20 maio 2019

Lençóis: 255 anos de autonomia


Hoje, dia 20 de maio, o município comemora 255 anos de emancipação. Lençóis possui um rico conjunto arquitetônico, com vários prédios históricos. Está localizada na Chapada Diamantina, em uma região de serras de deslumbrante beleza natural. Em 1973, a cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).



É preciso dispor de muito tempo para conhecer o município de Lençóis. Conhecida como a capital informal e principal destino da Chapada Diamantina, a cidade tem seu patrimônio histórico tombado e é considerada a capital do diamante e uma das maiores referências entre as cidades baianas ligadas ao garimpo. Lençóis oferece o turismo cultural, histórico, esotérico e de aventura. A história de Lençóis confunde-se com o ciclo dos diamantes. Seu próprio nome, segundo uma das versões, remete ao garimpo: as lonas das barracas dos garimpeiros, vistas de longe, pareciam lençóis. Outra corrente de historiadores defende a tese de que o nome deriva da imagem dos rios descendo as montanhas que se assemelhavam a lençóis.



Difícil resistir à tentação de desembarcar no município e não visitar seus vales, cachoeiras, grutas, rios, rilhas e morros, como o mais famoso deles, o do Pai Inácio, de onde se descortina ampla visão de uma região que era inundada pelo mar há muitos milhões de anos. A 452 km de Salvador, Lençóis surgiu em meados do século XIX, hoje, sua população estima-se em 11 mil habitantes. A cidade apresenta um casario colonial muito rico e interessante, com bares, restaurantes e hospedagens, na sua maioria, instalado nesses prédios antigos, o que confere um clima altamente charmoso à cidade.



A atmosfera de tranqüilidade absoluta nas ruelas de Lençóis convida permanentemente seus nativos e visitantes à descontração. Atualmente, a cidade conta com uma ótima infra-estrutura para absorver a demanda do turismo. A Cidade Patrimônio é considerada pelo meio turístico como um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil. O tradicional lampião e o casario antigo simbolizam a cidade, por cujas ruas passavam ricos senhores do garimpo, escravos e estrangeiros compradores de diamantes. Dentre outras finalidades, foram usados na construção do metrô de Londres e nas fábricas da Ford.



PONTOS TURÍSTICOS - Antigo garimpo, Serrano originou o município, é formado por rochas coloridas e grandes crateras, que se transformaram em bacias, um lugar ideal para deliciosos e refrescantes banhos. Já o Salão de Areias, fica a 1 km da cidade e é um passeio para todas as idades, aqui, chega-se até uma boca de gruta, onde formações rochosas multicoloridas propiciam por decomposição, areias de diversas cores que são utilizadas para o artesanato.



Cachoeirinha, descendo entre os rochedos, é uma queda d' água de água cristalina, ficando a poucos metros do Serrano, é outra excelente opção de banho. Originada do Rio Grisante, Cachoeira da Primavera despeja suas águas em terreno de pedras, dando um tom ferruginoso, fica a 3 km de Lençóis. Já a maravilhosa Cachoeira do Sossego, a 7 km da sede, está num “canyon” formado pelo Rio Ribeirão e cercada por uma extensa área verde.



A Gruta do Lapão, distante dois quilômetros da cidade, é formada por rochas coloridas de grande beleza e possui fendas que se direcionam a profundos abismos. A Praia Zaidã, de areias alvas e com muita área verde ao seu redor, é uma praia fluvial que fica no rio São José, próxima à entrada da cidade. Por fim, o Rio Mucugezinho, a 4 km da sede, corre em alguns trechos sobre lajes, formando “tobogãs” e crateras, o banho e o mergulho são ideais.



Não deixe de conhecer também a exuberância da Cachoeira da Fumaça, experimentar a Malamba, uma comida indígena que era oferecida nas grutas da pratinha, feita de fubá e milho, miúdos de galinha e arroz. Aproveitar o misticismo da cidade e fazer uma boa massagem, além de conhecer a Casa de Geléia de José Carlos. Outros pontos importantes: Igreja de Nossa Senhora do Rosário (construída na segunda metade do século XIX em estilo rural), Mercado Cultural, Casa de Cultura Afrânio Peixoto (reúne precioso acervo), Casarão no alto do bairro São Félix (foi quartel general do Coronel Horácio de Mattos), Praça do Coreto (ponto de encontro dos jovens) e a Igreja Senhor dos Passos (dedicado ao padroeiro dos garimpeiros).  




Nenhum comentário: