18 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (96)




1992 (JAPÃO)SAILOR MOON, de Naoko Takeuchi, série que redefine o conceito do shoujo mangá, particularmente dos mahou shoujo; aparece pela primeira vez o personagem Gon, dentro da série Flash (criada em 1985), de Masashi Tanaka. Esse personagem é o protagonista do mais famoso mangá sem palavras do Japão;

1993 (EUA) -  A Morte do Super-homem é um arco de histórias em quadrinhos que serviu como catalisador para o evento crossover da DC Comics de 1993. O arco de histórias completo é chamado de A Morte e o Retorno do Superman. Superman entra em combate com um aparentemente imbatível monstro chamado Apocalypse nas ruas de Metrópolis. Como desfecho da batalha, ambos combatentes morrem. A mídia crédula criou um burburinho intenso que resultou em
recordes de vendas.

O crossover descreveu a reação mundial a morte do Superman em "Funeral para um amigo", o surgimento de quatro indivíduos clamando-se como o "novo" Superman, e o eventual retorno do Superman original em "O Retorno do Super-homem". A história, planejada pelo editor Mike Carlin e a equipe criativa de Superman de Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson, Jerry Ordway, e Karl Kesel, atingiu enorme sucesso: os títulos do Superman ganharam exposição internacional, alcançando o topo das vendas de quadrinhos. O evento foi amplamente coberto pela mídia jornalística americana e mundial.

1993 (EUA)A DC Comics radicaliza: mata seu maior ícone, o Superman (e, posteriormente, o ressuscita), em um evento que mobiliza inclusive a mídia, e, no mesmo ano, transforma o Lanterna Verde Hal Jordan em vilão, na saga Crepúsculo Esmeralda. Ao mesmo tempo, a editora cria o selo Vertigo, de HQ de teor adulto. Sob este selo, saem obras como SANDMAN, ORQUÍDEA NEGRA, LIVROS DA MAGIA, PREACHER e TRANSMETROPOLITAN.

1993 (EUA)ESTRANHOS NO PARAÍSO, de Terry Moore. O foco da trama é a complexa relação entre três personagens, Katchoo, Francine e David. Katchoo é selvagem, desbocada, mal humorada, violenta, artista e culta. Completamente apaixonada por Francine uma garota insegura, mal amada e de continuadas paixões que acabam em coração partido (o dela). 

Completando a “família” temos David, um rapaz gentil, companheiro e apaixonado por Katchoo, com todas estas qualidades ele se torna o último homem da Terra que ela gostaria de namorar. Com diversas reviravoltas ao longo das 90 edições, ficamos na expectativa do desenvolvimento dos personagens, nos identificamos, vivemos suas agruras e aventuras diferentes e, ao mesmo tempo, tão próxima da realidade dos jovens adultos e seus conflitos emocionais.



1993 (EUA) – Bane é o vilão que se tornou o maior pesadelo da vida de Batman. Estreou na saga A Vingança de Bane, em janeiro. Com visual de desafiante mascarado de luta livre, Antonio Diego nasceu e viveu 30 anos na prisão por causa de crimes supostamente cometidos por eu pai. O longo cárcere o deixou mais do que psicótico. Fruto de uma experiência, recebeu o poderoso esteroide Venon que o deixou forte e cruel. Drogado quebrou
Batman na revista Detective Comics 497, mandando-a para a cadeira de rodas.

1993 (EUA) - HELLBOY, de Mike Mignola.O personagem já teve dois filmes por Guillermo del Toro (2004, 2008), além de animações em DVD. Trata-se de um demônio trazido à Terra ainda criança por um experimento nazista, mas que acabou resgatado pelos aliados





1993 (FRANÇA)PALESTINAUMA NAÇÃO OCUPADA, de Joe Sacco (o maior expoente dochamado Jornalismo em Quadrinhos, que as histórias se baseiam nos relatos de viagem do autor. Também são de Sacco: Palestina - Na Faixa de Gaza (a segunda parte de seu relato sobre o conflito árabe-israelense), Área de segurança - Gorazde (2000) e The Fixer - Uma História de Sarajevo (2003), essas duas enfocando a guerra da Bósnia, entre outros).


1994 (EUA) - Saem, pela Wildstorm/Image, WILD C.A.T.S. (posteriormente, apenas Wildcats) e G.E.N. 13, ambas de Jim Lee e Brandon Choi; Ao mesmo tempo, Todd McFarlane expande seus negócios com a criação da McFarlane Toys, empresa especializada em fabricar action figures (figuras de ação), bonecos baseados em personagens de HQ e filmes, que chamam a atenção pelo design;  

Pela DC Comics, sai a megasaga Zero Hora, destinada a resolver problemas de cronologia que permaneceram após a Crise nas Infinitas Terras; Pela Marvel, sai Marvels, de Kurt Busiek e Alex Ross (que, com sua arte quase fotográfica, torna-se o artista de maior destaque dos anos 90); No Japão, Meitantei Conan (Detective Conan), de Gosho Aoyama, Rurouni Kenshin (Samurai X), de Nobuhiro Watsuki, e Mugen no Juunin (Blade, a Lâmina do Imortal), de Hiroaki Samura;

1994 (EUA) – OS INVISÍVEIS é uma das séries mais
consagradas do selo Vertigo, grande obra na carreira de Grant Morrison. Foi publicada entre setembro de 1994 e junho de 2000. 

A série apresenta a trajetória de um grupo de cinco agentes de uma grande sociedade secreta que combate forças malignas que ameaçam a humanidade. A narrativa é cheia de psicodelia, dadaísmo, figurinos espalhafatosos, simbolismo, menções históricas e literárias e autorreferências.


1996 (EUA)Sai, pela DC, O REINO DO AMANHÃ, de Mark Waid e Alex Ross, considerada a melhor minissérie de super-heróis dos anos 90; A Marvel, por sua vez, declara-se falida, ao mesmo tempo que promove o evento Heróis Renascem, onde as revistas dos principais personagens foram desenhadas por alguns de seus ex-artistas, os fundadores da Image Comics: Rob Liefeld, Jim Lee e Whilce Portacio. No entanto, esse evento despertou polêmica, principalmente por parte de Liefeld, cuja arte foi bastante criticada e, devido aos constantes atrasos, sua parte no evento foi assumida por Lee; Ao mesmo tempo, ocorre o evento-chamariz Marvel Vs. DC, quando os personagens das duas editoras são postos para lutar uns contra os outros - sendo que alguns dos embates têm seu vencedor decidido pelos leitores, e outros pelos roteiristas (concomitante a esse evento, Marvel e DC lançam a série Amálgama, de revistas com personagens criados a partir da fusão de heróis das duas editoras); Bone, de Jeff Smith; Big Guy and Rusty the Boy Robot, de Frank Miller e Geoff Darrow; No Japão, Inu Yasha, de Rumiko Takahashi; Shoujo Kakumei Utena (Utena), de Chiho Saito e Be Papas; Yu-Gi-Oh!, de Kazuki Takahashi, mangá que inspirou o célebre card game; Pokémon estréia nos games, concebido por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori. O mangá, produzido por Hidenori Kusaka, seria um dos muitos subprodutos do jogo.


1997 (EUA)OS INVISÍVEIS, de Grant Morrison; RED ROCKET 7, de Mike Allred, misto de ficção científica com a história do rock'n roll; PODER DIVINO: AS AVENTURAS DE MAX FARADAY, de Jim Lee.

1997 (JAPÃO) - WAMPISU (One Piece), de Eiichiro Oda (série considerada sucessora de Dragon Ball e um dos mangás shounen mais vendidos da atualidade), HELLSING, de Kouta Hirano, EDEN, de Hiroki Endo, e FUTARI ECCHI, de Katsuaki Nakamura, o mangá erótico mais vendido da atualidade.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: