10 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (92)



1989 (EUA)A Marvel lança ACTS OF VENGANCE, marcada pela ascensão dos vilões, um estrelato consolidado pela crescente popularidade de personagens violentos nos quadrinhos. Reunidos por um misterioso mordomo, os maiores vilões do universo Marvel unem-se para destruir seus inimigos. Mas em meio a tantos ataques e surpresas, quem realmente está buscando, procurando e encontrando vingança ? Descubram em Atos de Vingança que é uma série de história em quadrinhos que reuniu diferentes super-heróis da Marvel Comics, promovendo Crossover de muitas revistas da editora, publicadas no período de 1989 - 1990. O tema principal das histórias, era a troca de super-vilões, que atacaram super-heróis diferentes dos quais estavam acostumados a combater.


1989 (EUA)O sólido personagem de Paul Chadwick, Concreto consegue abocanhar três dos mais importantes prêmios concedidos à indústria dos comics americanos: the Golden Apple Awards (89, melhor série regular), Harvey Awards (89, melhor escritor e desenhista) e o Will Eisner Comics Industry Awards (88, melhor série).  

Um sucesso rápido e fulgurante para um personagem pouco convencional, que vai de encontro ao apelo dos superpoderes dos heróis uniformizados.

1989 (EUA)O roteirista Bill Spangler cria a série BLOODBROTHERS (quatro volumes bimestrais de 32 páginas em preto e branco, com o selo de Eternity Comics). Sequência parcial do obscuro Bloodwing, estrelado por um herói homônio em 1988, a HQ explora violência selvagem, traduzindo a ânsia pelo poder, em contraste com acivilizaçãodas corporações políticas. O lápis detalhista é de Phillip Hester e a arte final, de Rus Sever.

1989 (EUA) - O Prêmio Harvey de melhor revista em quadrinhos foi para Love and Rockets e melhorescritor para Gilbert Hernandez. A premiação dos Harvey Awards é um das mais tradicionais e cobiçadas dos EUA. A lista dos vencedores de 89, referente à produção  em quadrinhos de 88, tem como grande vitorioso: Batman: A Piada Mortal (melhor história, graphic álbum, coloristaJohn Higgins e artistaBrian Bolland).  Em seguida veio Love nd Rockets (melhor revista e escritorGilbert Hernandez). Paul Chadeick, de Concrete, foi o melhor cartunista (escritor/desenhista). Al Williamson levou o prêmio por suas arte final em Demolidor. Na categoria humor, deu Bill Watterson por Calvin e Haroldo. A merlhor série nova foi Kings in Disguise, de James Vance e Dan Burr. E a melhor edição americana de material estrangeiro acabou sendo a série Incal, de Moebius e Jorodowsky.


1989 (EUA)Uma cartilha com HQ distribuída em massa nas escolas para ensinar adolescentes a se defenderem da inflação: THE STORY OF INFLATION é apenas uma das peças de um programa que inclui filmes e outros instrumentos educativos, em inglês e espanhol, preparados pelo FED, o banco central americano. Isso ajudou Ronald Reagan a derrubar a taxa de 12,4% durante seu governo e hoje previne uma retomada do processo.

1989 (INGLATERRA)Os inimigos do cigarro ganharam um forte aliado nas páginas de jornais do mundo inteiro: DO BONÉ, o famoso personagem criado pelo cartunista inglês Reg Smythe. Sensível aos apelos dos grupos antitabagistas britânicos, ele aposentou o cigarro de do Boné de uma vez.Sei que ele é muito lifo e não queria incentivar as pessoas a continuarem fumando, diz Smythe. Apesar da decisão, o autor não seguiu o exemplo de sua criação.

1989 (FRANÇA)O cineasta Alain Resnais roda seu 11º longa metragem I WANT TO GO HOME
(Quero ir pra Casa), comédia cujo herói é um velhor cartunista americano: Jules Feiffer.Sempre gostei das histórias em imagens, diz. É assim que Rsnais chama as histórias em quadrinhos. Gerard Depardieu faz o papel de um professor universitário. O filme conta a história de Joe Wellman, um velho cartunista vulnerável que se aproveita de um festival de quadrinhos a que é convidado, em Paris, para tentar reencontrar a filha que veio estudar e da qual não tem notícias dois anos. Seguem-se perseguições e qüiproquós, desencontros e inúmeros mal entendidos devido à barreira da língua.

1989 (EUA)É lançada a primeira versão para os quadrinhos do HOBBIT, criação de J.R.Tolkie ligada à Saga da Terra Média, contada em O Senhor dos Anéis.

1989 (EUA)Estreia a versão cinematográfica de um dos mais populares personagens da Marvel Comics: O JUSTICEIRO (The Punisher). O combatente psicopata do crime é vivido por Dolph Lundgren, que tingiu de preto seu cabelo louro. O diretor é Mark Goldblatt.

1989 (EUA)Novo seriado televisivo do Super Homem enfoca desta vez sua adolescência. O ator escolhido é John Haimes Newton para o seriado de 104 episódios. A série rompe a continuidade estabelecida para o personagem nos quadrinhos: em seu cinqüentenário, foi definido que Clark Kent se tornou o Super Homem depois de adulto.

1989 (EUA)O cineasta Wes Craven filma a continuação de O Monstro do Pântano, trazendo no papel do monstro o ator Dick Durock. O novo design do mostro é baseado nas HQs de Steve Bisette e John Totleben.

1989 (BRASIL)A caricaturista Márcia Braga recebe menção honrosa em caricatura e primeiro prêmio de escultura no II Salão Carioca de Humor, da Casa Laura Alvin.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: