23 abril 2020

Mistura que dá samba, rock, blues e jazz (06)


2018 (BRASIL) – BUSKER - Ryan Smallman, desenhista do Omelete, lançou seu primeiro quadrinho na CCXP 2018: Busker. A HQ conta a história de Clayton, um jovem que persegue o sonho de ser músico na impessoal São Paulo, uma cidade onde nem sempre um artista de rua (busker, em inglês) e sua sensibilidade têm vez. Como em toda história de amor, o protagonista descobrirá que os sonhos – mesmo os mais verdadeiros – podem partir seu coração. Caberá a ele decidir se abrir mão deles é o caminho a ser trilhado ou se o correto é lutar por aquilo que mais ama. No centro da história, uma canção é composta pelo protagonista. Esta canção existe e foi composta Ryan e sua esposa, Beatriz Smallman, para acompanhar a história. A música Só por mais um dia foi gravada e disponível online a partir de um código QR presente na contra capa do livro.




2018 (BRASIL) – UM MENINO CHAMADO SUE, do pernambucano Felipe Moura. Tanto a letra da música quanto o quadrinho narra a história de um garoto amaldiçoado por seu próprio nome, tendo que tornar-se duro como a única realidade que conheceu. Depois de tanto bater e apanhar, ele decide encontrar a raiz de sua dor, o homem por trás de toda sua tragédia, percorrendo o velho oeste em busca de redenção. Felipe Moura, roteirista e desenhista, quadrinizou a música de Shel Silverstein, interpretada pelo Johnny Cash, A Boy Named Sue. O quadrinho já foi vendido em pequena quantidade e em seguida republicado pela Sketch Comics.



2019 (BRASIL) – DOCE JAZZ, de Myllle Silva (roteiro) e Melissa Garabelli (arte). Elisa acaba de desembarcar no Japão para viver a aventura da sua vida: morar sozinha em um país distante. Sem saber falar japonês, ela descobrirá o poder da música em aproximar as pessoas. Uma HQ sem falas sobre busca de identidade.



2019 (BRASIL) – TUHÚ E O ANDARILHO DO TEMPO, de André Vazzios. Tuhú é um dos filhos de um casal modesto no Rio de Janeiro de um período histórico repleto de desafios e agitação cultural. É quando o senhor Le Loup surge na vida desse menino, com a promessa de aventuras e descobertas. Ficção inspirada na infância do Maestro Villa Lobos, a história é um passeio pelas paisagens e personagens que influenciaram a visão brilhante de um dos maiores expoentes de nossa cultura.




2018 (BRASIL) - André Valença e Celso Hartkopf publicaram uma HQ sobre a vida e obra de ALCEU VALENÇA, um dos mais importantes músicos pernambucanos. A revista Colcha de Retalhos saiu no site Continente (http://www.revistacontinente.com.br/edicoes/211/alceu-valenca-em--colcha-de-retalhos- ). A HQ traz uma conversa do autor sobre o disco Vivo! (1976), um dos registros mais icônicos do músico e que foi muito influenciado pela psicodelia, mas acaba sendo uma narrativa em quadrinhos apoiada no universo estético do músico. André Valença, sobrinho de Alceu, disse que o desafio principal da HQ foi o dispositivo narrativo em si, uma vez que as conversas com o autor são meio erráticas e sem muita referência cronológica. Além disso, a própria história do disco Vivo, é meio obscura.



2019 (BRASIL) – NOTAS DO UNDERGROUND. Compilação de histórias curtas que abordam diversas situações da cena de rock independente. Escrita e desenhada por Pedro D’Apremont, a HQ imagina diversas situações que vão desde dois garotos que tomam um porre com uma banda após assistir ao show até um grupo de black metal que se perde na floresta durante a gravação de um clipe. Originalmente publicada pela versão norte-americana da Vice entre 2017 e 2018, o quadrinho foi lançado no Brasil pela Pé de Cabra no início de 2019.



2019 (COREIA) - BTS UNIVERSE. O grupo sul-coreano BTS ganhou sua própria revista em quadrinhos, chamada The Most Beautiful Moment in Life Pt.0 , e os capítulos já estão disponíveis online. A trama gira em torno do reencontro dos integrantes da banda após um tempo separados e contará o início do BTS Universe, que até então se desenvolvia através das músicas e videoclipes do grupo.




2019 (BRASIL) – EXISTE OUTRO CAMINHO – HISTORIA DO RAP NACIONAL. Projeto pioneiro nas artes e na história da cultura brasileira. A HQ autoral conta, nesta primeira edição, um pouco da história do surgimento do rap brasileiro, e uma das primeiras e únicas publicações que resgatam essas origens. O projeto surgiu com os estudantes de publicidade de propaganda da UFPR, Douglas Lopes, designer e ilustrador da HQ, e Max Koubil, roteirista das histórias, como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos dois, que também têm o Rap como parte de suas vidas.



2020 (BRASIL) – ROBERT JOHNSON – O cão da encruzilhada. Com roteiro e arte de Estevão Ribeiro. é um conto fantástico semibiografico, trazendo o mito e a história de Robert Johnson, considerado um dos pais do Blues e a base para o Rock, criado poucas décadas depois. Diz a lenda que o meteórico sucesso e o repentino e gigantesco talento de Johnson foram graças a um pacto com o Diabo. O cantor também inaugurou o misterioso Clube dos 27, nome dado aos músicos que fizeram fama e morreram aos 27 anos. Além dele, fazem parte artistas como Jimi Hendrix, Curt Cobain, Janis Joplin, Jim Morrison e Amy Winehouse. Esta será a primeira edição de uma nova série da Skript chamada Vinil com formato quadrado, semelhante aos LPs.




2020 (EUA) – BOWIE: STARDUST, RAYGUNS & MOONAGE DAYDRAMS. Romance gráfico completo que narra a ascensão de David Bowie da obscuridade à fama sobrenatural. O artista Michael Allred se juntou a Steve Horton e à colorista Laura Allred para capturar a vida de Bowie por meio de ilustrações tão vibrantes quanto a vida do próprio cantor. A graphic novel é uma história de reinvenção, e segue a narrativa de Bowie ao sair de sua vida cotidiana como David Jones e explodir na cena do rock em meados dos anos 1960 em Londres.





BIBLIOGRAFIA: 



ALENCAR, Marcelo. Música em quadrinhos. MTV 49. São Paulo: Editora Abril, Ano 05, Junho 2005. Pags 80 a 85.



BORGES, Thiago. Quadrinhos para serem ouvidos: capas de discos que são HQs.https://oquadroeorisco.com.br/2018/02/07/quadrinhos-para-serem-ouvidos-capas-de-discos-que-sao-hqs/

FELIX, Isabelle. Gerard Way: entre a música e os quadrinhos, os dois!. 15 dezembro 2015. http://www.universohq.com/entrevistas/gerard-way-entre-a-musica-e-os-quadrinhos-os-dois/



GUSMAN, Sidney. No acorde dos quadrinhos. Revista Sandman. Rio de Janeiro: Editora Globo. N.07, Março 1980. Pags 16 a 18.



LAWLEY, Guy. “I like Hate and I hate everything else”. The influence of funk on comics. In: Punk Rock: So What?: The Cultural History of Punk, editado por Roger Sabin. Nova York. Routledege, 1991.



PAVAM, Rosane. Rock e quadrinhos, uma velha e fértil ligação. Suplemento Divirta-se. São Paulo: Jornal da Tarde, 22 de junho 1991. Pag. 11.



PAVÃO NETO, Carlos Alberto. Rock brasileiro 1955-65: trajetória, personagens, discografia. São Paulo: EDICON, 1985.



RAMONE, Marcus. Os quadrinhos na música brasileira. 20 outubro, 2015. http://www.universohq.com/universo-paralelo/os-quadrinhos-na-musica-brasileira/



VENANCIUS, Jefferson HQs nacionais – parte 4 | Música. 17/07/2015.




VERÍSSIMO, Luís Fernando. Risco entrevista Angeli. Revista Mil Perigos. São Paulo: Editora Dealer.  n.05, novembro 1991. Pags 43 a 58.















Os Quadrinhos e a Musica Pop




















Trilha sonora em HQ: sim isso existe




Coltrane em quadrinhos









Nenhum comentário: