29 julho 2010

Dicionário do quero mais

Depois do Dicionário Poético, Dicionário dos Excluídos, dos Incluídos e dos Intrometidos, agora tem o do quero mais:

Aconchego - Lar, casa, moradia, cama, cadeira confortável, braços da pessoa amada. Agasalho, abrigo, amparo, proteção.


Design – Palavra inglesa, que, em português, significa desenho, está incorporada ao nosso cotidiano e deixa a vida mais eficiente, confortável e charme. È um termo que define criatividade na contemporaneidade.


Dessemelhante - Que não é semelhante, diferente, diverso, desigual.


Ensimesmar - Concentrar-se, meditando. Meter-se consigo mesmo, introverter-se.


Lúdico - Relativo a jogo, a brinquedo; que apenas diverte ou distrai: atividade lúdica.Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

Maroto - Malicioso, brejeiro, impudico. Sensual, lascivo, libidinoso.


Mourejou – Expressão que significa trabalhar arduamente, como um mouro.


Oceânico - Relativo ao oceano ou à Oceania. Que vive no oceano.


Orgânico - Que diz respeito aos órgãos, à organização, a seres organizados. Inerente, profundamente arraigado.


Querência - É termo comum nos pampas gaúchos, cujo significado é lar, moradia, exatamente o que seus primeiros moradores buscavam. Lugar onde nasceu, lugar amado. Nostalgia e saudade do lugar de nascimento, do lar.


Relicários - Caixa, cofre, lugar próprio para conter relíquias. Bolsinha ou medalha com relíquias que algumas pessoas trazem ao pescoço por devoção.


Sensível - Dotado de sensibilidade; que tem sentidos: o homem é um ser sensível. Que pode ser percebido pelos sentidos. Que reage facilmente às mínimas impressões físicas ou morais: sensível ao frio, aos elogios. Emotivo, compassivo, humano, terno:


Solipsismos - Teoria filosófica idealista, que afirma nada existir fora do pensamento individual e que tudo aquilo que se percebe não passa de uma espécie de sonho que se tem. Vida ou costumes de quem vive na solidão.

------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: