28 agosto 2013

Palavras poderosas (1)




Toda palavra é um mantra em ação. E são os pensamentos que materializam a palavra. As palavras têm poder, cada som, cada sílaba, cada letra é uma vibração que ao falar estamos soltando no ar.   As ondas repercutem nos campos sutis das pessoas que as ouvem, mas mais ainda, repercutem em todo o universo, pois tudo está interligado. É importante conscientizar-se do poder da palavra para utilizá-la sabiamente em nossas vidas. Eis algumas delas
 


DESEJO

Vontade, anseio ou ambição por alguma coisa; aspiração de ter, de conseguir ou de que algo aconteça. A palavra deriva-se do verbo desidero que, por sua vez, deriva-se do substantivo sidus (sidero), significando a figura formada por um conjunto de estrelas, isto é, as constelações. De sidera, vem considerare – examinar com cuidado, respeito e veneração – e desiderare – cessar de olhar (os astros). Deixando de ver os astros, porém, desiderium significa uma perda, privação do saber sobre o  destino. O desejo chama-se, então, carência, vago que tende para fora de si em busca de preenchimento.


Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia1 ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

GOSTO


Ter preferência; sentir paixão ou desejo; estar propenso; inclinado; sentir grande admiração. Resultado de um processo inteiramente individual de aprendizagem interna. Pierre Bourdieu observa não só as necessidades e capacidades culturais são um produto de criação e educação de classe, mas também que existe uma homologia entre a hierarquia de bens e a hierarquia de consumidores, de tal modo que as preferencias estéticas refletem sua organização a estrutura de espaço social.

IDENTIDADE

Conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Esses traços caracterizam o sujeito ou a coletividade perante os demais. A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes. Derivada da raiz latina, idem, que implica igualdade e continuidade. No mundo moderno, a comunidade bem dividida, compartilhada, em grande parte se dissolveu – deixando as pessoas modernas sem um claro senso de identidade. Hoje a política de identidade está ligada a minorias étnicas e religiosas, bem como a movimentos feminista e gay. Políticas de identidade são padrão para o futuro.

------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Um comentário:

Fidelis disse...

Mestre Gutemberg você é massa! Obrigado pelo texto.

Abs
Fidelis