17 janeiro 2007

Bandidos roubam a cena

Os mocinhos seguem um rígido e monótono código de disciplina. Os bandidos, cada vez mais violentos e espertos se adaptaram aos novos tempos e estão ganhando cada vez mais a simpatia do público. Veja a cronologia de alguns dos mais perigosos vilões:

1930 (EUA) – O fora-da-lei Bafo de Onça surge como grande inimigo do Mickey.

1933 (EUA) – Inspirado em Al Capone, Chester Gould cria o mais malvado dos vilões de sua temida e deformada galeria do crime nas tiras do detetive Dick Tracy: Big Boy Caprice.

1934 (EUA) – O Cobra é o mestre dos disfarces, que não dá sossego ao mágico Mandrake, de Lee Falk. Ninguém conhece sua verdadeira cara.

1939 – Dr. Silvana, o famoso cientista louco é o principal inimigo do Capitão Marvel. Ele inventa máquinas de todo tipo para conquistar o mundo.

1940 (EUA) – Coringa, da galeria dos bat-bandidos é o mais perigoso. Passou pelo crivo do Comics Code dos anos 50 e roubou a cena do herói.

1940 (EUA) – Surge Lex Luthor na décima aventura de Super Homem sem muito destaque.

1941 (EUA) – O arquivilão Caveira Vermelha anuncia seus assassinatos com assobios da “Marcha Fúnebre” de Chopin. O patriótico Capitão América, de uniforme bandeiroso entra na luta em defesa do bem.

1946 (EUA) – A vamp do crime, Silkie Satin é capaz de tudo para se dar bem. Tem uma paixão mal-resolvida com o herói Spirit, de Will Eisner.

1951 (EUA) – Atrás do Tio Patinhas e todo o seu tesouro estão os maiores bandidos de Patópolis: Irmãos Metralhas. Já a Maga Patalójica continua atrás da moeda número um do velho Patinhas.

1962 (ITÁLIA) – Diabolik, o homem dos mil disfarces fez muito sucesso com os leitores porque não tem piedade com suas vítimas, e criou até uma nova linha. Os “fummeti néri”, versão dos quadrinhos “noir”.

1966 (ITÁLIA) – Na onda do sucesso do Diabolik, surge os quadrinhos dos bandidões: o astuto e duro Kriminal, a loura e diabólica Satanik, além de Demoniak e Sadik (nos nomes não falta um exótico “k” para dar um toque de perversidade germânica).

1967 (ITÁLIA) – Rasputin é o mais louco dos rivais do aventureiro Corto Maltese, criação do italiano Hugo Pratt. Faz contrabando de armas e escravas brancas ou qualquer outro negócio por dinheiro.

1978 (ITÁLIA) – O cibernético Ranxerox conquista o público. Ele vive rodeado de violência e sangue. Ranxerox é um Frankenstein pós-moderno.

1982 (ESPANHA) – Daniel Torres cria o sofisticado vilão oriental Opium numa minissérie própria.

1985 (EUA) – O antimonitor mata Flash e Super-Moça na série “Crise nas Infinitas Terras”.

1986 (EUA) – Elektra, personagem coadjuvante das aventuras do Demolidor, depois de ser treinada como uma ninja moderna, vira uma verdadeira máquina de matar a serviço de quem paga mais.

1986 (EUA) – O Rei do Crime é recriado por Miller e passa por transformações significa
tivas.

1986 (EUA) – Surge Marshall Law, o assassino de super-heróis.

1988 (EUA) – John Byrne muda a trajetórias do bandido Lex Luthor, anos depois ele se torna o primeiro vilão biografado do mundo dos quadrinhos e o número um na preferência dos leitores.

1988 (EUA) – Howard Chaykin lança a série Black Kiss, trama hard core entre o mercado de drogas e o pornô.

1988 (EUA) – Em “Piada Mortal” o destaque é para o arquiinimigo de Batman, o Coringa.

1988 (BRASIL) – Surge a revista Porrada, mais um underground nativo para bandido nenhum botar defeito.

1989 (EUA) – Por decisão dos leitores norte-americanos, Robin morre pelas mãos do Coringa, depois deste aleijar metade de Gothan City com seu gás do riso.

1989 (EUA) – A arquiinimiga do Batman, a Mulher Gato chega às bancas numa minissérie de quatro números. Os vilões ganham mais espaço.

1989 (EUA) – Arkhan Asilum é mais um dos gibis especiais que levam o nome do Batman na capa, mas o astro é o Coringa.

1989 (BRASIL) – Surge a revista Animal que se rotula: feia, forte e formal.

1990 (EUA) – Uma essência eletrônica do mal (Coringa) permeia toda a cultura computadorizada em “Digital Justice”, graphic novel do Batman do futuro.

1990 (EUA) – Surge o hermafrodita Dom Patrol.

1990 (EUA) – A loucura é tema de Shade the Changing Man, um mutante psicopata.

1990 (EUA) – Miller lança Hard Boiled, sobre um ciborg impiedoso.

1990 – Os vilões tomam conta dos quadrinhos e aprontam, espelhando muito vem o espírito dó final de século XX. Série Vilões 3. Reportagem publicada originalmente no jornal A Tarde 05/05/1991. (Gutemberg Cruz)
















































Nenhum comentário: