09 maio 2013

O que é que a Bahia tem? (2)


8. A Bahia é o único Estado do Brasil que possui cinco biomas distintos:  cerrado, caatinga,  mata atlântica, zona costeira e marinha. A Bahia detém 3% da área do bioma caatinga.

9. Temos a maior cascata do país e quinta do mundo, com 370 metros de queda d´água, a Cachoeira da Fumaça. Está situada no município de Palmeiras. Um lugar perfeito para os amantes de esportes radicais.

10. Temos uma das maiores grutas de quartzo da América do Sul e a segunda maior do Brasil. Está localizada em Lençóis. Trata-se da Gruta do Lapão em 1.000 metros de extensão e cerca de 10 metros de largura, com uma boca de saída de 60 metros de altura, cortada de ponta a ponta pelo rio que leva o mesmo nome.

11.Um dos primeiros cinemas inaugurados no país foi o Cine Olympia, em 1893, na Baixa dos Sapateiros onde os baianos começaram a ter contacto com o cinema. A partir das primeiras exibições dos filmes, o cinema passou a ser uma das principais opções de lazer do baiano na época. O Cine Olympia (mais tarde transformado em Cine Aliança), viveu seus dias de glória até 1975 quando a sala se transformou numa loja de confecções. Era o poder econômico esmagando a sétima arte.
 
12. A maior ponte suspensa numa floresta tropical das América fica no Exoparque de Una, uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional, distante 45 Km ao sul de Ilhéus. Dividido em quatro etapas, num total de 100 metros de percurso, ele foi erguido a 25 metros de altura, amarrada junto aos troncos de árvores centenárias como a copaiba e o jatobá. Tudo para que o ecoturista possa apreciar a natureza de um ângulo um tanto inusitado; das alturas, acima da copa das árvores. Una é um município que fica situado no litoral sul

13. A Bahia tem a maior população negra fora da África e a mistura de raça e culturas se traduz em musicalidade, alegria e simpatia. A forte influência deixada pelos africanos está em todas as áreas: na culinária, nas cerimônias religiosas, nas manifestações folclóricas, na música e dança. A herança africana está presente nos principais pratos da cozinha baiana como no caruru, vatapá e o mais popular quitute baiano, o acarajé. O famoso acarajé surgiu nos rituais do candomblé e hoje é vendido em cada esquina de Salvador pelas baianas.

14.O turismo náutico esta ligado à industria de fabricação de embarcações de passeios turísticos. Dona de belezas naturais singulares, a Baía de Todos-os-Santos congrega 56 ilhas e 14 municípios em seu entorno. A maior delas, Itaparica, é um paraíso que encanta os visitantes por conta do visual bucólico das águas calmas da sua enseada. Com bons ventos e condições para esportes como a vela, a Baía de Todos-os-Santos também é parada obrigatória das regatas internacionais que têm o Brasil incluído no roteiro. As paisagens de cidades históricas como Salvador, Cachoeira e Maragojipe também enriquecem o visual para os turistas que chegam ao Estado a bordo de embarcações

15. A Bahia foi o primeiro Estado a estruturar o turismo étnico, ideia que partiu da compreensão da ancestralidade do povo baiano. A Bahia, com quase 80% da população afrodescendente,  é o primeiro Estado brasileiro a estruturar o segmento do turismo étnico. A importância do projeto para a Bahia está constatada devido ao grande interesse dos afro-americanos. Além do candomblé e da capoeira, como atrativos, muitos veem à Bahia todos os anos para prestigiar eventos específicos como a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, como forma de retomar as suas origens.
 

16. Temos a caverna apontada como a maior do Hemisferio Sul, a Toca da Boa Vista (em Campo Formoso) com 84 quilômetros.

17. Temos a maior baía do Brasil, a de Todos os Santos, com 1.052 km2. Maior baía navegável do Brasil e um dos mais favoráveis locais para o lazer náutico das Américas. A Baia de Todos os Santos é a segunda maior do mundo mas em condições de navegabilidade o ano inteiro. A Baía de Todos os Santos, considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é a maior Baía do Brasil com 1.100 km2 de extensão. É bordejada por exuberantes manguezais nos estuários dos rios Paraguassu, Subaé, Jaguaripe, Cobre, dentre outros, em mais de 60 por cento de seu perímetro, apresentando uma riqueza de flora e fauna com inigualáveis paisagens de costões rochosos e praias arenosas, restingas e apicuns, com a singularidade de agregar duas pequenas baías em seu interior: a Baía do Iguape e a de Aratu.

.................................................................

Canções da música popular que ouço o tempo todo (Vol.18)


O bêbado e a equilibrista, Elis Regina (Essa Mulher)
Assum Preto, Luiz Gonzaga (O Nordeste na Voz de Luiz Gonzaga)
Ouro de tolo, Raul Seixas (Krig-ha, Bandolo!)
O descobridor dos sete mares, Tim Maia (O Descobridor dos Sete Mares)
Valsinha, Chico Buarque (Construção)
Você não soube me amar, Blitz (As Aventuras da Blitz)
As rosas não falam, Cartola (Cartola)
Detalhes, Roberto Carlos (Roberto Carlos)
Brasileirinho, Waldir Azevedo (Waldir Azevedo)
O samba da minha terra, Dorival Caymmi (Dorival Caymmi)
-----------------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

0 Comentários:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home