29 julho 2014

Palavras poderosas (1)




Toda palavra é um mantra em ação. E são os pensamentos que materializam a palavra. As palavras têm poder, cada som, cada sílaba, cada letra é uma vibração que ao falar estamos soltando no ar.   As ondas repercutem nos campos sutis das pessoas que as ouvem, mas mais ainda, repercutem em todo o universo, pois tudo está interligado. É importante conscientizar-se do poder da palavra para utilizá-la sabiamente em nossas vidas. Eis algumas delas

DESEJO

Vontade, anseio ou ambição por alguma coisa; aspiração de ter, de conseguir ou de que algo aconteça. A palavra deriva-se do verbo desidero que, por sua vez, deriva-se do substantivo sidus (sidero), significando a figura formada por um conjunto de estrelas, isto é, as constelações. De sidera, vem considerare – examinar com cuidado, respeito e veneração – e desiderare – cessar de olhar (os astros). Deixando de ver os astros, porém, desiderium significa uma perda, privação do saber sobre o  destino. O desejo chama-se, então, carência, vago que tende para fora de si em busca de preenchimento.


Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia1 ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
 
GOSTO

Ter preferência; sentir paixão ou desejo; estar propenso; inclinado; sentir grande admiração. Resultado de um processo inteiramente individual de aprendizagem interna. Pierre Bourdieu observa não só as necessidades e capacidades culturais são um produto de criação e educação de classe, mas também que existe uma homologia entre a hierarquia de bens e a hierarquia de consumidores, de tal modo que as preferencias estéticas refletem sua organização a estrutura de espaço social.

IDENTIDADE

Conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Esses traços caracterizam o sujeito ou a coletividade perante os demais. A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes. Derivada da raiz latina, idem, que implica igualdade e continuidade. No mundo moderno, a comunidade bem dividida, compartilhada, em grande parte se dissolveu – deixando as pessoas modernas sem um claro senso de identidade. Hoje a política de identidade está ligada a minorias étnicas e religiosas, bem como a movimentos feminista e gay. Políticas de identidade são padrão para o futuro.
-----------------------------------------------------
HUMOR GRÁFICO NA BAHIA

Uma exposição com as obras dos precursores do grafismo baiano (cartum, caricatura, charge e quadrinhos) até os dias atuais é de grande necessidade para o grande público (jovem e adulto).

É necessário apresentar ao público a história desses artistas que continuam invisíveis e são importantes no registro dos acontecimentos históricos e sociais.

Por esse motivo, vamos apresentar em 2015 uma grande exposição de humor gráfico na Bahia e queremos a participação de todos os artistas.

Paraguassu, K-Lunga, Tischenko, Sinézio Alves, Fernando Diniz, Theo, Lage, Setubal, Nildão, Ruy Carvalho, Cedraz, Cau Gomez, Bfruno Aziz, Valterio, Flavio Luis, Luis Augusto, Valmar Oliveira, Andre Leal, Angelo Roberto, Eduardo Barbosa, Gentil, Jorge Silva, Carlos Ferraz, Helson Ramos, Hector Salas, Tulio Carapiá, Sidney Falcão são alguns dos artistas cujas obras estarão na mostra.
Participe, colabore. Contato: gutecruz@bol.com.br
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: