11 agosto 2009

Michael Jackson (1958-2009): morre o rei do pop, nasce o mito (2)

Sétimo de nove filhos, Michael Joseph Jackson nasceu na cidade de Gary, em Indiana, em 29 de agosto de 1958. Começou a cantar e a dançar aos 5 anos, iniciando carreira profissional aos 11 como vocalista dos Jackson Five, grupo formado com os irmãos. A mistura singular de soul, funk e rock tornaram Michael Jackson o maior artista do pop no mundo. Além da música, a astúcia do artista para os negócios e a compreensão intuitiva sobre o mercado da música permitiram ampla divulgação e promoção dos seus talentos. Também por conta disso, ele vendeu milhões de álbuns e quebrou diversos recordes na indústria do entretenimento. Com a presença vocal de artistas como Marvin Gaye e Stevie Wonder e a os movimentos de dança tão peculiares quanto os de James Brown, o sucesso de Michael Jackson ultrapassou fronteiras nacionais e raciais. Pioneiro na arte de transformar som em imagem, Jackson soube, como nenhum outro artista, reinar na era dos videoclipes. Sua vida foi marcada pela incessante busca da perfeição. Cirurgias plásticas, clareamento da pele, máscara em público: quem era o verdadeiro homem por trás das mil faces de Michael Jackson?


Apelidado nos anos seguintes de King of Pop (Rei do Pop), cinco de seus álbuns se tornaram os mais vendidos de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future - Book I (1995). Adulto, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller, com 120 milhões de cópias comercializadas. Teve ainda 13 canções no primeiro lugar das paradas de sucesso, além de faturar 13 prêmios Grammy.

Jackson fez shows no Brasil em 1993. Três anos depois, gravou um clipe na favela do Morro Dona Marta, no Rio. Ele veio ao Brasil em 1996 para gravar o clipe "They don't care about us" (Eles não ligam para nós, uma referência ao problema da exclusão social) na Favela Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Houve uma grande polêmica na época porque, em vez de pedir proteção à polícia para o trabalho na favela, a produção do músico negociou diretamente com Marcinho VP, o chefe do tráfico na ocasião.
À época, ele já iniciara a série de operações plásticas no rosto, que quase o transfiguraram. Jackson dizia ter vitiligo, doença que, alegava, seria responsável pelo embranquecimento da pele. O cantor preparava-se para se apresentar em uma série de 50 concertos em Londres, de 13 de julho de 2009 até março de 2010. A venda de ingressos, em março, terminou em poucos minutos. A temporada representaria uma tentativa de retomar a carreira depois de anos ocupando manchetes, principalmente com insinuações de assédio sexual infantil - em 2003, chegou a ser preso e perdeu fortunas para evitar o tribunal. Um homem perturbado. Maltratado pelo pai durante a infância, Michael Jackson guardou traumas que marcaram a sua breve vida. Ele criou um espaço só seu, Neverland, a "Terra do Nunca".

O INÍCIO
Michael Jackson foi surpreendente em tudo, desde o início. Com apenas 5 anos se juntou aos quatro irmãos no grupo que mais tarde se chamaria Jackson Five. Começava ali a carreira que iria influenciar a música pop no mundo inteiro nas próximas décadas. Estreou como cantor aos 5 anos, ao lado dos irmãos. Sozinho, tornou-se o rei dos palcos e do pop.
Foi a cantora Diana Ross que convidou o Jackson Five para um teste na gravadora Motown, em Detroit. A especialidade da gravadora era lançar artistas negros talentosos que chegassem ao mercado branco. O primeiro passo do artista no mercado da música aconteceu em 1968, com a assinatura do contrato do grupo Jackson Five - formado por Michael e quatro de seus irmãos - com a gravadora Motown. Na época do lançamento do primeiro single, o artista tinha apenas 11 anos de idade. O grupo se tornou o primeiro da história da música pop a ter quatro singles em primeiro lugar nas paradas de sucesso com as faixas "I want you back", "ABC", "The love you save" e "I'll be there". Não demorou para que Michael Jackson se tornasse o centro das atenções e superasse o sucesso dos irmãos.
O primeiro sucesso do grupo na Motown é "I want you back", em 1970. O álbum vende 3 milhões de cópias e ganha disco de ouro – apenas o primeiro de uma série na gravadora. Entre os irmãos, o caçula Jackson se destacava em tudo: era afinado e sabia dançar. Aos poucos, foi assumindo a liderança. A música do artista rompe a barreira racial. Sua dança ganha as ruas. A carreira solo era inevitável.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

Nenhum comentário: