nanquim o seu nome. Os traços arredondados e "sujos" de Marcatti são reconhecíveis de longe por fãs de quadrinhos. Como títulos ele escolheu as palavras Mijo, Lôdo, Ventosa. Entre as histórias, criou o personagem sem pudor repleto de desejos e com um nome nada comum, Frauzio. Também transformou os integrantes da banda de hardcore Ratos de Porão em personagens.


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Gutemberg, gostaria muito de contatá-lo. Sou Levi Jucá, pesquisador residente no Ceará. Poderia, por favor, informar seu e-mail ou enviar-me um para que eu possa detalhar o assunto?

Segue:

levijuca@gmail.com

Obrigado!