01 março 2011

Altos e Baixos em Salvador (6)

O que falta nessa cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais quer se lhe ponha. Vergonha?” (Gregório de Mattos)


De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” (Ruy Barbosa)


Impossível

“Pense numa coisa impossível. Na Bahia, já teve um precedente”. A frase é atribuída ao político baiano Octávio Mangabeira (1886-1960) sempre que acontece algo inusitado em nossa terra.


Relógio

O relógio de São Pedro (6.5 metros de altura, em forma de poste de iluminação), na Piedade, deixou de cumprir a função primordial de marcar as horas corretamente. Há uma total falta de cuidados com esses pontos turísticos de Salvador.


Elevador

Um dos cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda está com duas das quatro cabines sem funcionar em pleno verão. A situação causa transtorno porque os passageiros esperam em longas filas.


Falta fiscalização


Não há fiscalização na cidade. As vias públicas são ocupadas ilegalmente. Cada um faz o que quer na cidade. Lava-jato funcional em pleno asfalto, oficina mecânica usa cone na pista, manequins são exibidos na calçada, e muitas outras irregularidades. Tal situação traz risco ao pedestre. O espaço público de Salvador necessita de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. Para isso é necessário planejar o espaço público conforme suas especificidades, implementar o planejamento e adotar manutenção preventiva e corretiva ao longo do tempo. Mas Salvador está sem controle.


Perda


Especialista em história social da escravidão no Brasil, Doutora Honoris Causa pela Ufba e Professora Emérita aposentada da Universidade de Paris V-Sorbonne, Katia Mattoso adotou a Bahia e envolveu a produção de conhecimento sobre a Bahia. Ela formou uma geração de pesquisadores e historiadores baianos. A historiadora faleceu no dia 11 de janeiro de 2011, em Paris, aos 78 anos.


Descaso


Das 144 peças públicas na cidade, um terço delas está em avançada decadência. Seja em hospitais, escolas, secretarias de Estado ou do município e logradouros públicos, os painéis, esculturas estão pichadas, escoriadas, adulteradas ou em parte destruídas. As autoridades se esmeram em justificativas, mas o que se nota é a postura de descaso pela nossa cultura. Até quando?

Praias


As praias de Salvador voltaram a ser praias e não bares. O baque inicial aos empresários da praia voltou a normalidade. A maioria recompôs seus negócios utilizando a criatividade e o espírito empreendedor. Bom pra Salvador, para os moradores e turistas.

Pesquisa


A baiana Viviane dos Santos Barbosa venceu a concorrência com 800 trabalhos científicos em conferência internacional na Finlândia. Ela desenvolveu produto que reduz emissão de gases poluentes. O trabalho da mestre em engenharia química é na área da nanotecnologia, ramos da ciência que consiste na manipulação de átomos e, a partir desse controle, realizar novas ligações entre eles, criando novas substâncias, estruturas e materiais.


Coisas que só acontecem na Bahia (enviado por um leitor):

1º) ser preso na Liberdade.

2º) fumar no Campo da Pólvora.

3º) tomar banho de mar no Rio Vermelho.

4º) pastor evangélico morar na Capelinha de São Caetano.

5º) atravessar a rua na Calçada.

6º) morar no Uruguai e trabalhar em Roma.

7º) faltar água na Caixa D'água.

8º) adulto tomar banho na Água de Meninos.

9º) candomblé no Terreiro de Jesus.

10º) confusão na Rua do Sossego.

11º) brigas no bairro da Paz.

12º) não encontrar apoio na Rua D'ajuda.

13º) jovens na Praça dos Veteranos.

14º) não dar esmolas na Praça da Piedade.

15º) casas velhas na cidade nova.

16º) lagoa de água doce dentro de Vilas do Atlântico.

17º) acidente automobilístico na Boa Viagem.

18º) asfalto no Caminho de Areia.

19º) ser torcedor do Bahia e morar no Corredor da Vitória.

20º) luz na Mata Escura.

21º) ler A Tarde todos os dias pela manhã.

22º) morar na Saúde e ficar doente.

23º) morrer na sexta e ser enterrado nas Quintas... dos Lázaros.

24º) um clube que nunca foi campeão brasileiro com o nome de:Vitória.

--------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Um comentário:

Márcio Bouzon disse...

AAAAAAAAdorei Gutemberg! KKKKKKK Sempre fui seu fã, não perco +