16 julho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (100)



2001 (BRASIL)O desenhista baiano Antonio Cedraz cria em julho no jornal A Tarde as tiras daTURMA DO XAXADO. Seca, trabalho na roça e falta de dinheiro são temas comuns da serie.




2002 (JAPÃO)One Piece tem uma tiragem recorde de primeira edição, com 2,6 milhões de exemplares.

2001 (BRASIL)O desenhista André Dahmer lança num site a tira MALVADOS. A série migrou para a imprensa, publicado no Jornal do Brasil e, depois, ganhou coletânea em 2005.

2002 (ARGENTINA)Começa a ser publicado MACANUDO, de Linieres. Macanudo é uma antiga palavra castelhana para dizer algo como bacana, legal.



2002 (BRASIL)A Marvel, também conhecida como Casa das Ideias nos EUA está de casa nova no Brasil. Depois de 22 anos com a editora Abril, títulos como Homem de Ferro, X-Men e Capitão América, entre outros, passam agora às mãos do grupo italiano Panini Comics, responsável pelo licenciamento, impressão e distribuição dos quadrinhos da Marvel em mais de 30 países atualmente.

2002 (BRASIL)Patati (Carlos Eugenio) e Allan Alex publicam no Rio O SEGREDO DA DEZ NA ÁREA, UM NA BANHEIRA E NINGUÉM NO GOL, quadrinhos e futebol na temática.

2002 (JAPÃO)Ao longo de dez edições de Pause, Mitsuba Wajima e Chiwawa relatam asaída do armáriode Kaitu, um estudante de arte japonês que vive em Londres.

2002 (BRASIL)No dia 28 de novembro a Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp)cria a GIBITECA, espaço dedicado as HQs, na Biblioteca do Centro Cultural que o Serviço Social da Industria (Sesi) mantem em plena Avenida Paulista..

2002 (BRASIL)A Opera Graphica lança o álbum FILHO DO URSO E OUTRAS HISTÓRIAS, compilação de terror do desenhista Flávio Colin (1930-2002). Seu traço forte, estilizado e o jogo de luz e sombra fazem do quadrinista um importante e autêntica referência na HQ nacional.

2003 (EUA) - Y: O ÚLTIMO HOMEM, de Brian K. Vaughan (roteiro) e Pia Guerra (desenhos). Um Mundo sem Homens. Em 2002 o planeta Terra mudou para sempre. Todas as criaturas com um cromossomo Y morreram instantaneamente ao redor do globo. Com a perda de mais da metade da população, a sociedade fica à beira do colapso e cabe às mulheres o fardo de juntar os pedaços e tentar manter nossa civilização. Mas esse "generocídio" não foi tão completo assim. Por alguma misteriosa razão, um jovem e seu macaco de estimação foram poupados do massivo extermínio. Do dia para a noite esse desconhecido de vinte e poucos anos virou o único homem do planeta e a chave para decifrar o mistério que varreu o sexo masculino do mapa. Publicada pela editora Vertigo em 60 edições, sobre o único homem sobrevivente de uma súbita, espontânea e simultânea morte de todos os seres do planeta com cromossomo Y, humanos e animais. A série foi aclamada pelo público e pela crítica especializada.


2002 (EUA) - GLOBAL FREQUENCY, de Warren Ellis;  

Frank Miller lança BATMANO CAVALEIRO DAS TREVAS 2, continuação da série de 1986 (a qualidade dessa série é considerada, entretanto, inferior à da primeira);  

Estreia a adaptação cinematográfica de Homem-Aranha, o maior sucesso do ano (o herói ganha mais dois filmes, em 2004 e 2007 - todos os filmes foram dirigidos por Sam Raimi). A partir daí, cinema e HQ se tornam grandes aliados na popularização dos super-heróislogo, heróis como Hulk, Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma, Hellboy, Demolidor e Elektra ganham seus próprios filmes (alguns deles, mais de um); 

Na França, a iraniana Marjane Satrapi inicia Persépolis, um retrato do Irã contemporâneo (em 2007, essa HQ é adaptada em desenho animado, dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud, que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação no ano seguinte);  

No Japão, Cinderalla, de Junko Mizuno, artista de grande influência no cenário pop japonês, representante do estilo kawaii noir, que combina o bonitinho do shoujo mangá com o grotesco dos mangás de terror.
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: