12 julho 2010

Gerações X, Y e Z. Aonde está você?

Normalmente um período de um século comporta gerações distintas. Se olharmos para os últimos anos, vamos perceber claramente que várias transformações ocorreram nas últimas gerações, fazendo com que uma fosse diferente da outra. Vários estudos apontam a existência demarcada de cada uma, identificando algumas de suas características. Vamos lá:

Construtores (1901-1920): A geração maior, do impulsionador, da guerra, do herói. Os seniors


Silencioso (1921-1940): A geração do sanduíche, aquela que se confrontou com a depressão econômica mundial dos anos 1930 e, principalmente, com a Segunda Guerra Mundial.


Baby Boomers (1941-1950): Formada pelas crianças nascidas depois da Segunda Guerra e expostas a um mundo bipolar, à guerra fria e a um comportamento contestatório e de procura por uma vida melhor, com sonhos de consumo.


Geração Jones ( 1951 a 1960): Geração de pessoas nascidas entre os Baby Boomers e Geração X, isto é, aquelas pessoas que nasceram entre os anos 1950 e 1960. Eles são geralmente referidos como Jonesers ou como em GenJonesers.

X (1961-1971): A geração do amor, dos beatniks, hippies, geração perdida, geração da descoberta.


Y (1972-1982): Geração da Internet, o Google, conectado, neo-Disney


Z (1983 em diante ): Geração líquida, iGeneration, de MySpace, MyPod


Geração Baby Boomers - A geração nascida entre 1941 e 1950. Os “Baby Boomers” estão na liderança da maior parte das organizações. Este grupo inclui a maior parte dos executivos de topo, líderes e políticos, bem como a camada superior da administração na maioria das organizações. Foi a geração que protagonizou de uma ou de outra forma a grande aventura coletiva do pós-guerra, a nova ideologia libertária, a independência dos povos, a sociedade consumista, a segurança social, enfim um rol de atitudes e de acontecimentos sociais e políticos..

Geração X - São jovens que nasceram entre 1961 e 1971. Para ela há diferentes definições de liderança, lealdade e incentivos de reconhecimento, como por exemplo trabalhar não é prioridade número 1 na sua vida. A Geração X, popularmente abreviada como Gen X é a geração de pessoas nascidas após o Baby boom pós-Segunda Guerra Mundial. É considerada uma "geração perdida", pois encontrou um mundo com uma visão menos idealista e mais realista da sociedade. Segundo Janelle Wilson, socióloga americana e autora de um dos mais completos estudos sobre os adolescentes, esta geração é considerada mais cínica comparada a dos Baby Boomers, pois cresceu com uma nova realidade social. Muitos eram filhos de pais separados, viviam em casa em que homem e mulher trabalhavam fora. Assistiram ao início da decadência dos antigos padrões sociais e não tinha medo de jogá-los para o alto. Além disso tiveram contato com as novas tecnologias. A maioria nasceu depois da chegada do homem à Lua (1969), viu surgir o videocassete e o computador pessoal.


Geração Y - Também referida como Geração Millennium ou Geração da Internet se refere à coorte dos nascidos após 1972, sendo sucedida pela Geração Z. Esta geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram de presentes, atenções e atividades (fomentando a sua auto-estima), de seus filhos. Estes cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores. São consideradas rude, rebelde, exigente e impacientes. Esta geração foi considerado muito ambicioso, e motivado, mas directionless. Esta geração viu a introdução da MTV, o aumento dos meios de comunicação e tecnologia da Web. Esse grupo é formado por aqueles jovens aos quais pedimos ajuda para fazer funcionar qualquer aparelho eletrônico existente em nossa casa.



Geração Z - São pessoas que nasceram depois de 1983 e pela tecnologia, em seguida, foi prejudicial ao mundo. A geração Z é também chamada de geração silenciosa, iGeneration, calma geração e a geração líquida. Eles têm vários outros nomes com base nas suas qualidades. Hoje, a geração Z torna-se por quase 18 por cento da população do mundo. Para a geração Z, informática e tecnologias da Internet é o lugar comum. Todas as suas comunicações tem lugar na internet e elas revelam muito pouca comunicação verbal e habilidades. A maioria de seus anos formativos estão sendo gastos na World Wide Web. Eles são usados para instantâneas ação e satisfação devido à internet tecnologia. Essa geração possui o talento e a habilidade do mundo dos botões, a tal ponto de nos remeter à pré-história da tecnologia, diante das dificuldades que nós, membros das outras gerações, encontramos no trato com a aparelhagem eletrônica. Essa é a geração do momento, preocupada com a tecnologia e a ecologia, com múltiplos interesses, procurando viver em um mundo instantâneo. Cabe destacar, ainda, a linguagem direta e franca que os acompanha.


Dentro da Geração Z há o Boomerang Geração, também conhecida como a Geração "Porquê" e descreve as pessoas, após um breve período de vida na sua própria (ou frequentando colégio, tendo até um posto de trabalho), normalmente prefire voltar para casa de seus pais, tendo o cuidado de continuar com a sua própria vida social e profissional.


Se acharmos isso complexo demais, esperemos pela geração F.

--------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: