Como é o caso do elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, a Cidade Universitária e Ibirapuera. No final de 1992, a Prefeitura do Rio completou três grandes redes cicloviárias: Zona Sul Centro, Zona Oeste e Orla, totalizando 75 km de ciclovia integrados à malha urbana. O carioca tem, ainda, como alternativa de passeio ciclístico, o Aterro do Flamengo e as ruas da Urca.
Para muitas pessoas, ma cidade violenta e agressiva como Salvador jamais poderia abrigar carros e bicicletas em perfeita harmonia. Mas os ciclistas urbanos que a cada dia invadem mais e mais as ruas e avenidas da cidade provam o contrário. Para eles, nem as ladeiras íngremes da cidade, nem o tráfego intenso que a caracteriza, são dificuldades. Não há riscos de ser atropelado pelo automóvel ou pela motocicleta – desde, é claro, que se respeite algumas leis do bom senso.
ITAPAGIPE
Quem pretende utilizar a bicicleta para fazer exercícios deve procurar áreas tranquilas, longe do trânsito. A Federação Baiana de Ciclismo recomenda a península itapagipana, que é um ótimo local,pois não precisa de bicicleta específica porque é plana. Os que não abdicam da orla têm um problema: o pedestre e o ciclista disputam o mesmo espaço. A ciclovia, em Salvador, liga o Jardim de Alá à Itapuã. Mas em diversos pontos da área, construída na segunda metade da década de 80, fios mal conectados e calçamento quebrado tornam inseguras as passagens de pessoas, a pé ou de bicicleta. No início da Praia do Corsário, logo após o aterro da Boca do Rio, as ligações clandestinas dos pontos de energia elétrica (os gatos) são bem visíveis. Muitos culpam a prefeitura, que não se preocupou em colocar nos estabelecimentos na época da padronização das barracas.
Cada vez mais, Salvador é invadida por jovens ciclistas. Calcula-se, em mais de um milhão o número de magrelas em circulação na cidade. Por que todo esse interesse pelas bicicletas? Elas levam duas rodas, um carregamento de atrativos para a moçada. Não poluem, mantêm o corpo em forma e têm o tamanho exato para frequentar as áreas verdes da cidade. E o melhor: dão uma sensação única de liberdade ao ciclista, que pode correr com o esforço próprio, pelas ruas e avenidas. Na pista da orla pinta de tudo. Gente com barriga de fora, camiseta enrolada na cabeça, shortinho que mostra maus do que esconde.
“Adoro ver as coisas passando rapidinho por mim enquanto pedalo”, confessa o músico Benjamin Alex. “Quem pedala tem mais consciência ecológica porque precisa de ar puro e mais educação no trânsito”. A preocupação de todos eles, pelo menos enquanto estão sobre duas rodas: sentir o vento batendo no rosto e a sensação de liberdade que esse contato proporciona. Chova ou faça sol, Nilzete Alves pedala, todas as manhãs, cerca de 20km. Para ela, o ciclismo é um exercício aeróbico menos cansativo e mais atraente do que a corrida.
2 comentários:
Quando os candidatos a eleição para a Prefeitura de Salvador travavam suas guerras pessoais, em certo debate o candidato Walter Pinheiro apresentou o seu plano cicloviário para a cidade. Mais rápido do que nunca, cerca de dois dias depois o Sr. João Henrique Carneiro fez um vídeo lindo mostrando como seriam implantadas as ciclovias em Salvador caso ele fosse eleito. Mas cadê a ciclovia?
Esses políticos fazem de tudo pra se eleger e os idiotas aqui não costumamos cobrar as promessas.
Cadê seu João?!!!
Não concordo quando diz que não há problemas em pedalar em Salvador "desde que se tenha bom senso", quem tem que ter bom senso é o motorista que deveria respeitar o ciclista pela lei de trânsito já a desvantagem direta é nossa. Sou triatleta, em menos de dois anos 3 colegas nossos morreram atropelados por imprudência de motoristas. Todo final de semana tomamos tapetadas de jovens em carros do papai. O asfalto é uma porcaria, não há ciclovias na cidade e os motoristas de ônibus acham que jogando os seus carros para cima de nós ganham bônus.
Um absurdo!
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