19 abril 2012

Água, gruta, índios, sonhos (1)


No princípio foram as águas

A água é essencial em todas as atividades humanas: alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas, que demandam água em qualidade e quantidade diferenciada.

A simplicidade da composição química parece disfarçar a importância da água para o desenvolvimento e preservação de todas as formas de vida existente na Terra. Sem a água, que constitui 70% do corpo humano, a vida, tal como a conhecemos, não seria possível.

Muitas vezes esquecemos que a água tem como objetivo básico hidratar e alimentar seres humanos, pois necessitamos dela para a manutenção de nossas funções vitais.

A água é um elemento da natureza que simboliza a versatilidade da vida. É o único elemento que pode se transmutar nos estados líquido, gasoso e sólido. Devido ao poder mágico de ser pura e depuradora, a água é considerada um removedor de energias causadoras dos bloqueios e também da purificação espiritual.

Em todas as cerimônias, desde o batismo até os banhos de purificação, a água, por conter microcristais e sais minerais, torna-se capaz de causar alteração na eletricidade do corpo e na nutrição da pele. Mesmo após uma chuveirada rápida, podemos perceber o poder relaxante e estimulante que um banho pode acarretar. Se vinculado à ervas medicinais, óleos especiais e sais, as propriedades terapêuticas são conferidas e absorvidas pela pele, causando um profundo bem estar e descanso.

Morno ou frio, o organismo recebe através das terminações nervosas periféricas a energia da água e transfere os estímulos ao sistema nervoso, que responde produzindo serotonina (anti-depressiva). Da mesma forma, as ervas e óleos são absorvidos pela pele e incorporados aos tecidos.

No passado a água era bem mais valorizada e muitas homenagens religiosas eram prestadas à água. As pessoas percebiam que água era a morada de seres divinos dos quais elas só podiam se aproximar com grande reverência, as divindades da água.

Os seres humanos gradualmente perderam o conhecimento e a experiência da natureza espiritual da água, e hoje a tratam meramente como uma substância inanimada e pensam em seu aproveitamento a serviço do homem.

Percebemos que a vida humana está conectada diretamente à qualidade de nossa água, tanto da água que está dentro como a que está em torno de nós, e que tanto alteramos os outros como a nós mesmos a partir dos pensamentos e da verbalização que interfere nas águas.



Nenhum comentário: