27 agosto 2013

Bairros de Salvador (21) Final



STIEP


Stiep está situado às margens da Avenida Tancredo Neves, entrando pela Rua José Peroba. O bairro é um dos poucos que ainda ostenta uma área extensa de dunas que também compreende a área do Costa Azul e do Jardim Armação, além de remanescentes de mata atlântica. É dividido entre o conjunto habitacional Jardim Vale dos Rios, o conjunto habitacional Parque dos Bancários, Jardim Atalaia, o Parque Residencial dos Bancários e o Conjunto Habitacional Stiep I, chamado de Costa do Atlântico. Nos anos 80 chegara a sede da BR Distribuidora da Petrobras, a sede da Federação das Indústrias da Bahia, o Tribunal de Contas da União e, depois, o Hospital Sarah Kubitschek e o hotel internacional Holliday Inn Express, em 2004. O bairro tem ainda a Universidade Salvador (Unifacs), a Faculdade Integrada da Bahia e a pós-graduação da Faculdade Jorge             Amado. Para além do concreto, dois mananciais naturais que ainda dão um certo ar bucólico ao bairro. Um deles é a revitalizda Lagoa do Stiep, atrás do Centro de Convenções, servindo para passeios e cooper. A outra é a agonizante Lagoa dos Urubus, que perdeu parte de sua lâmina d´água soterrada pela especulação imobiliária, cercada por restos de mata.


VALE DOS LAGOS

Trata-se de um conjunto que ainda preserva árvores e animais silvestres. Mangueiras, cajazeiras, aroeiras e umbaúbas aparecem na localidade. Vale dos Lagos era um conjunto residencial que deu origem a outros. Bem planejado, com prédios de até quatro pavimentos, há pequenos centros comerciais. O bairro surgiu nos anos 80. O bairro fez fronteira com São Marcos, Pau da Lima, Canabrava e Paralela.


VILA CANÁRIA

O bairro surgiu no final dos anos 1960. Entre Sete de Abril, Pau da Lima e Castelo Branco, Vila Canária recende a nostalgia. Referência primeira da região, a sede do Esporte Clube Vitória, um dos times que marcaram época no futebol do Estado. O esquadrão amarelo e preto sucumbiu, deixando sua torcida a viver de lembranças. A antiga área verde deu lugar a um bairro urbano e populoso com mais de 40 ruas, nem todas pavimentadas ou com sistema de esgoto.


VILA LAURA


Antiga Fazenda Vila Laura, aos poucos as terras foram loteadas. Prédios pequenos (quatro a seis andares) e os maiores (passam dos 15) viraram parte integrante da paisagem local, mas as cenas térreas ainda trazem para o bairro o clima de cidade do interior. A principal rua de Vila Lauraa centenária Rua Raul Leiteabriga muitas residências que hoje estão bastante valorizadas por conta do crescimento local. Avizinhada pelos bairros de Luís Anselmo, Matatu e Cidade Nova, a Vila Laura tem um comércio bem estruturado. As escolas estão bem distribuídas pelo bairro e o Shopping Vila Verdehomônimo de um dos principais condomínios de Vila Lauratem sido o point dos jovens durante a noite, assim como os bares da redondeza.


----------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Um comentário:

Silvianasci disse...

A Lagoa dos Urubus hoje é chamada de Lagoa dos Pássaros. Fica entre os conjuntos Atalaia e Stiep e é bem protegida pela mata natural que há entre os dois condomínios. Conheço o lugar, pois moro ali desde 1978. A Lagoa urbanizada, que hoje é um parque, era cíclica e desaparecia no Verão. Costumávamos ir à praia de Armação passando por seu leito seco. Sempre achávamos que era mais um alagadiço da época de chuva do que uma lagoa. Com as construções do entorno, acabou ficando perene. A Lagoa dos Pássaros é um dos meus locais preferidos para fotos! Meu bairro é lindo.