15 abril 2020

Mistura que dá samba, rock, blues e jazz (03)


2003 (EUA) – GODSPEED. Kurt Cobain - A intensa e frágil vida do líder do Nirvana também foi transformada. Godspeed repassa a trajetória do ídolo maior do grunge desde sua conturbada infância, passando pela conquista do mundo com o álbum Nevermind até o seu suicídio, no auge de sua carreira, em 1994. Isso tudo sem poupar o público de detalhes, misturando fatos e ficção. Criada por Barnaby Legg e Jim McCarthy, a HQ foi lançada em 2003 e ganhou uma versão para iPad.



2004 (EUA) – SCOTT PILGRIM. Série de histórias em quadrinhos criada por Bryan Lee O'Malley. Pilgrim é um canadense de aproximadamente 23 anos, preguiçoso, anti-herói, roqueiro de garagem, que vive em Toronto, Canadá tocando baixo na banda de Sex Bob-Omb. Ele se apaixona pela entregadora de encomendas Ramona Flowers, mas deve derrotar os sete ex-namorados, chamados de A Liga dos Sete Ex-namorados do mal, para que Scott possa ficar com ela.



2004 (EUA) – BLUES. Antologia escrita e desenhada por Robert Crumb, quadrinista referência na contra-cultura dos quadrinhos norte-americanos. O álbum é uma homenagem de Crumb para a música "dos antigos", em especial para a música negra norte-americana do início do século XX.  Seres legendários como Robert Johnson, Charles Patton, Jelly Roy Morton e seus demônios passeiam por essas páginas, junto com todos aqueles gênios anônimos, amadores apaixonados por uma música verdadeiramente popular, anteriores aos esquemas comerciais da grande Indústria Cultural.




2006 (ALEMANHA) – JOHNNY CASH, UMA BIOGRAFIA, do alemão Reinhard Kleist. A história consegue traduzir com excelência a energia e a raiva do músico no palco, enquanto mostra sua reclusão fora dele. A vida do cantor e compositor country Johnny Cash, desde a infância até os seus últimos dias, passando pelos momentos mais sombrios. Elogiada pela crítica, a narrativa é uma das melhores biografias do artista, pois toca em assuntos polêmicos como seu vício em drogas – que é deixado de lado pelo filme Johnny & June, estrelado por Joaquin Phoenix. Ganhou o prêmio de melhor livro de quadrinhos da Feira do Livro de Munique e faturou o Max und Moritz de melhor graphic novel de 2008 e o Les Prix de Ados 2009, no Festival Literário de Deauville.



2006 (ESCÓCIA) – BELLE & SEBASTIAN. Put the book back on the shelf. As melodias amáveis e letras irônicas do Belle & Sebastian deram origem a  graphic novel Put the book back on the shelf, que acompanhou o lançamento do álbum The life pursuit, de 2006. Reunindo cartunistas e roteiristas independentes — entre eles os brasileiros Catia Chien e Bruno D’Angelo —, o livro traz 24 histórias inspiradas pelas canções que ajudaram a impulsionar o sucesso do grupo, como Get me away from here I’m dying e Legal man.




2007 (FRANÇA) - O PEQUENO LIVRO DO ROCK. O francês Hervé Bourhis conta sua versão ilustrada da história do ritmo que mudou o comportamento de jovens do mundo todo. Ilustrado ano a ano através de capas de discos, letras de músicas, cortes de cabelo, fatos e boatos, o autor fez questão de não se deter apenas em ícones do gênero, retratando situações curiosas sobre personagens desconhecidos, os quais, de alguma forma, tiveram papel importante nesse cenário.



2007 (Brasil) – MUSIC FOR ANTHROPOMORPHIC/Musica para Antropormorfos: CD e HQ lançados pela banda goiana Mechanics e pelo cartunista Fabio Zimbres. A ideia nasceu da dissertação de mestrado de Marcio Jr, vocalista da banda, que investigava a relação da música com os quadrinhos. O livro/disco surgiu como uma forma de provar que música e quadrinhos se influenciam mutuamente. O processo de criação durou cerca de dois anos e a banda, formada por Little John (baixo), Jaime Queiroz (bateria) e Katu (guitarra), teve que ter paciência para esperar os delírios de Marcio darem algum resultado. Eles compuseram algumas músicas e as mandaram, ainda sem letras, para o cartunista Fabio Zimbres. Ele respondeu com uma proposta de roteiro, que serviu para inspirar as letras em inglês de algumas canções. Já gravadas eles voltaram para as mãos de Fabio para serem transformadas definitivamente na HQ. Cada faixa do disco corresponde a um capitulo da graphic novel. O resultado é uma ópera rock para ser lida e uma HQ para ser ouvida.



2009 (EUA) – ONE MODEL NATION, de Courtney Taylor-Taylor e Jim Rugg. O frontman do Dandy Warhols, Courtney Taylor-Taylor, se uniu ao artista indie Jim Rugg para contar a história de uma banda fictícia de Krautrock que desfrutou de uma carreira brilhante, mas meteórica, antes de sumir completamente no final dos anos 70 na Alemanha. Depois de lidar com os efeitos do pós-Segunda Guerra por décadas, as perspectivas da Alemanha são impulsionadas para frente ao abraçar os valores econômicos do Ocidente. Entretanto, muitos no seu público ainda se sentem isolados, e em meio a angústia de toda uma geração, a banda One Model Nation ascende ao super-estrelato.




2009 (EUA) - DAYTRIPPER. Os criadores do grupo de super-heróis The Umbrella Academy, o americano Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, e o desenhista brasileiro Gabriel Bá, coautor com o irmão Fábio Moon da graphic-novel premiada. conta a história dos seis irmãos superpoderosos que se reúnem após a morte do pai adotivo.  Eles formam uma família disfuncional, não se sentem muito à vontade quando estão juntos e suas capacidades são no mínimo bizarras. Cada criança era denominada com um número. Um é Luther, o líder e mais forte de todos, tornou-se o Spaceboy. Dois é Diego (Kraken) capaz de segurar a respiração por tempo indeterminado. Três, Allison (Rumor) tem, o poder de fazer tornar verdade qualquer coisa que fale. Quatro, Klaus (Seance) pode levitar e falar com os mortos. Cinco, Ben (Horror) têm monstros de outras dimensões embaixo de sua pele. Sete, Vanya não aparentava ter poder algum, exceto ser muito interessada em música.




2009 (ITALIA) – COLTRANE. Escrito e desenhado pelo italiano Paolo Parisi, o álbum Coltrane conta a história do músico lendário, um dos saxofonistas mais marcantes do Jazz experimental. Narrada de maneira não cronológica, a HQ faz um breve resumo da vida do artista e aborda seus momentos mais marcantes, desde problemas com drogas até o estrelato impulsionado pela parceria com Miles Davis.


Nenhum comentário: