04 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (88)



1988 (EUA)Keith Giffen e Todd McFarlane lançam o crossover pela DC, INVASÃO que contacomo o excesso de super seres da Terra perturba várias civilizações alienígenas que, temendo uma possível supremacia da Terra, organizam um ataque em massa com o objetivo de dominar o planeta e capturar ou eliminar seus super heróis. No Brasil a minissérie em três edições e crossovers foi editado no final de 1990 pela editora Abril Jovem.


1988 (EUA)A Marvel, experimenta, uma variação do tema crossovers (personagens de revistas diferentes se encontram na mesma narrativa), ligando todos os seus almanaques na mesma estrutura narrativa, através de EVOLUTIONARY WAT, uma guerra formentada pelo super ser conhecido como Alto Evolucionário.

1988 (BRASIL)Em janeiro, o Estado de São Paulo, em seu Caderno 2, publica a tira da dupla Newton Foot e Pitliuk: AFAGOS AMARGOS. J.Bitterman é um sujeito bem-casado, tem dinheiro, amigos, carros, amantes. Mas ele não gosta de nada, é niilista, derrotista. É o personagem central da tira. Vivi Hot é paradigma da mulher moderninha, Almir F é um canastrão, Kátia K liberadona e meio tarada. São personagens patéticos, esquizofrênicos, paranoicos, tipicamente urbanos compõem o mundo de Bitterman. Crônica de costumes da sociedade pós-disque pizza e home-vídeo.

1988 (BRASIL)A Catânia Editora lança o álbum ANTOLOGIA BRASILEIRA DE TERROR, resgatando o terror sensual de Eugênio Colonnese.

1988 (BRASIL)O desenhista Mozart Couto em parceria com o roteirista Emilio Braz cria as aventuras do indiozinho TAMBA TAJA, que passaria a ser publicada no ano seguinte, semanalmente na revista belga juvenil Top Magazine. Logo ele conquista o públicoeuropeu através da agência belga Commu International.

1988 (EUA)A Eternity Comics publica a mini-serie bimestral, em quatro números, FIST OF GOD (Punho de Deus, literalmente). Nos traços preto e branco de Butch Burcham, argumento de R.A.Jones. O aventureiro Mick Taggert viaja pelas montanhas da Pérsia e mares da Mal´sai, ni rastro de um homem que se diz ressuscitado e que reclama o trono místico de Peacoch. Ambientada nos anos 20, a obra mantém a tradição das pulp novels sempre uma linda mulher em perigo.

1988 (BRASIL)Com o subtítulofeio, forte e formal, a revista ANIMAL surgiu em abril, dizendo logo ao que veio. E veio fazendo barulho, em nome do sexo, drogas e rock and roll. Nasceu do projeto de uma equipe jovem, comprado pelo belga Vincent Henri Ducarne (VHD). A capa do primeiro número estampava a expressão furiosa de Ranxerox, robô construído pela pequena Lubna, cientista de 13 anos, viciada em toda sorte de tóxico, que usa seu cibernético companheiro como amante e guarda costa. A edição de estreia inova com o fanzine Mau, encarte em papel inferior, recheado de informações sobre música, arte e quadrinhos.

1988 (EUA)O escritor britânico Grant Morrison conseguiu obter sucesso onde tantos outros falharam: deu um estilo a BUDDY BAKER (o Homem Animal) que o tornou interessante o suficiente para conquistar o público leitor.

1988 (EUA)O antigo símbolo SMILE (aquela carinha amarela e sorridente), que abrevia o primeiro volume da série Watchmen (Alan Moore/Dave Gibbons) manchado de sangue, e fecha o último quadrinho do volume final manchado de catchup, tornou-se popular outra vez e virou símbolo da cultura acid (acid house music). A marca Watchmen (o relógio), inclusive foi transformada em griffe pela DC Comics, o que desagradou seus criadores.

1988 (FRANÇA)Em ERMA JAGUAR, o francês Alex Varenne nos a fantástica história de Erm, obrigando-nos a segui-la no seu desvario através das auto estradas e dos encontros mais surpreendentes, numa viagem onde a beleza plástica do desenho faz contraponto aoerotismo e ao inusitado de cada situação.


Erma Jaguar é uma de suas personagens mais conhecidas, uma espécie de “madame” moderna que à noite, vestindo seu corpete preto e dirigindo seu carro, sai buscando satisfazer todas as suas fantasias. Insaciável, ela enlouquece homens e mulheres de todos os tipos – uma jovem esposa, uma mulher inspirada na “deputada” italiana Cicciolina, um sujeito que mais parece um funcionário público, uma teenager, uma dragqueen, um cego... Todos cabem nos desejos de Erma Jaguar. Todos, da dama ao caminhoneiro, são a presa de seus instintos mais libidinosos.

1988 (EUA)O desenhista e roteirista Howward Chaykin lança a série BLACK KISS, uma violenta saga erótica, pornô chique de primeira linha. Narra as aventuras de um típico herói chaykiniano, irônico e com pinta de galã, envolvido numa trama hard core entre o mercado de drogas e o pornô. Cenas de sodomia, tortura e masoquismo acontecem em cada página, tudo estilizado num claro escuro duro, realista. Chaykin reabilitou o personagem Sombra em 1987 e criou American Flagg, dando uma perversa e doentia visão do futuro.

Considerada um verdadeiro best-seller dos quadrinhos underground na década de 1980, a história chegou a ser proibida na Inglaterra e queimada na Austrália devido ao seu teor, que mistura sexo e violência. O “herói” desta história é Cass Pollack, um sujeito boa pinta, mas muito azarado. Músico de jazz, recém saído de uma clínica
de recuperação para drogados e metido com o submundo do crime, ele da carona para uma loira estonteante e acaba se envolvendo numa trama macabra cheia de pornografia, cultos satânicos, prostituição, drogas, sociedades secretas, corrupção, violência, muito sexo, morte… No meio disso tudo há ainda um segredo ou dois guardados a sete chaves…


-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: