28 março 2011

O que é que a Bahia tem? (1)

Quando Dorival Caymmi compôs, em 1938, o samba "O que é que a baiana tem?" chamava a atenção do Brasil para a mulher da Bahia que "tem graça como ninguém, como ela requebra bem". Para isso, vestiu-a com torços de seda, brincos, correntes de ouro, panos da Costa e sandálias enfeitadas. Hoje a Bahia tem o maior Carnaval do planeta, a mais extensa costa do Brasil, o maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina, e muito mais. Confira:

1.A Bahia tem o maior Carnaval de rua do planeta. O Carnaval de Salvador é de acordo com o livro Guiness Book o maior carnaval do mundo (a maior festa popular do planeta), batendo recordes com cerca de 2.700.000 foliões em seis dias de animação. A festa é tão grande que teve que ser dividida, ocorrendo em vários pontos da cidade, nos circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico), além dos bairros periféricos.


2. É dona da costa mais extensa do Brasil, com mais de 1,1 mil quilômetros de extensão de praias para todos os gostos. Nosso Estado é aquele que tem a linha de costa mais extensa do Brasil, sendo também uma das mais diversificada, apresentando uma ampla gama de ecossistemas, que incluem recifes de coral, dunas, praias, baías, manguezais, estuários, planicies de cordões litorâneos, restingas e terras úmidas como brejos e pântanos.


3. Tem o maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina, o Centro Histórico de Salvador. Um dos espaços públicos mais representativos dessa cidade era o que antecedia as Portas do Carmo, o Pelourinho. As ruas que convergiam para aquelas portas deram origem a um largo de forma triangular e em declive, que continuava na ladeira do Carmo. Seu nome decorria da presença nesse espaço de um padrão de pedra, símbolo na Metrópole da justiça e da autonomia municipal, mas que na Colônia se transformaria em instrumento de discriminação e tortura. Esse largo, que é um misto de praça e belvedere mediterrâneos e terreiro africano, emprestaria o nome ao que se conservou do centro histórico de Salvador, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985.


4. Maior complexo petroquímico do Hemisfério Sul. O Polo Petroquímico de Camaçari é o maior poplo industrial do estado da Bahia. Fica localizado no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Abriga diversas indústrias químicas e petroquímicas, além de duas fábricas de marcas internacionais importantes: a Ford, fabricante americana de automóveis e a Continental AG, empresa alemã que produz pneus. O Polo iniciou suas operações em 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País.


5. Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, Senai Cimatec. Ele é hoje o maior instituto de capacitação industrial do Senai no país. No local, também são feitas pesquisas aplicadas, com ênfase em tecnologias computacionais integradas à manufaturas. Localizado no bairro de Piatã, o centro tem como foco a qualificação de profissionais para suprir as necessidades das industrias, com alcance em áreas de ponta. Inaugurado em 2002, o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, Senai Cimatec é a maior e mais moderna planta do Senai no Brasil.


6.Um dos melhores charutos do mundo está na cidade de São Gonçalo dos Campos, a 130 Km de Salvador, onde cerca de 165 pessoas fabricam de forma artesanal charutos e cigarrilhas que já são reconhecidas como um dos melhores do mundo. Ou seja, 32% da produção é destinada ao mercado externo que engloba 14 países. Tudo isso devido a qualidade do fumo do Recôncavo baiano, que é leve e muito aromático.


7. Terceiro lugar no ranking nacional de florestas plantadas para a produção de celulose e papel, a Bahia se destaca por ter a maior produtividade do país e uma das mais altas do mundo. No estado, o ciclo do ano para o corte da árvore é menor e a densidade das árvores, por hectares, também é maior. A Bahia é responsável por 18% de toda a produção nacional e as empresas pagam R$18 milhões em impostos ao estado e aos municípios. O destaque é mundial; se no Hemisfério Norte, as árvores demoram até 30 anos para amadurecerem, na Bahia este ciclo encerra com seus anos e meio.

----------------------------------------------

Intercom e Museu Nacional da Imprensa de Portugal lançam I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário


Através de uma parceria inédita a Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, lançam o I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.

O Concurso não terá tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós graduação que poderão apresentar trabalhos nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum, propriamente dito. O júri, em número ímpar, será composto por representantes da duas entidades organizadoras.

Serão atribuídos prêmios e destaques aos três melhores trabalhos de cada uma das categorias mencionadas, separadamente aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, onde será também realizada uma exposição destes trabalhos.

Para se inscrever, os interessados devem identificar as obras e enviá-las juntamente com a ficha de inscrição do autor, fornecida pela organização do Salão, e de um pequeno currículo atualizado. Para fazer download da ficha de inscrição, acesse o endereço abaixo:

http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1421:inscricao&catid=189

As inscrições poderão ser feitas de 15 de março às 24 horas do dia 15 de maio de 2011.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: rmdcosta@uol.com.br

------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

Nenhum comentário: