03 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (87)




1988 (EUA) - JESSICA RABBIT é cantora de cabaré, sedutora, envolvente, perigosa. Em seuvestido de cetim vermelho sem alças (o de Rita Hayworth em Gilda era preto) com generosas aberturas laterais expondo coxas e luvas azuis, Jéssica é um caso. Pode induzir, pelas suas aventuras sexuais e pelos compreensíveis ciúmes do marido, ao crime, como suspeita a polícia. Jéssica é um toon (personagem de desenho animado), mulher do coelho Roger Rabbit. Agora é um novo mito sexual. Mas os mitos sexuais, nestes tempos de Aids, parecem se reduzir a isto: traços de desenhos saídos dos lápis, desejos, sonhos e onanismo dos criadores. Richard Williams é o criador de Jessica e de seu coelho. A estonteante mulher de tinta e acetato que co-estrela Uma Cilada para Roger Rabbit finalmente destrona a veterana Betty Boop (outratoonerótica dos anos 50) do posto dea mais desejada dos desenhos animados.
A sex-symboll de 1988 é capa dos números de novembro de Tatler (revista de moda britânica) eretocada sobre o corpo de uma modeloda Playboy norte americana, anunciando as cenas dos filmes maisquentesdo ano. A sedução de humanos por um desenho como Jéssica abre um novo capítulo em alternativas sexuais, e influenciou a restrição do filme nos EUA à categoria de liberado para crianças acompanhadas pelos pais. Jéssica reúne características de atrizes famosas como Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Lauren Bacal e Verônica Lake e é dublada por Kathleen Turner. Ela assume o posto ocupado durante 50 anos por Betty Boop, a primeira personagem sensual de desenhos animados, criada por Max Fleischer.

1988 (EUA)A DC Comics faz uma pesquisa telefônica de dois dias, em que 5.343 pessoas foram afavor da morte de ROBIN e 5.271 contra. O editor das histórias de Batman, Dennis O´Neil decide pela morte de Robin: depois de uma explosão fatal provocada pelo CoringaUma Morte na Família).  

Robin não é Dick Grayson, o pupilo adolescente do milionário Bruce Wayne que desempenhou o primeiro papel. Grayson cresceu e agora tem a sua própria historieta desde 1984, onde é o Asa Noturna, líder dos Titãs Adolescentes. Seu lugar foi ocupado por Jason Tood, morto pelo risonho e debochado Coringa. Roteiro de Jim Aparo. A revista foi lançada no mesmo mês que o filme Batman, de Tim Burton


1988 (BRASIL)A Press Editorial lança a revista de HQ nacional MONGA, a Mulher Gorila. O nome da revista é referente à mulher macaco do antigo parque Shangai, São Paulo.  

A publicação é criação dos cartunistas Jal e Gualberto. No primeiro número mostra trabalhos em quadrinhos do artista plástico Guto Lucaz, a estreia do filho de Ziraldo, uma HQ de Patrícia Galvão (a Pugu), outra de Alain Voss e muitas de quadrinheiros nacionais.

1988 (EUA)Donn Bluth (ex-animador dos estúdios Disney) lança seu terceiro longa metragem de animação EM BUSCA DO VALE ENCANTADO, produção de Steven Spielberg e George Lucas. O desenho, passado na pré-história, é estrelado por dinossauros de todos os tipos. Em manadas  separadas, os grandes bichos se encaminham para o Vale Encantado procurando comida. Um cataclisma separa os filhotes de suas famílias e eles precisam se unir para enfrentarem a perigosa jornada até o Vale Encantado.


1988 (EUA)BATMAN, O FILHO DO DEMÔNIO, graphic novel escrita por Mike W.Barr e desenhada por Jerry Bingham. A série traz a volta de um dos maiores inimigos do herói, Rãs Al Ghul, com quem Batman se alia contra um terrorista internacional. Uma curiosidade adicional: Batman tem um filho com a filha de Rãs, Tália.

1988 (PORTUGAL)Em maio surge nas bancas de Portugal a revista SELEÇÕES B.D. publicando trabalhos de Lauzier, Dany e Greg, Jean-Claude Servais, Edgar Pierre Jacobs, Enki Bilal entre outros.

1988 (ESPANHA)A Norma Editorial lança INIMIGOS COMUNS, o segundo de uma série de quatro álbuns de histórias independentes entre si, dos espanhóis Jorge Zentner e Rubén Pellejo. Trata-se de uma aventura com preocupações existenciais e libertárias. Na aridez do Norte da África, Dieter Lumpen enfrenta tunisianos terroristas, tunisianos libertadores, ingleses de pouco caráter e toda a polícia, somente para ajudar o comendador Giuseppe Giuliani, velho amigo, a reaver um balão. No Brasil foi publicado na coleção Graphic Novel da Editora Abril Jovem em 1990.

1988 (EUA)A verdadeira ressurreição de Pernalonga deu-se em UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (Who Framed Roger Rabitt). Aos 80 anos, Mel Blanc voltou a fazer as vozes dos personagens da Earner, sendo internado após as gravações. Mel Blanc fechou o desenho dizendo pela última vez:Isso é tudo, pessoal(That´s all, folks!). Morreu em junho de 1989. O sucesso de Roger Rabbit levou a Disney a produzir Tummy Trouble (1988), de Rob Minkoff.
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: