10 agosto 2009

Michael Jackson (1958-2009): morre o rei do pop, nasce o mito (1)

“Você viu minha infância por aí?/Estou procurando pelo mundo do qual eu vim/porque eu estive procurando/nos achados e perdidos do meu coração/Ninguém me compreende/Eles vêem como se fossem estranhas excentricidades/Porque eu continuo brincando por aí/igual a uma criança, mas me perdoe//As pessoas dizem que eu não estou bem/Só porque eu gosto de coisas simples/Tem sido meu destino compensar/A infância/Que eu nunca conheci/Você viu minha infância por aí? Estou buscando por essa maravilha em minha juventude/Como piratas e sonhos de aventura/de conquistas e reis em seus tronos/antes de me julgar, tente muito me amar/Olhe dentro de seu coração e pergunte/Você viu minha infância por aí?//As pessoas dizem que eu sou estranho dessa maneira/só porque amo coisas tão simples/Tem sido meu destino compensar/A infância que eu nunca conheci/Você viu minha infância por aí?//estou procurando por essa maravilha em minha juventude/como histórias fantásticas para compartilhar/Os sonhos que arriscaria, veja-me voar/Antes de me julgar, tente muito me amar/a dolorosa juventude que eu tive/Você viu minha infância por aí...”

Essa letra “Child Wood” (Infância) mostra o sentimento de revolta, a busca de Michael Jackson pela infância perdida.
Morre o rei do pop, nasce o mito. Ele tirou o pop do marasmo e reinventou a indústria do entretenimento no início dos anos 80. Influenciou inúmeros profissionais do entretenimento. Mas o lado pessoal de Jackson não alcançou o sucesso do seu lado artístico. Sua vida particular foi conturbada com entrâncias tão obscuras que nem especulações e biografias conseguiram-na expor de forma clara.
O auge de sua carreira ocorreu em 1982, com o lançamento do álbum Thriller, o mais vendido da História, com 41 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 21 milhões nos EUA. Foi um cantor dominante no cenário musical dos anos 80 em todo o mundo e se destacava por suas complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. O "Rei do Pop" ganhou 13 prêmios Grammy em sua carreira e vendeu cerca de 750 milhões de cópias de álbuns em toda a sua vida. A famosa dança 'moonwalk' foi revelada em uma apresentação de "Billie Jean" em 1983, no canal de televisão NBC.
Acredita-se que ao longo de sua vida Jackson vendeu cerca de 750 milhões de álbuns, o que, somado aos 13 prêmios Grammy que ele recebeu, faz dele um dos artistas de maior sucesso de todos os tempos. O cantor norte-americano Michael Jackson, um dos maiores ícones pop da história, morreu no dia 25 de junho, em Los Angeles, na Califórnia (EUA), aos 50 anos.
“Sem cabeça/Todo mundo/Ficou louco/Situação/Frustração/Todo mundo/Alegação/No quarto/Nas notícias/Todo mundo/Comida de cachorro/Bang back/Morte chocante/Todo mundo/Ficou louco//Tudo que quero falar/É que eles não ligam pra gente//Bata em mim/Odeie-me/Você nunca vai/Me quebrar/Procure-me/Emocione-me/Você nunca vai/Me matar/Julgue-me/Processe-me/Todo mundo/Acabe comigo/Chute-me/Estraçalhe-me/Não diga que sou/Preto ou branco//Diga-me o que aconteceu com minha vida/Tenho uma mulher e dois filhos que me amam/Eu sou vítima da violência da polícia/Estou cansado de ser vítima do ódio/Você roubando o meu orgulho/Oh, pelo amor de Deus/Olho para os céus para cumprir a profecia/ Liberte-me//Sem cabeça/ Todo mundo/ Ficou malvado/ Trepidação/ Especulação/ Todo mundo/ Alegação/No quarto/Nas notícias/Todo mundo/Comida de cachorro/Homem negro/Chantagem/Jogue o cara/Na cadeia//Diga-me o que aconteceu com meus direitos/Eu sou invisível? Porque você me ignora/Sua proclamação me prometeu/ liberdade/Estou cansado de ser vítima da vergonha/Eles estão acabando com minha reputação/Não acredito que essa é a terra de onde vim/Você sabe que eu na verdade odeio falar isso/O governo não quer enxergar/Mas se Roosevelt estivesse vivo/Ele não deixaria isso acontecer, não/Litígio/Bata em mim/Xingue-me/Você nunca vai/Me sujar/Ataque-me/Chute-me/Você nunca vai/Me pegar//Algumas coisas eles não querem enxergar na vida/Mas se o Martinho Lutero estivesse vivo/Ele não deixaria isso acontecer, não//Segregação/Não/Julgue-me certo ou errado/Eles me mantêm no inferno//Estou aqui pra te lembrar” ( Eles Não Ligam Pra Gente – They Don´t Care About Us, Michael Jackson)

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Quemdesejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

Nenhum comentário: