06 julho 2010

Uma saudável mania invade as ruas (1)

Algumas coisas nunca saem de moda, a bicicleta é uma delas. Também elevada ao status de “mountain bike”. Magrela, camelo, bike ou simplesmente bicicleta. O nome não importa, o que interessa é aproveitar os dias ensolarados para circular, pedalando pela cidade. O hábito ganha a simpatia de todos. Conheça um pouco mais sobre este esporte que proporciona uma vida mais saudável.



Uma mania que já circula sobre duas rodas desde o início da primavera tomou conta da cidade no último verão. A bicicleta, agora elevada ao status de “mountain bike”, é um divertimento perfeito para a estação, ainda mais com os jogos da Copa. Algumas coisas nunca saem de moda. A bicicleta, certamente, é uma delas. Vem ano, vai ano e ela continua sendo um tipo de lazer alheio aos modismos e sempre muito “in”. O sucesso da bicicleta é explicável. Não requer cursos especiais, é razoavelmente barata e não exige espaços especiais para o seu uso. Garotos e garotas, em grupo ou não, munidos de walkman e/ou mp3 enfeitam os dias de verão.


A cultura da bicicleta extrapola a função da bike como esporte ou transporte. Elas viraram objetos de charme, de culto, de protesto, de aproximação do espaço público. Andar de bicicleta agora não é mais só esporte ou diversão. Significa também estilo de vida, que envolve uma cultura própria. Em todo o mundo surgem festivais que atrelam jogos, filmes e músicas ligados à bicicleta.


O Cycle Chic é o movimento criado pelo blog dinamarquês Copenhagen Cycle Chic em 2007 que gerou réplicas em dezenas de cidades pelo mundo. A ideia é pedalar sem pressa, com classe e estilo. Outra manifestação urbana ligada à bike: bicicletas com uma marcha só e freio no pedal que foram adotados por mensageiros; o Bike Polo, esporte que existe desde 1981 e ganhou fôlego recentemente, sendo bastante popular na Europa. Ou o Alley Cats, corridas de rua no meio do trânsito, com regras flexíveis e que ganharam a adesão de ciclistas urbanos e profissionais. O band leader do grupo Talking Heads, David Byrne publicou este ano o livro Diários de Bicicleta, com prefácio de Tom Zé. A obra já virou best seller.


EXERCÍCIOS FÍSICOS


Pedalar pode ser uma boa maneira de marcar um encontro com novas amizades, com a natureza e bons exercícios físicos. Pedalar melhora as condições cardiovasculares, a estrutura muscular e até o desempenho sexual. Esta é a conclusão de uma pesquisa (não-científica) realizada pela revista americana Bicycling, que entrevistou 1.675 pessoas, das quais 80% eram homens. Sessenta e seis por cento dos entrevistados disseram que o ciclismo tornou-os melhores amantes e 34% declararam que o desejo sexual aumenta depois de pedalar. Embora 72% respondesse que jamais encontraram parceiros através do ciclismo, 62% afirmaram que os ciclistas são mais atraentes.


O ciclismo, como malhação, está competindo com exercícios estabilizados, tais como o cooper e natação. A onda da bicicleta atacou em cheio, invadindo o asfalto, as praias e as poucas ciclovias que os baianos contam. É um verdadeiro “boom”, sobretudo na área litorânea de nossa cidade, para todas as idades. Nos fins de semana, o hábito de pedalar sobre duas rodas ganha a simpatia de todos. Vantagens não faltam. Além da malhação que proporciona um bem-estar físico completo, em especial o trabalho de pernas, a bicicleta é um instrumento contemporâneo, compatível com as dificuldades da modernidade. A “magrelinha” (como era chamada) não ingere gasolina nem álcool, estaciona em toda parte, não pega engarrafamentos e vale muito menos cruzeiros do que uma moto, sua parente mais próxima.


ELIMINA TENSÕES

Uma pedalada equilibrada proporciona uma série de consequências saudáveis como um bem-estar físico/mental. Associado ao trabalho de pernas, o ciclismo é um esporte que estimula a condição cardiovascular. Faz o pulmão captar mais oxigênio, além de transferir energia para o tecido muscular de todo o organismo. Assim, pedalar ajuda a eliminar tensões emocionais, aumenta a resistência orgânica e ajuda a fortalecer a musculatura do corpo.


Hoje, grande parte das bicicletas à disposição no mercado dispõe de um sofisticado sistema de câmbio que ajuda a atenuar o esforço. Os avanços todos significam que existe um modelo adequado ao tipo físico de cada um e apropriado às condições geográficas da região onde a pessoa mora. O modelo aperfeiçoado deu maior segurança, aumentando a propagação do esporte. Os avanços todos significam que existe um modelo adequado ao tipo físico de cada um e apropriado às condições geográficas da região onde a pessoa mora. O modelo aperfeiçoado deu maior segurança, aumentando a propagação do esporte chamado ciclismo. E já está em voga o bicicross – a corrida de bicicleta nos moldes do motocross.

-----------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: