09 agosto 2013

Bairros de Salvador (16)



PITUBA

Foi a partir da Avenida Manoel Dias da Silva que a Pituba se desenvolveu, desde 1919. De para cá, o tranquilo balneário burguês não se agigantou, se urbanizoue se verticalizoucada vez mais. Shoppings, bancos, correios (inclusive a rede central no Estado), lojas de todos os segmentos comerciais possíveis, butiques, teatros, igrejas para todos os créditos, bares, restaurantes, boates, livrarias, locadoras, barbeiro, baiana do acarajé. O que o leitor pensar, na Pituba tem. Muitos e muitos prédios, tanto residenciais quanto comerciais.

Localizada entre as Ruas Piauí e Maranhão, a Lagoa Vela Branca foi um dos locais mais agradáveis do bairro, mas hoje não tem a beleza que tinha até alguns anos atrás. Rodeada por cerca de 15 prédios, ainda é muito freqüentada pelos moradores que vão praticar sua caminhada ou mesmo comer acarajé.

Localizada defronte da igreja do mesmo nome, a Praça Nossa Senhora da Luz conta com uma Rosa dos Ventos bem no seu centro, mesas de jogos, fonte luminosa e muitas árvores. Já a Praça Ana Lucia Magalhães é hoje o local mais bucólico e agradável do bairro, ganhando pista de cooper, quiosques, aparelhos de ginástica e segurança particular.

Pituba é o terceiro bairro mais popular de Salvador, com 65.160 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE. A localidade é conhecida por suas ruas largas e grandes edifícios, um dos fatores que permitiram a baixa densidade demográfica do bairro.

PLATAFORMA

Primeiro bairro do subúrbio ferroviário, Plataforma tem relação com a luta da independência do Estado. O marco do seu surgimento é a chegada do príncipe holandês Maurício de Nassau que desembarcou na praia, em abril de 1638. Época também do embate na tentativa holandesa de invadir a cidade, durante o qual a Capela de São Brás, erguida naquele século, serviu de refúgio.

O principal acesso é a Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana. A via com 13,4 quilômetros se estende pelo subúrbio ferroviário, ligando Paripe, Lobato, Plataforma, Itacaranha, Escada, Praia Grande, Periperi e Coutos. As comunidades que surgiram em torno de Plataforma também pertencem ao bairro como São João do Cabrito, São Brás, Alto do Bariri, Conjunto Sr. do Bonfim e Planalto Real, totalizando cerca de 50 mil habitantes.

O nome do bairro foi originado de uma bolsa no formato de uma plataforma flutuante que fazia a travessia para a Ribeira na época em que outros meios de transportes não existiam.

As fábricas instaladas na região: São Braz e União Fabril foram responsáveis pelo aumento da população até o século XX. Ao redor delas nasceu a Vila Operária, conjunto de casas que serviam de residência aos funcionários até a decadência do ramo têxtil, com a descoberta do petróleo nos anos 50.

O subúrbio ferroviário é a localidade onde se encontram mais terreiros. Com 57 casas de candomblé, Plataforma é o primeiro bairro da lista, superando a Liberdade que tem somente 39 terreiros e maior população negra. Em segundo lugar vem Cajazeiras que abriga mais de 10 templos na mesma rua, e na sequência Paripe e Cosme de Farias.

A primeira escola do subúrbio ferroviário foi fundada em 1926 na Rua dos Industriais. Trata-se da Escola Úrsula Catharino e servia para os filhos dos operários da fábrica têxtil.

A linha marítima entre Plataforma a Ribeira, inaugurada em 2007, possui outras vantagens além da paisagem. Da Estação Almeida Brandão até o outro lado são necessários de 5 a 10 minutos, enquanto que o mesmo trajeto de ônibus duraria cerca de uma hora.

---------------------------------------------------------------


Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: