27 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (98)



1990 (FRANÇA)O brasileiro Leo (carioca Luis Eduardo de Oliveira) publica a sérieALDEBARAN, história de mistério e ficção científica.

1990 (BRASIL)Um paulista (Paulo Caruso), um chileno (Carcamo) e um baiano (Setubal) apresentam uma série de caricaturas no Shopping Barra. 

Além da mostra, os desenhistas quebram o distanciamento que existe entre o artista e o leitor realizando caricatura na hora.  

No mesmo ano, Cárcamo expõe no Museu Nacional de Belas Artes (Rio) em companhia de Chico Caruso, Luís Trimano e Cassio Loredano, a mostra Faces.

1990 (ITALIA)Surge a revista mensal BLUE, trazendo quadrinhos eróticos.

1990 (BRASIL)Em setembro é lançado o número zero da revista de humor e quadrinhos PAU DE SEBO em Salvador.  

A proposta é tratar com fina ironia e o modo de vida baiano, mexer com os costumes, a cultura, mitos sagrados, sensibilidade, misticismo, provincianismo e o poder.

1990 (ITALIA)Surge a revista mensal BLUE, trazendo quadrinhos eróticos.

1990 (EUA)Ao desenhar Amazing Spider Man por dois anos, Todd McFarlane deu aos vilões um grau de repugnância antes impensável. Passou a desenhar o herói de modo anguloso, derivado diretamente do pioneiro Steve Ditko. A tira ganhou viscosidade e força.  

O público delirou. Mas ele não tinha autonomia total. Ao conversar com Jim Salicrup, editor do Aranha, resolveu lançar novo título.  

E nasceu Spider Man que vendeu em um mês três milhões de cópias no mercado norte-americanoo triplo do que todos os outros títulos do Homem Aranha (Web of Spider Man, Amazing Spider Man e Spetacular Spider Man).

1990 (BRASIL)Desenhistas baianos publicam a revista alternativa PAU DE SEBO. Em São Paulo, Mozart Couto edita O VIAJANTE.

1991 (BRASIL)Edgar Vasques cria na revista Mil Perigos, da Dealer Editora, PIRU, O PAPÃO DAS MOCRÉIA.

1991 (FRANÇA)Asterix é um dos principais símbolos da identidade francesa. No meado do ano o pequeno herói foi escolhido para ilustrar a capa de uma edição especial sobre a França na revista norte americana Time. O desenhista Uderzo lança sua biografia, UDERZO STORIX, escrita por B. De Choisy e publicada pela editora Lattes. Também neste ano o feminismo invade a aldeia gaulesa de Asterix. O álbum A ROSA E A ESPADA, 29a aventura desde herói baixinho e bigodudo que,  emcompanhia do inseparável amigo Obelix e da poção  mágica do druída Panoramix, resiste e impede o domínio de toda a Gália pelas tropas romanas do imperador Julio César. Pela primeira vez em 30 anos as mulheres são o elemento central de uma historia de Asterix.  No enredo, a professora Maestria, mulher emancipada da Lutécia (Paris) chega à pequena aldeia para substituir as funções do bardo Chatotorix. Seu comportamento provoca uma verdadeira revolução na pacata aldeia. As mulheres se rebelam contra o domínio masculino. A situação é controlada após a intervenção de Asterix, um solteirão convicto.
           
1992 (BRASIL)Volta a fixar-se no Brasil o carioca Loredano que passou quase 15 anos na Europa. Ele foi chamado por um grande caricaturista deo maior derretedor de figura humana.

1992 (BRASIL)Lage publica na Tribuna da Bahia a tira BREGA BRASIL e tem relação com o Paulo César Farias, o PC Farias.

1992 (BRASIL)Na campanha da candidata a prefeita de Salvador, Lídice da Mata, Lage desenha um folhetim onde mostra PC Farias, Collor, ACM e Manoel Castro dentro de um saco e a fraseFarias do mesmo saco.  

A Tribuna da Bahia gostou e publicou como uma charge diária. Houve uma repercussão e a inédita ação do Tribunal Regional Eleitoral baiano que pretendia dar direito de resposta ao governador ACM por conta dessa charge. A decisão inédita deixou advogados embaraçados, Tentaram processar o jornal, mas não conseguiram processar e nem o direito de resposta.Eles vão responder com uma outra charge?” mostravam-se curioso e ansiosos para ver odesfecho da questão.


1992 (FRANÇA) – O suíço Philippe Chappuis, de nome artístico Zep, cria o garoto TITEUF

Nas histórias, o menino e sua turma se defrontam com o mundo adulto, principalmente o lado mais safado dos crescidos. 

No universo de Zep, o sexo é desenfreado, provocando em Titeuf as mais estaparfurdias conclusões.
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.


0 Comentários:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home