Há vinte anos, os irmãos Larry e Andy
Wachowski entravam para história do cinema com um filme. Misturava filosofia,
audiovisual, kung fu, budismo, matemática, física, cyberpunk, referências a
Philip K. Dick e William Gibson (pais do cyberpunk), clássicos do cinema (Blade
Runner, Exterminador do Futuro, Akira) e um efeito especial nunca antes visto
foram alguns dos elementos que provocaram o sucesso de Matrix.
Matrix utilizou, além do próprio longa,
dois jogos de videogames, um site e uma série de animes – os Animatrix – para
completar o universo da trama, onde homens e máquinas inteligentes travam um
duelo em ambientes reais e virtuais. A Matrix vem da raiz europeia Matr, mãe.
Assim, Matrix é a fêmea com crias (no filme, os seres humanos são amamentados,
origem, útero, matrix, de onde todos nós viemos)
Só para o leitor ter uma ideia do
sucesso: 460 milhões de dólares foram arrecadados pelo filme nas bilheterias de
todo o mundo. 29ª posição no ranking dos melhores filmes de todos os tempos,
segundo o site MDB. E quatro Oscars na bagagem: Edição, som, edição de som e
efeitos visuais. Agora, vamos entrar nessa Matrix e conhecer mais de perto...
“Há uma grande diferença entre saber o
caminho e percorrer o caminho” (Matrix)
E se a realidade for um mundo virtual?
Essa foi a questão levantada em 1999 pelo filme Matrix, precursor de uma
trilogia de ficção. O primeiro filme era
sobre descobertas. O segundo, sobre força interior, e o terceiro, sobre
revoluções.
Em um futuro próximo, Thomas Anderson
(Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo
escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado
por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.
Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos
estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson
começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Por meio do encontro com os misteriosos
Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que
é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e
artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real
enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias
capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à
liberdade.
Este é o enredo de Matrix, filme
dirigido pelos irmãos Andy e Larry Wachowski e que ganhou quatro Oscars (Melhor
Edição, Efeitos Sonoros, Efeitos Especiais e Som) e recebeu uma indicação ao
Grammy, como Melhor Trilha Sonora.
“Você acredita em destino?", "Temos
o controle sobre as decisões da nossa vida?", e “O que é real?" são
algumas das reflexões lançadas pelo primeiro filme. O que há de tão diferente
entre se comer um delicioso bife e simplesmente ser induzido por seu cérebro a
acreditar que se está fazendo isso. Afinal, como nos é mostrado no filme, somos
baterias para as maquinas dominantes, e estas geram sensações em nosso sistema
nervoso para que nosso cérebro acredite que estamos levando uma vida
perfeitamente normal, com todas as alegrias e frustrações cotidianas, quando na
verdade estamos hibernando desde a nossa criação.
O visual dos personagens é dark ao
extremo. Roupas escuras, poucas palavras, óculos escuros e muita elegância. Um
dos principais destaques do filme é a técnica "bullet time
photography", cenas de intensa ação são desaceleradas, com a ajuda de computadores,
gerando até 12 mil quadros por segundo, transformando totalmente a forma que é
vista determinada seqüência do filme, como, por exemplo, a cena em que Neo
consegue desviar dos tiros de um dos agentes que o perseguem O bullet time
congela a cena e dá um giro por ela é um belo efeito especial. Outros efeitos
importantes: as explosões, os vidros quebrando, as balas caindo em direção ao
chão enquanto tocam em alguns pedaços do helicóptero, o “mini bullet-time” que
é utilizado quando o agente Smith acerta um tiro de raspão no pé de Morpheus,
quando ele ainda está pulando.
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