Tamburini faleceu, vítima de overdose,
aos 31 anos de idade. Liberatore sobreviveu aos caos. Nascido na Itália,
estudou Artes Plásticas e mudou-se para Roma, onde cursou Arquitetura. Nos anos
80, publicou trabalhos nas revistas americanas, européias e japonesas. Seus
alcançou setores como a televisão, o cinema e até mesmo a música: são de sua
autoria a capa do disco de "The Man from Utopia", de Frank Zappa; os
figurinos do filme "Asterix e Obelix - Missão Cleópatra", trabalho
pelo qual ganhou um César; e inúmeras vinhetas televisivas para emissoras do
mundo todo. Hoje em dia, mora na França.
FRANKENSTEIN BIÔNICO
O quinto capítulo (Contemporâneos e
sucessos – uma escola de sacanagens) o pesquisador Gonçalo Júnios no livro
Tentação à Italiana, um perfil dos mestres do erotismo contemporâneo (Ópera
Graphica Editora, 2005) aborda Liberatore, o sexo e a paródia do caos, do
encontro entre Tamburine e Liberatore, da anatomia dos personagens, parceiros, amoral,
tudo ricamente ilustrado. Escreveu o pesquisador:
“O personagem era uma espécie de
Frankenstein biônico, pós-apocalipse, que radicalizava essa postura para mandar
seu recado num mundo caótico e sem saída, onde a violência se tornou umas
ferramenta usual do dia-a-dia – até mesmo nas relações amorosas. Sua parceria,
por quem era apaixonado, chamava-se Lubna, uma garotinha pré-adolescente
viciada em drogas, de visual punk, que se prostituía para comprar alucinógenos”
“Entre as características que a dupla
procurou destacar nas histórias de Ranxerox estavam a petulância, a mal-criação
e a depravação de uma sociedade moralmente corrompida e corrupta. O personagem
principal e Lubna, aliás, formavam um casal suigeneris que lembraria bem a
dupla sanguinária de ´Assassinos por Natureza´, filme de Oliver Stone. Assim
como no cinema, Lubna estava longe de ser uma garotinha frágil, como parecia”.
“O universo da dupla era extremamente
violento, com uma realidade distorcida a partir do comportamento da juventude
em sua época, influenciado principalmente pelo movimento punk, que surgiu nos
EUA no final da década de 1960 e migrara para a Inglaterra em meados dos anos
de 1970. Além das ideias inconformistas e até fatalistas, o visual punk de
Ranxerox funcionava também como uma forma de protestar pela manipulação do
vestuário e até da flagelação do próprio corpo. O personagem se tornou uma das
mais controvertidas invenções dos quadrinhos. Chegou a ser descrito como o
primeiro anti-herói pós-punk, um humanóide brutamontes que prenunciou a era do
caos urbano quer se seguiu nos vintes anos seguintes. Polêmico pela violência
exagerada e extremamente original em sua abordagem temática, transformou-se
numa das referências de sua época”.
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