15 março 2011

De Besouro Verde a Fúria do Dragão ecoa o legado de Bruce Lee (2)

Depois que o seriado de tevê Besouro Verde acabou e enquanto batalhava em Hollywood, Bruce Lee montou uma escola em Los Angeles, ensinando lutas para famosos como Steve McQueen, Lee Marvin, Roman Polanski e Chuck Norris. Quando ensinava filosofia oriental a amigos, conheceu a jovem Linda Emery e se apaixonou. Casou em 1964. E na academia ensinava uma mistura das técnicas que aprendera como boxe, jiu jitsu, boxe tailandês e karatê.


A base do jeet kune do é aprender a lutar com simplicidade. Bruce ensina como aprimorar posições de defesa e adquirir técnicas de equilíbrio e concentração, Indica também como obter coordenação velocidade, resistência, condicionamento físico e como executar os mais variados golpes da modalidade. O estilo combina a técnica com atrações filosóficas máxima do pensamento budista, taoísmo e auto-conhecimento.


Bruce era rápido e ágil em golpes e manobras nas lutas. O reflexo também impressionava. Parecia antecipar cada ataque e contra-ataque em frações de segundo, Defendendo-se com outro golpe ou esgueirando-se para se posicionar e, então, desferir um soco ou voar com as pernas sobre o adversário. Exatamente o que ele iria mostrar nas telas de cinema nos anos seguintes.


Ao fazer testes para o seriado Kung Fu do estúdio Fox percebeu o obstáculo pela sua descendência chinesa, pois o papel foi entregue a David Carradine. Resolveu então se tornar famoso primeiro no cinema de Hong Kong. Foi então que estreou em 1971 “O Dragão Chinês” quebrando todos os recordes da época na Ásia e recebendo o título de O Rei do Kung Fu. A América ele conquistaria como ator e lutador no filme “Operação Dragão” (1973).


Lee viveu pouco para desfrutar sua glória. Ele tomava muito analgésico devido a fortes dores de cabeça. Sofreu um edema cerebral agudo, provocado por uma reação alérgica a um componente químico do remédio. E em 20 de julho de 1973, as 32 anos, entrou para o time dos mitos da cultura pop. A morte fez muita gente acreditar em assassinato pela máfia chinesa e o mistério aumentou quando o filho de Lee, Brandon Lee, foi alvejado acidentalmente no set de “O Corvo”. A bala que deveria ser de festim, foi um projétil real de calibre 44. Brandon morreu 20 anos após o pai.

------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

Nenhum comentário: